Como limpar facilmente o encanamento sem usar produtos químicos

· 27 de junho de 2015
Se jogarmos os restos de óleo e outras gorduras pelo ralo, corremos o risco de que eles se solidifiquem e causem obstruções. Opte por descartá-los em um recipiente a parte.

Um dos problemas mais incômodos que pode nos acontecer no nosso lar é quando o encanamento do banheiro ou da cozinha fica obstruído. É algo bastante comum e costuma afetar os trabalhos de limpeza, além de produzir odores desagradáveis.

Hoje em dia encontramos muitos produtos de limpeza no mercado que podem facilitar o trabalho de desobstrução do encanamento de uma forma efetiva e rápida.

Entretanto, por precaução e pelo cuidado com o planeta, esses produtos não são recomendados, já que costumam estar carregados de produtos químicos e de substâncias tóxicas que podem afetar tanto a saúde de quem o manipula, como o meio ambiente onde ele é utilizado.

Leia também: Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

Se você reconhecer que os produtos químicos não são uma boa opção para limpar o encanamento do seu lar, deixe agora mesmo de utilizá-los e opte por alternativas naturais mais saudáveis e efetivas.

A seguir, vamos compartilhar com você os melhores conselhos e produtos naturais para desentupir e limpar os canos da sua casa todas as vezes que for necessário.

Vinagre branco, bicarbonato de sódio e sal para limpar o encanamento

Vinagre-de-maça-3

Limpar os canos com regularidade pode prevenir futuras obstruções e danos maiores dentro dos mesmos.

Uma excelente opção para limpar naturalmente os canos e evitar incômodos odores é misturar uma xícara de bicarbonato de sódio, uma xícara de sal de mesa e uma xícara de vinagre de vinho branco.

O que fazer?

Em primeiro lugar, você deve eliminar toda a água da pia e posteriormente jogar sobre o orifício de drenagem os ingredientes na seguinte ordem:

  1. A xícara de bicarbonato de sódio.
  2. A xícara de sal.
  3. A xícara de vinagre de vinho branco, preferentemente quente.

Deixe que os ingredientes descansem por 10 minutos e, por último, jogue uma xícara de água fervendo.

Esse tipo de tratamento é ideal para eliminar todo tipo de gorduras e óleos que se acumulam no encanamento devido aos alimentos.

Descubra: 4 truques de limpeza para uma casa brilhante

Sal, vinagre e bórax para limpar o encanamento do seu lar

Este tratamento simples também garante a você canos limpos e livres de obstruções por gorduras, restos de comidas ou qualquer substância que possa causar obstrução.

O que fazer?

Misture ¼ de xícara de sal com ½ xícara de vinagre branco e ¼ de bórax. Posteriormente, jogue a mistura pelo cano e finalize com bastante água fervendo.

É possível melhorar os resultados ao ferver em uma panela água com bastante sal e jogá-la quando terminar com o resto dos ingredientes.

Limpar o encanamento com bicarbonato de sódio, sal e limão

Limpar-com-limao

Esse produto natural à base de bicarbonato de sódio, sal e limão facilita a limpeza do encanamento e previne os odores provenientes dos canos.

O que fazer?

Misture partes iguais de bicarbonato de sódio e sal. Jogue a mistura pelos canos e, posteriormente, despeje uma boa quantidade de suco de limão. Para terminar, jogue no encanamento bastante água fervendo.

Sal para limpar o encanamento

Um truque mais simples para limpar os canos do seu lar consiste em utilizar uma boa quantidade de sal e água bem quente.

O que fazer?

Coloque para esquentar um copo de água no micro-ondas e, logo depois, acrescente 3 colheres de sal. Quando a mistura estiver pronta, jogue-a sobre o encanamento e deixe descansar a noite toda.

Como prevenir obstruções no encanamento?

  • A melhor forma de manter os canos  limpos é prevenir que se acumulem restos de resíduos de alimentos ou outros produtos utilizados no banheiro e na pia da cozinha. Para evitar que os canos sejam obstruídos, é importante instalar na tubulação um tecido de arame. Desse modo, você vai evitar que caiam restos de cabelo, comida, gorduras, penugens ou qualquer elemento que possa causar uma obstrução.
  • Nunca cometa o erro de jogar restos de óleos ou qualquer tipo de gordura pelos canos. Embora eles tenham uma forma líquida, vão se solidificar e causar obstrução dentro dos canos. A melhor coisa a fazer é jogar os restos de óleo em um recipiente ou lata velha antes que eles se solidifiquem.
  • É muito importante fazer uma limpeza especial no encanamento com frequência, para ficar mais seguro de que ele estará limpo e de que não iremos ter problemas de obstruções ou odores desagradáveis.