Como fazer as unhas crescerem rápido e fortes?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
As unhas, sobretudo para as mulheres, são muito importantes para sua estética e, por que não, para elas se sentirem dentro da moda. No entanto, muitas têm o mesmo problema: as unhas não crescem o suficiente ou, quando crescem, são fracas e quebram facilmente. Neste artigo você aprenderá sobre como fazer as unhas crescerem rápido e fortes.
Por que a unhas quebram?
Para poder atacar o problema, primeiro é bom saber a causa de sua aparição. No caso das unhas, existem alguns hábitos ou atividades que podem prejudicá-las e evitar que cresçam saudáveis e fortes.
Algumas das razões pelas quais talvez suas unhas não cresçam como gostaria são as seguintes:
- O hábito de roê-las
- Utilizar detergentes ou produtos de limpeza sem luvas
- Abrir garrafas ou tampas com as unhas
- Uma dieta pobre em vitaminas
- Fazer tarefas no jardim sem luvas
- Falta de higiene
- Não deixá-las “respirar” (isto é, ficar com elas muito tempo pintadas)
- Infecções como fungos
- Não consumir minerais
Dicas para manter suas unhas mais fortes
Estas dicas servirão para que suas unhas fiquem muito mais fortes e possam crescer mais rápido e de modo saudável, além de você apresentar lindas mãos em qualquer época do ano:
- Aumente o fluxo sanguíneo para seus dedos com algumas atividades, como escrever com o teclado, tocar piano, arquivar documentos, etc. Isto é, tudo o que você fizer para fluir mais sangue para as unhas. Consequentemente, elas crescerão com mais força. Igualmente, tenha cuidado, porque um erro muito comum é pressionar as teclas com as unhas e isso não é bom para elas. Sempre tecle com as pontas dos dedos.
- Aumentar a quantidade de proteínas em suas refeições. Para isso, beba batidas ou consuma laticínios, carne magra e, se desejar, algum suplemento de vitamina D. Todos estes ingredientes fazem as unhas crescerem rápido.
Mais dicas para fazer as unhas crescerem rápido
- Se você não puder permanecer em um ambiente quente durante todo o dia, quando sair na rua, procure usar luvas em ambientes mais frios, como nos transportes públicos, por exemplo. Assim, o fluxo sanguíneo aumentará e estimulará o crescimento das unhas.
- Aplique uma camada de esmalte nutritivo ou um endurecedor de unha uma vez por semana. Se desejar que elas cresçam mais rápido, repita durante quinze dias, uma vez todas as noite.
- Frequente a manicure com regularidade (ou, ainda, você mesma pode fazer as unhas ou pedir à uma amiga). Assim, poderá desfrutar de vários tratamentos habitualmente. Sempre lixe as unhas na mesma direção para que as pontas não se debilitem nem quebrem com facilidade.
- Não abuse dos esmaltes nas unhas, porque eles têm ingredientes nada saudáveis para as unhas. Além disso, se usá-los em excesso, você ficará com as unhas amarelas e mais fracas. O melhor é pintar uma vez por semana e, quando retirar o esmalte (preferível que não seja com acetona), deixe descansar por 48 horas antes de voltar a pintá-las.
- Conheça qual é o seu tipo de unha: existem 5 diferentes (normal, suave, maltratada, frágil e seca). Conforme for seu tipo, você deve aplicar um tratamento diferente. Dê uma olhada e analise suas características antes de realizar algum tratamento.
- Beba muita água e também chás diariamente. Isso faz muito bem às unhas e também ao seu corpo em geral, porque hidratam.
- Procure usar ou manipular produtos mais naturais. Isso você pode fazer ao consumir produtos artesanais, por exemplo.
- Evite retirar muito as cutículas, pois elas servem para proteger as unhas das infecções. Caso você as retire com frequência, elas ficarão cada vez mais grossas e duras, mas suas unhas cada vez mais fracas e doentes.
Veja também:
Tratamentos naturais para as unhas crescerem rápido
Além de mudar seus hábitos cotidianos, não hesite em experimentar quaisquer dos seguintes tratamentos naturais para fazer suas unhas crescerem rápido e também fiquem mais fortes e saudáveis.
- Suco de pepino: passe o pepino pelo multiprocessador, sem retirar a casca, mas lave-o bem antes. Submerja suas unhas nesta batida, por volta de 20 minutos. Repita uma vez por semana. Logo você notará a diferença. O mesmo pode ser feito com a polpa de aloe vera (babosa).
- Corte uma cebola e umedeça as unhas com seu suco. É um tratamento caseiro muito poderoso para que elas fiquem sempre fortes e saudáveis. Deixe o máximo possível de molho, por exemplo, enquanto assiste à televisão. Algumas pessoas optam por colocar dentro de uma bolsa plástica e fechar para deixar durante toda a noite e para que o efeito seja mais rápido.
- Em uma xícara de água quente, coloque duas colheres de azeite de oliva e submerja as mãos, deixando por 10 minutos. Não enxágue, mas sim aproveite para distribuir o óleo por toda a sua mão. Deixe que a pele absorva e desfrute dos benefícios da vitamina E.
- O alho é um dos tratamento caseiros para as unhas mais famosos e potentes. Uma das maneiras mais simples de aplicá-lo é amassar dois dentes e colocar a pasta sobre as unhas por 10 minutos. Faça esse tratamento por uma semana, todos os dias. Outra opção é passar diretamente o alho na unha ou também picá-lo bastante e colocá-lo dentro do esmalte de unhas (da base, por exemplo).
Realize todos esses procedimentos para fazer suas unhas crescerem rápido e com força. Experimente!
Imagens cortesia de Lelé Breveglieri, Courtney Rhodes, Romina Campos e Lydia Pintscher.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Imágenes cortesía de Lelé Breveglieri, Courtney Rhodes, Romina Campos y Lydia Pintscher.
- Berdonces i Serra, L. (1985) La cola de caballo en fitoterapia. Natura Medicatrix, 25(10), 25-28.
- Mayo Clinic Staff. (2018). Fingernails: Do’s and don’ts for healthy nails.
mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/nails/art-20044954 - Keratin expression in the normal nail unit: markers of regional differentiation (2000). De Berker D, Wojnarowska F, Sviland L, Westgate GE, Dawber RP, Leigh IM.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10651700 -
Scheinfeld N, Dahdah MJ, Scher R. (2007). Vitamins and minerals: their role in nail health and disease.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17763607 -
Tripathi, D., Dwivedi, M. M., Tripathi, D. K., & Chauhan, D. K. (2017). Silicon bioavailability in exocarp of Cucumis sativus Linn. 3 Biotech, 7(6), 386.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5678890/ -
Brittle nails: response to daily biotin supplementation (1993). Hochman LG, Scher RK, Meyerson MS. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8477615
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.