Truques simples para organizar a despensa

A seguir trazemos alguns simples truques para que você organize sua despensa da melhor maneira e tenha acesso a tudo que colocar nela. 

Saiba como organizar a despensa, o local da casa onde os alimentos são armazenados. Trata-se de um lugar que reúne duas características imprescindíveis para a conservação: um ambiente escuro e seco. Por consequência, uma despensa por ser todo um cômodo ou a seção de um móvel (geralmente da cozinha).

Seja uma despensa ou um armário, o importante é ter um espaço fresco, que tenha uma certa ventilação direta, com capacidade para armazenar vários artigos. Agora, é muito importante ter claro que a despensa deve estar organizada para podermos aproveitar ao máximo sua capacidade e, logicamente, para podermos visualizar quais coisas temos disponíveis.

Para começar, uma despensa deve estar sempre bem limpa. Não se pode permitir o acúmulo de pó, a presença de insetos (como as moscas) e muito menos de umidade.

Como devemos conservar os alimentos?

Para que você possa ter uma ideia clara de como deve conservar os alimentos, mostramos a seguinte tabela. Nela você poderá observar com clareza o que pode ser conservado bem em temperatura ambiente e o que não. 

ALIMENTO DESPENSA REFRIGERADOR
Óleos Sim  Não
Pão Sim  Sim
Tubérculos Sim  Sim
Carne ou peixe Não Sim
Ovos Sim Sim
Queijos Não Sim
Verduras e hortaliças Sim Sim

Como organizar a despensa

1. Limpeza e aproveitamento do espaço

Assim como mencionamos anteriormente, limpe bem a sua despensa. Assim que tiver feito isso, pode colocar papel absorvente em cada vão do móvel e, sobre ele, os diferentes artigos que irá armazenar. Também pode colocar papel alumínio ou um pequeno pano. A finalidade disso é que, se algo vazar (óleo, geleia, etc) a maior parte fique no papel ou no pano, o que facilitará muito a limpeza.

Se não deseja colocar nada, não há problema, mas assegure-se de manter as superfícies limpas. Como recomendação, sugerimos que, abaixo das garrafas (de óleo ou vinagre), coloque pelo menos um guardanapo.

Se sua despensa tem vários vãos, mas poucas sessões internas, recomendamos incluir cestinhas, ou pequenas caixas, para assim poder armazenar mais coisas. Se for instalar gavetas, lembre-se de que a melhor opção será aquela que tenha bandejas que possam ser extraídas facilmente.

Cozinha organizada

2. Disposição dos divisores

Os divisores maiores devem ficar nas partes mais difíceis de alcançar. Logo, coloque nestes recipientes os artigos repetidos e de uso menos frequente. Por outro lado, nas sessões mais próximas, devemos colocar os recipientes menores, com divisões internas, e coloque nelas os artigos de uso mais frequente.

Armário organizado

3. Uso de inseticidas

É uma boa ideia colocar dois pontos (caso seja forma de em pasta) de inseticida para manter o espaço completamente seguro e livre de pragas (especialmente de baratas). Não devemos abusar, já que o cheiro é desagradável.

4. Data de vencimento

É muito importante que, antes de colocar os alimentos em seus respectivos lugares, revisemos sua data de validade. Assim poderemos jogar fora os que já não estejam em boas condições, fazer um inventário e saber o que convém aproveitar o quanto antes. Cabe destacar que nunca é demais fazer uma lista dos artigos que fazem mais falta e quais não.

Lista de compras

5. Agrupar alimentos

Você pode agrupar os alimentos por tipo. Por exemplo, pode separar os salgados dos doces, as jarras de vidro dos enlatados, etc. Também pode agrupá-los por critério de associação (uma seção de macarrão, outra de arroz, outra de geleia, etc).

Leia também: 3 doces light que você não pode perder

Despensa organizada

Conselhos adicionais

  1. Seguir sempre esta regra: “O primeiro que é colocado na despensa é o último a ser retirado ou utilizado”. 
  2. O mais pesado fica na parte inferior, para evitar subir ou carregar elementos mais densos, como as garrafas ou vasos.
  3. As embalagens transparentes sempre são excelentes aliadas, já que lhe permitem visualizar tudo com muita facilidade.
  4. Se existe algum alimento que leve meses sem ser usado, mas se encontra em bom estado, retire-o da despensa e coloque-o em um local onde possa se lembrar de usá-lo. Assim, realizará um consumo eficiente.
  5. Compre preferivelmente, no máximo, duas unidades de cada alimento para evitar o desperdício. Saiba que o recém-comprado sempre deve estar na parte de trás.
  6. Limpe a despensa uma vez por semana. 
Recomendados para você