Como fazer um smoothie de cenoura em casa e quais são os seus benefícios?

A cenoura contém vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que atuam como adjuvantes na promoção do bem-estar. Você gostaria de experimentar um smoothie de cenoura?
Como fazer um smoothie de cenoura em casa e quais são os seus benefícios?

Última atualização: 11 Abril, 2021

A cenoura é um dos vegetais que não deve faltar na dieta alimentar, não só porque contém uma quantidade considerável de nutrientes que proporcionam benefícios, mas porque podemos utilizá-la para preparar vários tipos de receitas. Nesta ocasião, vamos ensinar como preparar um smoothie de cenoura. Além disso, contaremos a você quais são os seus benefícios.

Deve-se destacar que consumir smoothies, feitos a partir deste ou de qualquer outro vegetal, é uma boa estratégia para ingerir nutrientes, principalmente vitaminas, minerais e antioxidantes. Com a cenoura, em particular, você vai conseguir uma cor laranja marcante e um sabor adocicado que será agradável ao paladar de crianças e adultos. Você se anima a experimentar?

Benefícios de consumir cenouras

O aspecto mais relevante da cenoura, do ponto de vista nutricional, é a grande quantidade de vitamina A. Segundo dados da Fundación Española de Nutrición, uma cenoura de tamanho médio cobre 89% das necessidades diárias desta vitamina para homens de 20 a 39 anos, e 112% para mulheres da mesma idade.

Também contém uma quantidade apreciável de carboidratos, dos quais uma porcentagem significativa é fibra solúvel. Fornece também outras vitaminas – embora em quantidades mais reduzidas – como vitamina C e vitamina B6, e certos minerais como ferro, iodo e potássio. Vejamos seus benefícios em detalhes.

Mulher servindo suco de cenoura
A cenoura é um alimento versátil e nutritivo. Em particular, é uma fonte significativa de vitamina A, fibras e antioxidantes.

Melhora a saúde ocular

Entre os carotenoides com atividade provitamina A, destacam-se o betacaroteno, o acaroteno e a luteína. Uma vez que esses componentes são ingeridos, o nosso organismo os transforma em vitamina A, que contribui para a manutenção da visão.

Por esse motivo, o consumo de cenoura é recomendado para prevenir a cegueira, o ressecamento dos olhos e manter a retina e as células oculares intactas. Em relação a isso, um estudo publicado na  Revista JAMA Ophthalmology destaca que os carotenoides podem reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (um distúrbio que destrói a visão central e aguda).

Cuida da saúde cardiovascular

Possui ações preventivas contra problemas cardiovasculares por seu baixo teor de sódio. Também possui um notável teor de água e fibra alimentar. Esta última contribui para reduzir a absorção intestinal do colesterol.

Além disso, também ajuda a evitar o excesso de colesterol ruim (LDL) no sangue. Por esse motivo, incluir as cenouras em uma dieta saudável ajuda a prevenir derrames e ataques cardíacos.

Melhora a digestão

Este vegetal é um bom regulador da saúde digestiva e intestinal. Na verdade, consumir um copo de suco de cenoura todos os dias é uma forma eficaz de aumentar a quantidade de fibras na dieta, tanto solúveis quanto insolúveis.

Especificamente, as fibras ajudam a:

  • Normalizar o trânsito intestinal.
  • Formar e aumentar o tamanho das fezes.
  • Evitar a prisão de ventre.
  • Manter a saúde intestinal e digestiva.

Segundo um estudo publicado em 2015 pela Revista científica Medicentro, os sucos de cenoura têm um importante efeito gastroprotetor e preventivo nas úlceras gástricas.

Fortalece o sistema imunológico

A contribuição das vitaminas A, C, K, B6, potássio, fósforo e outros minerais presentes na cenoura, ajudam a manter o sistema imunológico ativo. Como consequência disso, diminuem o risco de vários tipos de infecções.

Receita clássica de smoothie de cenoura

Em geral, um smoothie é uma receita simples que se prepara com leite ou água e algumas frutas ou vegetais. No caso do smoothie de cenoura, vamos usar água. Outra vantagem é que leva menos de 5 minutos para preparar. Além disso, é uma opção ideal para se familiarizar com o mundo dos sucos vegetais.

Ingredientes

  • 2 cenouras médias.
  • 1 xícara de água fria (250 ml).
  • Gelo a gosto.
  • Adoçante líquido ou em sachê.

Preparação

  • Em primeiro lugar, lave as cenouras e retire as pontas; não é preciso descascar.
  • Corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador.
  • Logo depois, adicione a água fria e bata até que a preparação fique cremosa.
  • Sirva em um copo, acrescente o adoçante se desejar e desfrute.

Esta é a forma básica de preparar um smoothie de cenoura, mas a esta receita você pode adicionar outros vegetais ou frutas e obter sabores deliciosos.

Além da combinação de ingredientes, você também estará incorporando outros nutrientes. Portanto, você pode prepará-lo com morango, laranja, salsa, gengibre ou qualquer outro vegetal da sua preferência.

Mulher tomando suco de cenoura
Além de fornecer nutrientes, o smoothie de cenoura satisfaz. Portanto, é uma boa opção para acalmar a fome sem ingerir muitas calorias.

Smoothie de cenoura com laranja e gengibre

Esta é uma variante da receita clássica. A combinação de cenoura, laranja e gengibre, além de ser uma opção refrescante, aumenta o teor de vitaminas A e C e também a contribuição de substâncias antioxidantes. Esta receita é perfeita para saborear nos dias quentes.

Ingredientes

  • 3 cenouras.
  • 4 laranjas.
  • 1 fatia de gengibre fresco.
  • 1 copo de água fria (200 ml).
  • Gelo e adoçante (a gosto)

Preparação

  • Primeiramente, lave bem as cenouras, retire as pontas, corte-as em pequenos pedaços e coloque no liquidificador.
  • Lave as laranjas, retire completamente as cascas (incluindo toda a parte branca), corte-as ao meio e retire as sementes. Se você esquecer algumas delas, o smoothie ficará com um sabor amargo. Quando terminar, coloque-as no liquidificador junto com as cenouras.
  • Em seguida, lave o gengibre. Não precisa descascar, a casca não altera o sabor.
  • Depois de fazer isso, introduza-o junto com os outros ingredientes.
  • Logo depois, adicione o copo de água fria e o gelo. Se o seu liquidificador não estiver na potência máxima, adicione o gelo assim que terminar de bater.
  • Ligue o liquidificador por 2 minutos ou até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
  • Feito isso, experimente o smoothie e, se quiser, acrescente o adoçante. Recomendamos que seja um adoçante não calórico, pois ao adicionar açúcar, você aumentará as calorias do suco.
  • Por último, sirva em um copo e aprecie o sabor.

Desfrute de um delicioso smoothie de cenoura e aproveite os seus benefícios

O smoothie de cenoura, ou de qualquer outro vegetal cru e fresco, permite que o corpo aproveite os compostos bioativos que eles contêm. Desta forma, é possível melhorar a qualidade da alimentação enquanto desfrutamos de bebidas saborosas e saciantes.

Para terminar, lembre-se de que se você consumir esta bebida regularmente e basear a sua dieta em produtos naturais e de qualidade, estará ajudando a manter a boa saúde ocular, digestiva e cardiovascular. Além disso, também estará prevenindo o desenvolvimento de várias doenças. Não deixe de experimentar!

Pode interessar a você...
Propriedades da cenoura relacionadas à saúde
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Propriedades da cenoura relacionadas à saúde

A cenoura é um vegetal que sempre foi associado a uma boa visão, no entanto, esse é somente um dos muitos benefícios. Saiba quais são.



  • Caballero-Gutiérrez, L., & Gonzáles, G. F. (2016). Alimentos con efecto anti-inflamatorio. Acta Médica Peruana33(1), 50-64.
  • FEN. Zanahoria. Carrot Daucus carota L. Disponible en: https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/zanahoria.pdf
  • Eliassen, A. H., Hendrickson, S. J., Brinton, L. A., Buring, J. E., Campos, H., Dai, Q., … & Hallmans, G. (2012). Circulating carotenoids and risk of breast cancer: pooled analysis of eight prospective studies. Journal of the National Cancer Institute104(24), 1905-1916.
  • SanGiovanni, J. P., Chew, E. Y., Clemons, T. E., Ferris 3rd, F. L., Gensler, G., Lindblad, A. S., … & Sperduto, R. D. (2007). The relationship of dietary carotenoid and vitamin A, E, and C intake with age-related macular degeneration in a case-control study. Arch Ophthalmol125(9), 1225-1232.
  • Cárdenas, M. D. L. Á. B., Valido Díaz, A., Pizarro Espín, A., & Álvarez, C. S. (2015). Effects of carrot (Daucus carota), cabbage (Brassica oleracea) and potato (Solanum tuberosum) juices as gastric mucosal protections. Medicentro19(2), 80-87.