Como fazer bolo de cenoura sem açúcar?
Este bolo é uma das sobremesas caseiras mais apreciadas do livro de receitas de qualquer casa. E a vantagem é que podemos preparar o bolo de cenoura sem açúcar.
Em países como a Venezuela, é muito desfrutado e seu consumo frequente, portanto, é comum encontrá-lo em qualquer época do ano em residências, confeitarias e qualquer estabelecimento de alimentos. No Brasil, a preferência é por um bolo de cenoura fofo, bem docinho e com cobertura de chocolate.
Sua principal característica é a cor levemente alaranjada da massa e, é claro, a cobertura que é adicionada.
Embora um bolo de cenoura possa ser servido sem decoração, a verdade é que podemos decorá-lo com uma grande variedade de coberturas.
O mais usado na tradição venezuelana é a cobertura de queijo cremoso, pois confere à sobremesa uma maior suavidade em sua textura e, é claro, maior umidade.
Bolo de cenoura sem açúcar
Sim, podemos preparar um bolo de cenoura sem açúcar. Como? Bem, em vez de adicionar esse ingrediente, podemos substituí-lo por um pouco de mel. O sabor ficará delicioso e, além disso, o enriqueceremos com as propriedades naturais desse ingrediente.
O xarope de Agave e de bordo também são alternativas viáveis para substituir o açúcar branco.
Ingredientes para a massa
- 5 colheres de sopa de mel (50 g).
- 4 ovos médios (240 g).
- ½ colher de chá de sal (2,5 g).
- 1 colher de chá de canela em pó (5 g).
- 2 xícaras de cenoura ralada (200 g).
- 1 colher de chá de fermento (5 g).
- 2 xícaras e meia de farinha de trigo (250 g).
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5 g).
- Óleo de milho ou girassol (a quantidade necessária).
- Opcional: pistache descascado, uvas passas, frutos secos.
Leia também: Mel de abelhas: 7 usos surpreendentes
Ingredientes para a cobertura
- 5 colheres de sopa de mel (50 g).
- 1 laranja (raspas e suco).
- Nozes descascadas (para decorar).
- 1 ½ xícara de queijo cremoso (cerca de 340 g).
Preparação
- Primeiramente, pré-aquecemos o forno a 200 ° C.
- Lavamos, descascamos e ralamos as cenouras.
- Quebramos os ovos e batemos até integrar completamente as gemas e as claras.
- Adicionamos uma pitada de sal aos ovos e reservamos.
- Em uma tigela, colocamos a farinha, o bicarbonato de sódio, meia colher de chá de sal e fermento. No centro, deixamos um espaço para colocar as duas xícaras de mel. Logo depois, batemos tudo para misturar bem todos os ingredientes. Deixamos a massa descansar por cerca de 10 minutos.
- Untamos e enfarinhamos uma forma refratária e colocamos a preparação.
- Levamos ao forno por cerca de 60 minutos. Depois desse tempo, espetamos o bolo com um palito: se sair completamente seco, estará pronto.
Agora chegou a vez da cobertura do bolo de cenoura sem açúcar
- Tiramos o bolo do forno e deixamos esfriar à temperatura ambiente.
- Para a cobertura, batemos o queijo cremoso e, aos poucos, adicionamos meia xícara de mel, as raspas e o suco de laranja. Uma vez pronto, terá um aroma muito agradável.
- Quando o bolo de cenoura estiver morno, colocamos a cobertura. Finalmente, decoramos com um punhado de nozes e servimos.
Outros tipos de massa
O bolo de cenoura pode ser preparado de várias maneiras (e todas sem açúcar). Geralmente, são encontrados quatro tipos de massa cuja diferença mais notável é a cor na hora do cozimento.
Lembre-se de que se tiverem a massa mais escura é porque se adicionou mais especiarias.
A seguir, mostramos o que cada um dos quatro tipos de massa contém:
- Massa escura: nozes (descascadas e trituradas), uvas passas, raspas de limão raladas, canela (em quantidades generosas), noz-moscada, cravo, gengibre, pimenta.
- Super escura: açúcar mascavo, mel, óleo de girassol (em abundância).
- Morena: canela, noz-moscada, raspas de laranja, nozes.
- Massa clara: farinha, sal, bicarbonato de sódio.
Note-se que os quatro tipos de massa podem variar até que todos os ingredientes mencionados estejam completamente misturados.
Tudo vai depender da tradição que seguimos em nossa casa e por outro lado, do aspecto que queremos obter para o nosso bolo.
Outra grande vantagem é que essas quatro massas admitem limão e laranja ralados, para que possamos sempre incluir esse toque para dar um sabor e aroma mais intensos.
Gosta de limão? Então leia: As propriedades do limão e os remédios que você pode fazer com ele
Tom da massa e quantidade de canela
Por outro lado, de acordo com o tom de massa que queremos obter, usaremos uma certa quantidade de canela. Assim, é claro que quanto mais tempero adicionarmos, mais aromático e colorido será o bolo de cenoura. Ademais, quanto mais frutos secos e especiarias adicionarmos, mais intenso será o sabor.
Além disso, outro aspecto importante que devemos levar em consideração é que se decidimos adicionar frutos secos e muitas especiarias, é aconselhável escolher uma cobertura de sabor muito leve e suave. Desse modo, assim não haverá uma “briga” de sabores e você poderá apreciar o conjunto todo.
No caso oposto, em que o sabor da massa seja mais suave, é recomendável adicionar uma cobertura de queijo cremoso, como a que mencionamos na receita.
Então, você se anima a experimentar essas receitas? Mas não se esqueça de nos contar como ficou. Ah, você tem outras dicas para bolo de cenoura? Sendo assim, mande pra gente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Foodsafety Gov. (19 de septiembre de 2023). Tabla de conservación de alimentos fríos. Departamento de Salud y Servicios Humanos de Estados Unidos. Consultado el 26 de enero del 2024. https://espanol.foodsafety.gov/tablas-de-seguridad-alimentaria-mfu8/Tabla-de-conservación-de-alimentos-fríos
- Organización Panamericana de la Salud (OPS). (15 de mayo de 2023). La OMS desaconseja el uso de edulcorantes para controlar el peso. OPS. Consultado el 26 de enero del 2024. https://www.paho.org/es/noticias/15-5-2023-oms-desaconseja-uso-edulcorantes-para-controlar-peso
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.