Como aproveitar todos os cantinhos da sua casa

7 de julho de 2019
Descubra os melhores truques para ganhar espaço em casa

O materialismo ao qual o consumismo do século XXI nos leva é o grande inimigo do espaço no lar. Você tem que começar com uma pergunta simples: preciso de tudo isso? Precisamos determinar o que é realmente necessário e, a partir daí, é possível que você ganhe espaço na sua casa.

Para a organização, você pode usar diferentes utensílios, dependendo do que quiser guardar. Gavetas, prateleiras, cestos de pano e também caixas coloridas ou estampadas.

A maneira de combater o problema é unindo a organização e a ordem. Se você conseguir isso, certamente ganhará espaço. Aqui está uma lista de ideias para você ter mais espaço em sua casa.

Acomode os móveis e ganhe espaço

A redistribuição dos móveis para ganhar espaço

Devemos nos perguntar se a divisão da casa é a mais adequada antes de buscar soluções para ganhar espaço. Bem, a chave pode estar na colocação atual dos móveis que temos. Portanto, devemos garantir que a divisão de espaços e ambientes seja determinada pela própria mobília.

Por exemplo, para dividir uma sala entre a área de bate-papos, a sala de TV e de lazer e a sala de jantar pode bastar uma simples mudança de posição do sofá.

Nossa tendência é encostar os sofás na parede, mas se colocarmos um ao lado da parede e o outro em frente, podemos limitar o espaço de convivência para que caiba a mesa de jantar. A organização de uma sala, seja ela qual for, gera uma sensação de amplitude.

Portas deslizantes para ganhar espaço

As portas deslizantes são uma excelente alternativa para ganhar espaço. Com as portas articuladas por dobradiças, perdemos espaço pelo ângulo necessário para abrir e fechar.

Você pode variar as texturas e tons dessas portas para aumentar a sensação de espaço com materiais translúcidos.

Isso também pode te interessar: Dicas para aproveitar o espaço no armário

Ganhe espaço no quarto

As camas dobráveis são um bom recurso para quartos com problemas de espaço, porque durante o dia inteiro você tem toda a largura de uma cama. As camas suspensas são a adaptação da cama de um trailer para o seu quarto. A altura da sala é usada para fornecer um novo local de descanso sem renunciar ao espaço do piso.

O espaço debaixo da cama é muito útil para guardar de tudo e é conseguido com caixas com rodas ou com a inclusão de gavetas acopladas ao corpo da cama. A escolha de móveis multifuncionais é uma ótima opção.

Ganhe espaço no quarto com caixas embaixo da cama

Ganhe espaço na cozinha

Certamente dentro da sua rotina diária você não precise de móveis muito grandes. É que a correia do dia-a-dia talvez não permita aproveitá-los como pensamos no momento em que os imaginamos. É por isso que o uso de mesas dobráveis ​​é uma grande ajuda quando se trata de manter uma cozinha com espaço.

E claro, não podemos prescindir de uma mesa. Entretanto, quando não a estivermos usando a dobramos e então aproveitamos o espaço que ela ocupava. Quando reunimos amigos ou parentes, fechamos a mesa dobrável e teremos lugar para todos.

Em uma cozinha há sempre um armário para guardar muitos potes de especiarias, dos quais três ou quatro são normalmente usados. Os outros não são usados, aliás, você nem se lembra de tê-los. Por isso é bom ter um organizador de temperos.

Gosta de temperos? Então leia: Aprenda a cultivar canela em casa

Ganhe espaço no banheiro

Alguns pequenos nichos na parede do banheiro cumprem a mesma função que um armarinho embutido. Eles serão perfeitos para colocar os produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza que usamos diariamente.

Pode ser um bom momento para fazer uma boa seleção e jogar fora todos aqueles potes que estão quase vazios. Agora, o que fazemos com tudo o que, embora não utilizemos diariamente, não queremos jogar fora? Este é o caso dos protetores solares, por exemplo.

Organizar e mudar o visual do banheiro

É também uma ocasião para decorar o banheiro e dar-lhe um novo visual. Isto é conseguido com a combinação de cores ou sobriedade, discrição e elegância. Isso é garantido se escolhermos o branco ou a cor de areia. O espaço sob a pia é bastante inútil se você não colocar algumas gavetas ou prateleiras. No lugar destas, podemos colocar cestos de vime que são sempre muito decorativos e discretos.