7 dicas para limpar pisos de ladrilho

22 de janeiro de 2019
Se usamos produtos de limpeza agressivos, devemos ter muito cuidado, já que podem danificar o material dos pisos de ladrilho ou mudar sua cor original.

Dependendo do tipo de chão que temos em casa é preciso aprender certas técnicas para mantê-lo em perfeitas condições durante mais tempo. Limpar um chão de madeira, mármore ou uma superfície de pedra porosa não é a mesma coisa. Confira.

Os pisos de ladrilho costumam acumular muita sujeira e não só neles, mas também nos rejuntes que unem uns aos outros. Este tipo de parede costuma ser visto em cozinhas, banheiros ou chão de terraços. É preciso uma boa limpeza para mantê-las em dia. Por isso, te contamos como pode limpar os ladrilhos do chão, assim como os da cozinha e do banheiro de forma simples, eficaz e rápida com as seguintes dicas que te daremos a seguir.

Dicas para limpar os pisos de ladrilho da casa

Pode limpar pisos de ladrilhocom uma esponja

Existe a crença de que os ladrilhos são limpos facilmente. Assim, pensam que basta passar um pano úmido por eles, entretanto, essa não é a realidade. É preciso usar produtos naturais ou químicos para conseguir um bom acabamento.

Eliminar a gordura incrustada

A melhor maneira de eliminar a gordura de nossos ladrilhos é combinando amoníaco e água. Esta mistura é útil e um tanto forte em termos de cheiro, por isso, não inale por muito tempo. Assim, ainda que seja uma mistura apta para as superfícies, tente que não entre em contato com a sua pele, porque é muito agressiva.

  • Com ajuda de uma esponja e com luvas protetoras, limpe as superfícies com o produto e seque o resto com um pano seco e limpo.

Leia também este artigo: Como desengordurar os móveis da cozinha: 5 produtos orgânicos

 Eliminar a cal

A cal pode ser difícil de tirar, se acumula devido ao uso contínuo e uma limpeza ruim. Além disso, costuma estar presente em todas aquelas áreas que tiveram contato com água que tenha grandes doses de cal em sua composição.

  • Para eliminá-la, misture em um litro de água um copo de vinagre branco. Esta mistura te ajudará a tirar a cal incrustada dos ladrilhos, sejam do banheiro, da cozinha ou do chão do terraço.

Dar brilho aos pisos de ladrilho

Não só temos que tirar a sujeira dos ladrilhos: também temos que procurar dá-los o aspecto que merecem.

  • Para abrilhantar os ladrilhos e os azulejos, primeiramente empape um jornal em uma mistura de amoníaco e água.
  • Em seguida, esfregue energicamente os ladrilhos e azulejos. A textura do jornal faz com que a sujeira se vá. Depois, enxague com água para que o resultado seja perfeito.

Como tirar a sujeira dos rejuntes dos azulejos

Pode limpar pisos de ladrilho com produtos naturais

Os rejuntes dos pisos de ladrilho tendem a sujar sem que desejamos isso. A superfície é porosa e por isso as substâncias que mais se acumulam são pó, umidade, gordura e outras substâncias que se incrustam até o fundo.

Por isso, se o que você procura é que os rejuntes dos pisos de ladrilho fiquem brancos de novo, te aconselhamos que prepare uma solução a partir do vinagre de maçã.

  • Primeiramente, misture meia xícara de água com meia xícara de vinagre de maçã.
  • Em seguida, com a ajuda de uma escova, esfregue os rejuntes e deixe que atue durante 10 minutos.
  • Passado esse tempo, retire com água fervendo e deixe que seque ao ar.

Limpar os pisos de ladrilho com bicarbonato

O bicarbonato é usado para muitos aspectos de limpeza do lar. Nesta ocasião, é ideal para eliminar as regiões mais complicadas dos ladrilhos. Pode eliminar odores fortes e deixá-los livres de sujeira.

  • Para consegui-lo, primeiramente polvilhe um pouco de bicarbonato e, em seguida, adicione um pouco de água quente. Limpe os ladrilhos e deixe agir durante 10 minutos.
  • Passado esse tempo, retire-o com mais água quente para conseguir uma limpeza perfeita.

Você sabia? As 5 melhores soluções de limpeza naturais com bicarbonato e vinagre

Use água sanitária para limpar seus ladrilhos

A água sanitária tem propriedades desinfetantes. E, além disso, graças ao seu componente ativo pode eliminar facilmente as bactérias e os micro-organismos do chão.

  • A água sanitária, além disso, conseguirá clarear os rejuntes. Porém, é preciso ter cuidado porque se abusamos da água sanitária na limpeza do chão, poderá mudar a cor do mesmo.
  • Do mesmo modo que o amoníaco, é importante que não toque a pele, assim como não fiquemos por muito tempo respirando os vapores.

Limpe com cloro, mas cuidado

O cloro pode te servir de ajuda se o que você procura é deixar os pisos de ladrilho impecáveis.

Tenha em conta que é um produto muito abrasivo. Assim, só deve ser usado em ocasiões em que ache muito necessário, já que pode perder o ladrilho. Use-o com manchas difíceis de tirar e em pouquíssima quantidade.

Por fim, estes são nossos conselhos para que possa limpar adequadamente seus ladrilhos. Da próxima vez não deixe de colocá-los em prática.