8 ideias para aprimorar o armazenamento na cozinha

23 de fevereiro de 2019
Vamos revelar aqui oito truques para aprimorar o espaço de armazenamento na cozinha e, dessa forma, deixar tudo mais organizado.

Aprimorar o armazenamento na cozinha é muito importante em uma época onde os ambientes estão cada vez mais pequenos, enquanto que a quantidade de panelas, frigideiras, utensílios e produtos vem aumentando significativamente. Por isso, daremos algumas dicas úteis para ajudar você nesse processo.

Como melhorar o armazenamento na cozinha?

Certamente, com ideias simples, mas muitas vezes engenhosas, é possível aumentar o espaço e dar mais de uma funcionalidade a móveis ou lugares que não são bem aproveitados. Preste atenção em todas as paredes, móveis e aqueles espaços sobre as portas e janelas. Tudo pode ser utilizado.

1. Mesa de acessórios

Uma mesa pequena, que possa ser colocada em um canto e transportada facilmente, é uma excelente opção para colocar eletrodomésticos grandes e deixá-los acessíveis. Se tiver uma ou duas estantes, melhor ainda, já que você poderá aproveitá-las para guardar mais objetos e utensílios. Para guardar objetos menores, você pode fazer caixas decoradas.

Não deixe de ler: Organizador de latas recicladas: as melhores dicas

Os móveis ajudam no armazenamento na cozinha

2. Prateleira sobre a pia

O lugar acima da torneira da pia pode ser utilizado, já que é bastante amplo. Sobre ele, você pode colocar uma prateleira de metal e colocar esponjas, detergentes e quaisquer outros produtos. Além de manter os utensílios sempre acessíveis, você vai acrescentar um elemento decorativo à essa área que tende a ficar sempre vazia.

3. Prateleiras e estantes

Você pode colocar uma prateleira em cada parede livre para aproveitar melhor o espaço. Considere todos os espaços, por exemplo, em cima das janelas ou em cima ou embaixo dos armários. Se quiser, você pode fazer essa técnica por conta própria, já que muitos materiais utilizados se encontram facilmente disponíveis.

  • Uma tábua de madeira e duas cordas presas à parede.
  • Mas, se tiver uma escada que não usa, coloque uma tábua de madeira sobre cada degrau e você terá uma estante nova para usar.
  • Também pode ser uma caixa de frutas, dessas encontradas facilmente na feira livre, presa à parede.

4. Barras para pendurar

Sem dúvida alguma, uma ideia incrível para aprimorar o armazenamento na cozinha é prender uma barra metálica em um espaço livre da parede e colocar ganchos metálicos. Neles, você pode pendurar todo tipo de utensílio de cozinha. Tudo que tiver um buraco para passar o gancho pode ser pendurado. Além de esteticamente agradável, será bem útil.

5. Portas dos armários

As portas dos armários podem ser aproveitadas ao colocar acessórios para guardar objetos. Normalmente, entre as portas e as prateleiras, há um espaço de alguns centímetros que pode ser usado da seguinte maneira:

  • Ganchos grandes para pendurar vassouras, esfregões, pá de lixo e rodos.
  • Ganchos pequenos para pendurar utensílios.
  • Prateleira pequena para colocar, por exemplo, tampas de panelas.
  • Prateleira com fecho de metal para guardar tábuas e bandejas.

Leia também: Truques simples para organizar a despensa

6. Ganchos nos tetos dos armários

Você pode colocar ganchos metálicos nos tetos dos armários. Eles se prendem facilmente à madeira. Pendure copos e taças, que sempre ocupam muito espaço e acabam ficando bagunçados. Essa técnica ajudará você a manter as coisas em ordem e a liberar um espaço importante.

Desenho de um bom armazenamento na cozinha

7. Caixotes

Definitivamente, os caixotes sempre ajudam e caem muito bem para guardar objetos, principalmente na cozinha. Um bom lugar para colocá-los é embaixo das mesas. Trata-se de um lugar que geralmente fica desocupado e pode ser usado para colocar caixotes com utensílios, como talheres ou guardanapos.

8. Bancada americana

Se o espaço permitir, é uma boa ideia colocar um bar americano. Nele você pode colocar vários elementos ao mesmo tempo que pode ser usado como uma mesa com calçadas altas. Você também pode tirar proveito de um lado colocando várias prateleiras nele.

Em conclusão, caso siga essas dicas de armazenamento na cozinha, você poderá ter uma área organizada e sem parecer sobrecarregada. É possível aproveitar até o último cantinho. Conte para a gente qual foi a ideia que você mais gostou!

  • Elmayorportaldegerencia.com Organización. [Online] Available at: www.elmayorportaldegerencia.com/Documentos/Organizacion/%5BPD%5D%20Documentos%20-%20Organizacion.pdf