Dicas para ajudar a clarear os dentes

· 11 de agosto de 2013
Alimentos, bebidas e maus hábitos podem manchar os dentes. Aqui, trazemos uma lista de remédios caseiros para ajudar a clarear os dentes.

Os dentes vão perdendo a cor branca com o passar do tempo, com o tabaco, com bebidas como vinho, café ou chá, ou pela ação de determinados alimentos. Às vezes, queremos clarear os dentes para que voltem à cor que costumavam ter.

É essencial manter uma boa saúde dental para mantê-los brancos e brilhantes. Por exemplo, escová-los após as refeições e antes de ir para a cama; passar fio dental todos os dias e evitar alimentos e bebidas que manchem seus dentes. No artigo a seguir, daremos algumas dicas para ajudar a clarear os dentes naturalmente.

Alimentos que você deve evitar

Evitar o café para clarear os dentes

Se você está tentando clarear os dentes, evite bebidas como café, chá, refrigerantes escuros e vinho tinto, já que foi comprovado que eles mancham o esmalte dos dentes. Você também deve evitar alimentos como:

  • Chocolate preto
  • Guisados
  • Molho de tomate
  • Beterraba
  • Marinada
  • Mirtilo
  • Molho de soja

Leia também: Usos alternativos do creme dental que você vai gostar de conhecer

Alimentos que ajudam a clarear os dentes

Alguns alimentos atuam como abrasivos naturais e ajudam a limpar os dentes, eliminando manchas superficiais, como o aipo, a maçã e a cenoura, que fazem com que seus dentes pareçam mais limpos.

As verduras, como o brócolis, a couve e o espinafre, contêm compostos minerais que formam uma película na superfície dos dentes e agem como uma barreira contra os alimentos que mancham.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio para clarear os dentes

Foi comprovado que o bicarbonato de sódio ajuda a limpar e clarear as manchas dos dentes. No entanto, pode causar sensibilidade dentária, por isso, você só deve escovar com ele uma vez por semana.

Água oxigenada

Você deve utilizar água oxigenada de 10 volumes no máximo. Escove os dentes como de costume e enxague a boca com água oxigenada por cerca de dez segundos, e lave a boca. Faça isso uma vez por semana antes de ir para a cama.

Você pode mergulhar um cotonete na água oxigenada e esfregar nos dentes. Não pode entrar nos espaços interdentais, mas pode aumentar o clareamento das superfícies visíveis dos dentes. Utilize uma vez por semana, para não danificar o esmalte dos dentes.

Não deixe de ler: Como retirar a placa dental de forma natural

Limão com sal

limão tem uma base ácida que pode ajudar a remover as manchas dos dentes. Faça uma pasta com suco de limão e uma pitada de sal. Esfregue os dentes com a mistura para eliminar as manchas escuras.

O inconveniente é que você não deve usá-lo com muita frequência, já que suas propriedades ácidas podem danificar o esmalte dos dentes. Utilize uma vez por semana.

Casca de laranja

Casca de laranja para clarear os dentes
A casca de laranja é um remédio caseiro para clarear os dentes.

A casca de laranja é um remédio popular usado como um agente de clareamento para os dentes. Você deve esfregar o interior da casca de laranja nos dentes para remover as manchas escuras.

O vinagre ajuda a clarear os dentes

O vinagre branco e o vinagre de maçã também contêm agentes clareadores naturais que podem remover as manchas de dentes. No entanto, você deve utilizar uma vez por semana, já que o uso prolongado pode danificar o esmalte dos dentes.

Se você tem manchas nos dentes, esses remédios caseiros podem ajudar a clareá-los. Lembre-se também de evitar os alimentos que possam manchar o esmalte dos dentes e de ter uma boa higiene dental.