Decorar a sala de estar com materiais reciclados

25 de junho de 2019
Você quer saber como pode decorar a sala de estar com materiais reciclados? Neste artigo lhe damos algumas ideias muito criativas.  

Não é necessário investir muito dinheiro para decorar a sala de estar. Com um pouco de bom gosto e originalidade podemos reciclar materiais e, ao mesmo tempo, ter uma residência com personalidade e charme. Aqui estão algumas ideias para começar.

5 ideias para decorar uma sala de estar com materiais reciclados

1. Caixas de madeira recicladas

Para começar, se quisermos economizar na compra de uma prateleira ou de um divisor de ambientes, podemos usar caixas de madeira e empilhá-las na altura que precisamos. Apenas temos que certificar-nos de que elas estejam bem lixadas, para não encontrar quaisquer farpas, ou imperfeições na madeira.

Esta opção também nos permite a possibilidade de pintar as caixas com as nossas cores favoritas. Quase por magia teremos algumas prateleiras ou estantes onde mostrar nossos objetos decorativos. Se vamos empilhar as caixas recicladas, só devemos ter o cuidado de aparafusá-las e, assim, ficarão mais seguras.

2. Os paletes para decorar

Sala de estar com materiais reciclados

Em segundo lugar, a decoração com paletes teve uma aceitação magnífica no design de milhares de empresas e residências. É um exemplo claro de como reciclar com estilo, e criar ambientes de onde não queremos sair. Esta proposta econômica tem aplicações e usos infinitos.

Podemos construir um sofá com paletes, para dar uma aparência informal à nossa sala de estar. Eles também podem ser usados ​​como prateleiras de parede, ou para fazer uma mesa auxiliar para as poltronas. E não nos esqueçamos das infinitas possibilidades aplicadas ao lazer das crianças: armários de arquivo, camas, ou até um teatro ou castelo de brinquedo.

Não deixe de ler ademais: Como fazer 5 produtos naturais para limpar seus móveis de madeira

3. A madeira

A madeira é um material nobre que nunca sai de moda. Além disso, tem a qualidade de transformar qualquer espaço em um lugar único. Uma solução ideal para dar personalidade à uma sala com materiais reciclados, é reutilizar uma viga restaurada para o telhado.

Além disso, com este material podemos fazer molduras vintage, ou reciclar uma velha escada para dar-lhe outro uso como  uma estante de livros, por exemplo. Nós também podemos revestir uma parede inteira com ripas velhas recicladas.

4. Cadeiras recicladas ideais para sua sala de estar com materiais reutilizados

Cadeiras diferentes

Se queremos vestir a nossa mesa de sala de uma forma original e ousada podemos usar cadeiras recicladas. Existem muitas antiguidades e lojas de segunda mão, onde há uma grande variedade de cadeiras para reciclagem e restauração. Portanto, escolha o seu estilo, e transforme as cadeiras para sua casa sala, de acordo com suas preferências.

Além disso, uma ideia divertida é decorar a sala com materiais reciclados, que consiste em colocar todas as cadeiras diferentes, uma de cada estilo. Essa maneira simples de personalizar o espaço fará com que cada membro da família tenha sua cadeira favorita, de acordo com suas cores ou gostos pessoais.

Leia também 5 centros de mesa que você pode fazer com materiais reciclados

5. Use quadros e lâmpadas para decorar a sala de estar

Finalmente, no mundo da arte e decoração todas as ideias dependem dos critérios e gostos, assim, o que para alguns é horrível para outros pode ser encantador. Além disso, decorar sua sala de estar com pinturas recicladas pode abrir portas para o seu lado mais criativo e imaginativo.

  • Você pode criar quadros com uma colagem ou uma combinação de tecidos. Que tal usar um belo lenço como forma de tapeçaria?
  • Outra opção é enquadrar objetos que são importantes para sua família.
  • Há também texturas, feitas com folhas de árvores, ou qualquer material que lhe inspire e que tenha harmonia com o espaço que você vai decorar.
  • Além disso, qualquer pintura que inclua fotos de família e memórias pessoais, podem ser uma opção muito emocional para decorar.

Estas são apenas algumas ideias para decorar a sala com materiais reciclados. A magia da reciclagem consiste em saber como ver outras possibilidades artísticas nos objetos usados. Portanto, qualquer coisa que não usamos provavelmente dará um estilo pessoal à essa sala em nossa casa. Atreva-se!

 

  • Borreguero-sanchez. (2015). Arquitectura low tech. Arquitectura Low Tech.
  • Money, A. (2007). Material culture and the living room: The appropriation and use of goods in everyday life. Journal of Consumer Culture. https://doi.org/10.1177/1469540507081630
  • Turney, J. (2004). Here’s One I Made Earlier: Making and Living with Home Craft in Contemporary Britain. Journal of Design History. https://doi.org/10.1093/jdh/17.3.267