Como se alimentar durante a amamentação

· 11 de setembro de 2018
As mães lactantes enfrentam todos os tipos de dúvidas relacionadas à saúde do bebê. Descubra aqui como deve ser a sua alimentação.

As mães que estão amamentando enfrentam muitas preocupações relacionadas à saúde do bebê. Isso acontece com mais frequência em mães de primeira viagem, mas até mesmo as mais experientes têm dúvidas. Uma das principais questões é sobre a alimentação das mães que estão amamentando.

Se você estiver passando por este belo estágio, continue lendo, porque nós falaremos sobre algumas coisas que você deve levar em conta. Lembre-se de que tudo o que você bebe e come neste momento da sua vida influencia a saúde do seu bebê.

O mais importante é ter em mente que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento adequado das crianças. Portanto, é vital que você forneça os nutrientes necessários através do leite materno.

Alimentação durante a amamentação

Embora muitas mulheres pensem que é importante manter uma dieta especial, o que elas precisam é de uma alimentação equilibrada e saudável, que lhes permita obter todos os nutrientes necessários para o organismo.

Confira os Motivos para amamentar o seu bebê

Mãe lactante com seu filho

Deste modo, o seu leite ajudará o seu bebé a ficar bem nutrido para poder se desenvolver adequadamente. Sua dieta deve incluir:

A quantidade correta de calorias

Devido ao seu corpo precisar de mais energia para cuidar do bebê e substituir as calorias que ele consome através do seu leite, é ideal que você mantenha uma dieta de 500 calorias a mais por dia, embora isso dependa muito de suas atividades e da dieta que você estiver realizando atualmente.

No caso de você estar acima do peso, tente ir primeiro a um nutricionista para evitar acumular mais quilos. Além disso, lembre-se de que o exercício deve ser uma parte fundamental de sua rotina para recuperar a forma física após o parto.

Se a sua gravidez tiver sido complicada e você precisou de descanso, é importante que, pouco a pouco, você retorne à sua rotina e atividade física. Não se esqueça de perguntar ao seu médico sobre as mudanças na dieta e as atividades que você pode começar a incluir.

Consuma alimentos verdadeiramente nutritivos

Outra coisa que você deve levar em conta é rever cuidadosamente os alimentos que você irá consumir. Quando você está amamentando o seu bebê, o leite deve fornecer toda a base de nutrientes para um corpo saudável, principalmente a vitamina B.

Alimentação que as mães lactantes devem ter

Idealmente, sua dieta deve ser variada e incluir todos os grupos alimentares. Cada refeição (café da manhã, almoço e jantar) deve fornecer:

  • Proteínas
  • Frutas
  • Vegetal
  • Sementes e gorduras naturais
  • Carboidratos complexos

Os melhores exemplos desses alimentos são:

  • Salmão
  • Carne de frango magra
  • Fígado e outras vísceras
  • Amêndoas
  • Tomate
  • Sementes de girassol
  • Couve
  • Sardinhas

Ao escolher esses alimentos, opte sempre pelas versões mais naturais que conseguir encontrar. Se você quiser adicionar alguns temperos ou sabores, use opções naturais, como ervas ou especiarias. Tente evitar as opções processadas ou muito salgadas. 

Recomendamos ler: 7 suplementos que deveríamos tomar todos os dias para alcançar uma saúde ideal

Consuma vitamina D

A vitamina D é absorvida graças ao sol, por isso, pode servir de grande ajuda dar um passeio de 20 minutos diários ao sol. No entanto, se você estiver amamentando e não estiver com muito tempo para isso, é aconselhável tomar um suplemento.

Essa vitamina é importante para o seu bebê porque reforça seu sistema imunológico e a saúde dos seus ossos.

Caso seu corpo não tenha vitamina D suficiente, você pode acabar com uma deficiência que causará danos a sua saúde, como osteoporose e fraqueza.

As mães lactantes devem se alimentar adequadamente para estar bem dispostas

A quantidade de vitamina D que você deve consumir durante o período de amamentação é de 6.000 UI por dia. Nossa recomendação é que todos os dias você vá passear quando o sol não estiver forte, usando protetor solar. Um passeio de 20 minutos será suficiente para favorecer a absorção da vitamina.

Mantenha-se hidratada

O último ponto importante é lembrar de consumir água suficiente, visto que o leite é formado principalmente a partir desse líquido.

Nesse sentido, é importante que você consuma pelo menos um litro de água por dia. No entanto, se o seu bebé estiver tomando muito leite, pode ser necessário beber até dois litros.