Como criar um hábito?

29 de janeiro de 2020
Aprender a criar hábitos saudáveis nos permite alcançar muito mais rapidamente os projetos ou objetivos que queremos. Como começar? Neste artigo, compartilhamos algumas estratégias.

Certamente, você não sabe como criar um hábito. Portanto, embora em mais de uma ocasião você se propôs a melhorar sua saúde, conquistar uma meta profissional, aprender outro idioma, por exemplo, não conseguiu concluir o seu objetivo. Inclusive pode ter acontecido na esfera espiritual. Talvez seu objetivo fosse ter mais harmonia na sua vida. Você começou, mas logo desistiu.

Os hábitos são importantes para alcançar tudo o que almejamos, entretanto, desculpas como: “não tenho tempo”, “não tenho motivação“, “ainda não me sinto preparado” e muitas outras são pretextos que impedem que alcancemos nossos objetivos.

O que é um hábito?

Como mencionamos, os hábitos são realmente importantes em nossas vidas, pois podem garantir-nos sucesso, orientando-nos para a consecução dos objetivos que desejamos. Algumas pesquisas corroboram que um hábito é:

“A capacidade que o homem tem de se dispor de uma maneira diferente de como ele é por natureza”.

Além disso, também afirmam que:

“Na psicologia, hábito é qualquer ato adquirido através da experiência e realizado de forma regular e automaticamente”.

Criar um hábito de meditação

Entretanto, é necessário fazer a distinção entre hábito e costume, pois esses termos não se referem à mesma coisa. Enquanto um costume é a repetição de atos, que não necessariamente precisam ser livres ou conscientes, os hábitos implicam a tomada de decisões pela pessoa que decide executá-lo.

Ou seja, os hábitos são adquiridos por sua própria decisão e executados conscientemente. Por isso, as teorias atuais enfatizam que os hábitos:

“São respostas automatizadas que estão baseadas em um contexto”.

Essa última definição implica que os hábitos são aprendidos através de um processo no qual a memória desempenha um papel crucial, através do aprendizado associativo.

Isso também pode te interessar: Ajude seu filho a alcançar os objetivos

Como podemos criar um hábito?

É importante mencionar que, como observaram alguns especialistas, quando os hábitos são adquiridos através do núcleo familiar, é mais provável que acompanhem a pessoa pelo resto da vida.

As crianças, em alguns casos, iniciam seus hábitos saudáveis ​​por meio de brincadeiras de imitação  dos comportamentos dos adultos do seu ambiente.

No entanto, sabendo que um hábito é aprendido, é possível começar a adquiri-lo em qualquer momento da vida. A seguir, damos algumas dicas para que você aprenda como criar um hábito.

1. Pense em algo que você deseja alcançar

Talvez você queira melhorar alguns aspectos de sua vida, como comer de maneira mais saudável, abandonar vícios, iniciar sua rotina mais cedo, entre outros.

Ter projetos em mente

2. Comece dando o primeiro passo

Você não precisa realizar grandes transformações no mesmo dia. Por exemplo, se seu objetivo for começar a correr todas as manhãs, no primeiro dia corra apenas 5 ou 10 minutos. Não se esforce. Pouco a pouco você conseguirá o seu objetivo.

3. Defina bem seus hábitos

Evite fazê-lo de forma vaga. Por exemplo, “amanhã eu vou correr”, diga: “amanhã, às 6 da manhã, vou acordar e vou correr por cinco minutos”. Seja específico quando considerar hábitos.

4. Elabore um plano

Lembre-se de que, ao criar um novo hábito, você terá desculpas para voltar ao seu comportamento anterior, como: “só um dia não vai fazer diferença. Amanhã eu faço”, “hoje estou com preguiça“, entre outros. Para evitar isso, elabore um plano e tenha tudo à mão para quando as desculpas chegarem.

Por exemplo, se você quiser aproveitar os benefícios da meditação, desde o dia anterior você pode preparar a colchonete e deixar a sala pronta. Se você quiser correr, prepare as roupas esportivas na noite anterior. Se for necessário, silencie o telefone e evite distrações para aumentar o foco.

Não perca: 5 exercícios de mindfulness para a ansiedade

5. Ative alarmes no seu telefone

Isso inclui a tarefa específica. Se tocar às 6 da manhã, que já avise: “hora de correr”. Você pode deixar algumas anotações em certos pontos estratégicos da casa – como espelhos ou sala de jantar – para lembrá-lo de suas tarefas.

Lembretes no celular

6. Registre tudo e observe

Quando estiver começando um novo hábito e o seu plano estiver funcionando, verá como é bom e a diferença que fará em sua vida. Isso manterá seu nível de motivação muito mais elevado.

Últimas dicas para criar hábitos

Lembre-se de que a substituição de velhos hábitos, ou simplesmente a aquisição de novos, começa mudando algumas crenças limitantes. Algumas pessoas desistem só pelo fato de pensarem: “Eu sou assim”. Essa crença é muito taxativa e pode privá-lo de conquistar grandes objetivos; portanto, você deve começar a revisar seu sistema de crenças.

Então, gostou deste artigo? Então continue conosco porque temos mais dicas para motivar você a estar mais bonita e saudável.

  • Alegre, D. E. O. (2015). Hábitos De Vida Saludable. Mapfre-Canal Salud.
  • Suhail Velazquez Cortes. (2009). Hábitos y estilos de vida saludable. Programa Institucional Actividades De Educacion Para Una Vida Saludables.
  • Vidal, G. (1988). Promoción de la salud. Acta Psiquiatrica y Psicologica de America Latina. https://doi.org/10.1016/b978-84-458-2404-7.00001-5