Como limpar a casa de forma natural e econômica

· 23 de janeiro de 2015
Para acabar com os odores do micro-ondas e facilitar a limpeza, aqueça um copo de água com limão. Ao soltar seus vapores, ele facilitará a eliminação da gordura.

Sabia que pode limpar a casa usando produtos simplesmente econômicos e naturais como vinagre, bicarbonato ou limão?

Neste artigo, explicaremos como deve fazer em cada tarefa, assim como os principais benefícios de limpar sua casa dessa maneira.

Vantagens de limpar a casa de forma natural

Estas são as principais vantagens de se usar o vinagre, o bicarbonato de sódio ou o limão para limpar a casa:

  • São econômicos
  • São muito efetivos
  • São fáceis de usar
  • São facilmente encontrados
  • Não contêm substâncias tóxicas
  • São ecológicos

O vinagre de maçã

O vinagre de maçã, além de ter numerosas propriedades para a saúde e também como cosmético para a pele e o cabelo; é um produto que pode ser usado para limpar a maior parte da casa.

Além disso, não é pelo fato de ser natural que será menos efetivo, já que seu teor de ácido acético, ácido tartárico e ácido cítrico o tornam um poderoso desinfetante.

O vinagre ajuda a eliminar os restos de gordura e outras substâncias incrustadas, elimina odores e da brilho, dentre outras propriedades. Destacamos algumas de suas utilidades:

  • Na cozinha: Pode-se misturá-lo em partes iguais com água e conservá-lo em um pote com borrifador, para borrifá-lo em cima das bancadas, fogões etc.
  • Para as vidrarias: em vez de usar um produto específico para vidros, prepare uma mistura de uma parte de vinagre por cinco partes de água. Pode encher um antigo recipiente de produto limpa-vidros.
  • Na máquina de lavar: O vinagre também pode ser usado para substituir o amaciante convencional na lavadora, e também ajuda a manter as tubulações limpas do cal.
  • Contra a ferrugem: todo tipo de manchas causadas pela oxidação podem ser eliminadas se esfregar um pano com vinagre ou submergir o objeto no vinagre durante duas horas.
  • Para a mobília e piso de madeira: O limpador e lustra-móvel mais simples para todo tipo de móveis e pisos de madeira é o vinagre misturado com água.

Caso o cheiro do vinagre cause incomodo em determinados lugares, pode acrescentar umas gotas de essências. Recomendamos, principalmente, as que têm propriedades limpadoras, como o limão, a árvore-do-chá ou a menta.

De acordo com algumas culturas, o vinagre não apenas limpa superficialmente, mas também ajuda a eliminar as energias negativas do ambiente.

spray com vinagre para limpar a casa

Leia mais: Coisas que devemos limpar todos os dias

O bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro produto incrível com usos infinitos na saúde, beleza e limpeza da casa.

Não só ajuda a clarear os dentes e lavar os cabelos, como também é, junto com vinagre, um limpador e desinfetante. Ainda mais, em muitos casos, é possível combiná-los.

  • Para o banheiro e os azulejos. Aplique o bicarbonato de sódio diretamente em um pano ou bucha, assim poderá esfregar tanto o banheiro como todos os tipos de azulejos. Em seguida, limpe com água e seque.
  • Na máquina de lava. Para lavar a roupa é muito útil, visto que amacia, elimina odores e ajuda a tirar as manchas, principalmente as de gordura.
  • Elimina odores orgânicos. Por exemplo, o odor dos sapatos, dos tapetes, das lixeiras, dos armários de comida ou as camas de nossos animais. Basta borrifar bicarbonato no lugar com odor e escová-lo ou sacudi-lo duas horas depois.

bicarbonato-david-silver-500x375

Saiba mais: 7 dicas para limpar pisos de ladrilho

O limão

O limão é um dos grandes purificadores do organismo, ajuda a dissolver a gordura e a depurar o sangue. Além disso, é uma solução excelente para limpar a casa, bem como é também aromatizante.

  • Para o banho: como grande desinfetante que é, permitirá limpar o banheiro completamente e será igualmente eficiente para banheiros públicos.
  • Para os micro-ondas: coloque no micro-ondas uma taça com metade de água e metade de suco de limão. Deixe repousar por dois minutos, de maneira que o vapor que sair tirará as manchas incrustadas. Em seguida,  passe um pano por todo o interior.
  • Para clarear a roupa: na hora de lavar a roupa branca. Adicione um pouco de suco de limão, assim poderá recuperar o branco original, sem estragá-la.

Imagens oferecidas por David Silver e athriftymrs.com