Como evitar o aparecimento de hemorroidas?

· 9 de fevereiro de 2018
As hemorroidas são uma condição que pode ser prevenida com nutrição adequada, bons hábitos e um estilo de vida saudável. Veja aqui como evitar o aparecimento de hemorroidas.

As hemorroidas aparecem como uma inflamação das veias hemorroidais na parte interna do ânus que, durante o seu curso, deixam desconforto crescente ao evacuar ou fazer qualquer tipo de esforço.

A verdade é que as hemorroidas são uma condição cujas causas estão relacionadas aos hábitos e estilo de vida de quem as sofre. Elas aparecem regularmente em muitas pessoas.

A melhor maneira de evitar o aparecimento de hemorroidas é agir diretamente nas causas predisponentes que levam a sofrer com essa lesão anal e, assim, reduzir qualquer possibilidade de manifestação.

O que gera o aparecimento de hemorroidas?

  • Dieta muito pobre em fibras
  • Constipação
  • Esforço antes das evacuações
  • Gravidez

O que fazer para evitar o aparecimento de hemorroidas?

  1. Beba 2 litros de água por dia

Beba 2 litros de água por dia se quiser evitar o aparecimento de hemorroidas

Os bons hábitos alimentares devem ser complementados com a ingestão diária de água. Recomenda-se beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia, uma vez que é a quantidade aproveitável para a estimulação do trato intestinal. Assim, as evacuações são feitas sem qualquer esforço ou condições patológicas.

O consumo de água abundante melhora a constipação. E é que a ingestão diária de pelo menos 1,5 litros de água torna a consistência fecal mais suave e elimina todas as causas que predispõem o aparecimento de hemorroidas.

  1. Mantenha uma dieta rica em fibras

Uma dieta balanceada rica em fibras reduz, em grande medida, o esforço no momento da realização das evacuações.

Com isso, não haverá probabilidade de que as veias hemorroidais saiam de tal forma que a inflamação progrida para o sangramento e a dor de maior intensidade.

A lesão causada por esta inflamação, às vezes, dificulta o processo deposicional, trazendo, por sua vez, mais consequências.

Obtenha boas proporções de fibras para sua dieta através de alimentos como:

  • Legumes
  • Frutas
  • Cereais
  • Legumes
  • Produtos integrais
  1. Faça exercício

Faça exercício para evitar o aparecimento de hemorroidas

Além de perder peso ou aumentar a resistência física, uma atividade física constante ajuda a melhorar a qualidade do trânsito intestinal e evitar o aparecimento de hemorroidas.

Quando um bom trânsito intestinal é alcançado e mantido, o conteúdo fecal torna-se mais viável e suave ao longo do seu percurso. Desta forma, a sua expulsão é incentivada sem esforço, o que reduz os riscos que predispõem ao aparecimento de hemorroidas.

É aconselhável se exercitar pelo menos 3 vezes por semana com atividades que levam à mobilidade do trato intestinal, quer seja caminhando, correndo ou nadando.

  1. Evite alimentos não recomendados

Quando existe o risco de aparecimento de hemorroidas, devido a episódios passados ​​ou sintomas de constipação crônica, os alimentos que não são recomendados quando sofre com essa condição devem ser evitados tanto quanto possível.

Alguns dos alimentos que devem ser evitados nesses casos são:

  • Alimentos picantes
  • Mostarda
  • Especiarias
  • Alho
  • Vinagre
  • Café
  • Alimentos com sal

Cada um desses alimentos torna o caminho fecal mais forçado, gerando múltiplas lesões durante sua saída.

Alimentos com sal podem gerar maior congestionamento venoso, o que piora a inflamação hemorroidal. Portanto, é recomendável moderar a quantidade em que são consumidos para evitar o aparecimento de hemorroidas.

Visite este artigo: Descubra como tratar hemorroidas que sangram

  1. Evite a continência fecal

Evite a continência fecal se quiser evitar o aparecimento de hemorroidas

Esperar para ir ao banheiro quando o desejo estiver presente é uma decisão ruim, especialmente se você já experimentou episódios de hemorroidas.

O ideal é ir ao banheiro no mesmo momento em que o desejo de evacuar aparece. No entanto, existe a alternativa de acostumar o organismo a evacuar em certos momentos, de modo a não esperar longas horas para a deposição.

Uma longa espera sentindo o desejo de evacuar pode trazer consequências, como o aumento da pressão na região anal. Isso favorece à inflamação venosa e, com isso, o aparecimento de hemorroidas.

É aconselhável ter horas fixas para evacuar, de modo que a ação se torne um hábito fisiológico em momentos específicos.

O mais importante é que você não adie o desejo de evacuar sob quaisquer circunstâncias. E, por favor, que o fato de você não estar em casa não se torne uma desculpa para não evacuar.

Lembre-se de que sua área anal também faz parte do seu corpo e exige todos os seus cuidados para o seu máximo bem-estar.