Benefícios da arte na saúde

17 Março, 2019
Lembre-se de que a arte é um meio de expressão humana desde tempos imemoriais. A arte permitiu que os seres humanos se explorassem e transmitissem seu mundo interior de uma forma evidente.

Está provado que a arte, na prática, oxigena o cérebro, reduz o estresse e atrasa a perda de memória. Também foi provado que a música estimula o desenvolvimento do feto no útero e que a pintura melhora as habilidades cognitivas nas crianças. Razão pela qual muitos concluem que a arte possui propriedades curativas para o ser humano.

E embora agora muitas vezes inventem terapias com quase tudo o que nos rodeia, a relação entre a arte e o bem-estar não é novidade.

Tipos de arte

1. A arquitetura

Uma expressão comum e que observamos ao nosso redor. Isso se reflete na construção de estruturas como: edifícios, casas, centros culturais e muito mais. Essa ciência é responsável por projetar, avaliar e construir estruturas que estabelecem o padrão ao longo do tempo, e muitas delas são um reflexo de certas culturas ou costumes.

2. Artes visuais

Elas incluem várias técnicas, tais como: pintura, escultura, desenho e gravura. Atualmente, apareceram outras tendências da arte visual que são o cinema e a televisão. Estes tipos de expressões visuais, principalmente as exposições de arte, podem ser praticadas por crianças desde uma idade muito nova.

3. A música

Arte na saúde: musicoterapia

A música é a arte que consiste em tornar o conjunto de alguns sons em harmonia e, portanto, agradáveis. Este conjunto tomará forma através do ritmo e melodia fornecidos pela própria voz humana ou instrumentos. As manifestações desta arte podem ser muito variadas e podem acomodar várias combinações. Existe até um tipo de terapia para ajudar as pessoas, que leva o nome de musicoterapia.

4. Literatura

Leitura é uma arte na saúde

literatura é uma expressão da arte que tira proveito da linguagem como um meio de expressão. Em geral, entende-se que a literatura reúne as diferentes maneiras pelas quais a linguagem humana se manifesta, de certa forma: em prosa ou verso. Desta forma, podemos encontrar: romances, biografias, poemas, entre outras correntes do gênero.

Confira: O frasco da calma: uma artesania espetacular para os seus filhos

5. Artes cênicas

Arte na saúde ajuda a melhorar as relações sociais

Quando se fala em artes cênicas, o cinema está incluído, sendo chamado de “A sétima arte”, televisão, danças e teatro. As artes performáticas são um canal para reviver histórias literárias (fictícias ou não). As pessoas apreciam esta forma de arte, uma vez que lhes permite participar ativamente (como atores, por exemplo) e se divertir. No entanto, os espectadores também podem se divertir observando e analisando.

Benefícios da arte na saúde

1. Estimula a criatividade

Embora não pareça à primeira vista, quando contemplamos uma obra de arte, a observamos e a analisamos para entender sua mensagem, expandimos nossa capacidade de tomar decisões, o que facilita muito a situação na resolução de um conflito. Isso também está intimamente ligado à criatividade e à imaginação.

Ao analisar uma obra de arte, precisamos deixar nossa imaginação voar, com a qual estimulamos nossa mente e fortalecemos nosso intelecto. Em outras palavras, a imaginação nos permite ter uma maior capacidade de apreciação da realidade e isso, sem dúvida, é o primeiro dos benefícios da arte na saúde.

2. Melhora a autoestima

O segundo dos benefícios da arte na saúde é a melhora da autopercepção em suas diferentes faces, mas sobretudo no plano intangível (espiritual ou mental). Por exemplo, nós nos parabenizamos por ter feito isso (se formos os criadores) ou por ter percebido isso (se formos os espectadores), entre outras questões.

A criação de uma obra de arte ajuda a ter uma boa autoestima porque nos ajuda a ter uma perspectiva diante da realidade e a saber buscar lucro. Por outro lado, saber apreciar também promove alguma satisfação pessoal consigo mesmo.

3. Maior sensibilidade, menos ansiedade e estresse

Outro benefício da arte na saúde é que nos proporciona uma maior sensibilidade. Isso se traduz em uma expansão da inteligência emocional e um maior grau de empatia. Graças à arte, podemos nos conectar com os outros de uma maneira mais próxima, consciente e até amigável.

Por outro lado, tem sido demonstrado que as diversas atividades artísticas ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse nas pessoas; isso é possível graças à distração que elas fornecem. Você entra em um estado de relaxamento que permite liberar as tensões acumuladas.

Leia também: Artesanatos divertidos para fazer com as crianças

4. Melhora a memória e aumenta a concentração

Sem dúvida, melhorar a memória e aumentar a concentração estão entre os benefícios da arte na saúde. Como isso é possível? Para começar, as diferentes manifestações artísticas nos permitem nos concentrar e isso otimiza a atenção ao realizar nossas tarefas. Lembre-se de que a análise de um trabalho requer alguma concentração para refletir sobre ele.

Agora, a arte também melhora a memória. Tanto se formos os criadores ou espectadores, ao relembrar uma obra, evocamos diferentes detalhes e reconstruímos parte do que nós sentimos, apreciamos (cor, forma, profundidade, cheiros, etc.), e revivemos o momento do nosso encontro com a obra.

  • Stuckey, H. L., & Nobel, J. (2010). The connection between art, healing, and public health: A review of current literature. American Journal of Public Health. https://doi.org/10.2105/AJPH.2008.156497
  • Owen, J. W. (1999). Arts, health and wellbeing: a third way for health? World Hospitals & Health Services.
  • Gebuza, G., Dombrowska, A., Kaźmierczak, M., Gierszewska, M., & Mieczkowska, E. (2017). The effect of music therapy on the cardiac activity parameters of a fetus in a cardiotocographic examination. Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine. https://doi.org/10.1080/14767058.2016.1253056