Como acabar com a flacidez pós emagrecimento?

· 9 de março de 2016
Para evitar os estragos da flacidez é muito importante a hidratação, tanto interna quanto externa. Beba pelo menos dois litros de água por dia e priorize o uso de cremes hidratantes.

Ter um corpo modelado e com a pele firme é, talvez, uma das coisas mais difíceis de conseguir, já que é preciso fazer muitos esforços e ser constante para conseguir bons resultados. Frequentemente, a flacidez aparece mediante uma mudança brusca de peso.

Isso porque a pele ou os músculos perdem tensão por conta da degradação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis por tonificar e dar firmeza ao corpo.

Uma das principais causas deste problema estético é se submeter a dietas rigorosas que envolvem perder peso em pouco tempo sem permitir que a pele se adapte de forma adequada a isso.

Por isso, como forma de prevenção, especialistas recomendam perder peso de uma forma moderada e com um plano que inclua uma boa rotina de exercícios.

Mas, se já for muito tarde para emagrecer e tonificar ao mesmo tempo, existem alguns remédios que podem te ajudar a diminuir a pele solta e melhorar a aparência.

Mudar a alimentação para combater a flacidez

Mudar a alimentação para combater a flacidez

Esta recomendação é a número um para combater a flacidez e evitar as constantes mudanças de peso de forma eficaz.

Não manter uma alimentação saudável faz com que qualquer outro esforço para melhorar a aparência seja em vão, pois, requer certos nutrientes para conseguir bons resultados, assim como eliminar aqueles alimentos que causam o acúmulo de gordura.

Consumir alimentos saudáveis, com pouca gordura e açúcares, contribui para melhorar a saúde em geral e manter a pele firme.

Exercícios localizados contra a flacidez

Ao emagrecer de forma rápida é muito fácil notar a flacidez em partes do corpo como o abdômen, os glúteos, as pernas e inclusive os braços, por exemplo.

Assim, para começar a reduzi-la, uma das formas mais efetivas é a prática de exercícios localizados para trabalhar cada área:

  • Abdômen: geralmente são feitos os clássicas abdominais, mas também funcionam outros exercícios que exijam manter o abdômen contraído;
  • Glúteos e pernas: consideramos os dois juntos já que, em geral, conseguimos trabalhá-los com os mesmos exercícios;
  • Braços: os exercícios mais efetivos são os de levantamento de pesos ou outros que impliquem em fazer alguma força;
  • Face e pescoço: estas partes são tão importantes quanto as demais e, por isso, devem ser trabalhadas com ginásticas faciais.

Exercícios gerais

Mulher correndo para combater a flacidez

Para manter um peso saudável e, ao mesmo tempo, firmar a pele, também é bom incluir na rotina exercícios gerais. Como, por exemplo, caminhar 30 minutos por dia, andar de bicicleta ou passear com o cachorro.

Todos os movimentos que impliquem em um esforço físico estarão contribuindo para incrementar o metabolismo e, assim, prevenir futuros acúmulos de gordura nas partes já trabalhadas.

Evitar a exposição aos raios UV

Os raios UV do sol e das câmaras de bronzeamento enfraquecem a pele, diminuindo sua elasticidade e colágeno.

Dessa forma, o ideal é evitar esse tipo de hábito e utilizar protetores, guarda-chuvas ou objetos que cubram a pele.

Tomar mais água

Mulher que bebe água para combater a flacidez

Beber água suficiente por dia é uma das melhores formas de hidratar a pele e melhorar sua elasticidade para que ela tenha mais capacidade de se adaptar às mudanças que sofremos ao emagrecer.

Estima-se que as mulheres devam tomar dois litros de água por dia, enquanto que os homens podem tomar até três.

Leia também: Não beber água suficiente pode causar muitos problemas

Hidratar a pele

O uso de cremes hidratantes também é um grande apoio para combater a flacidez e melhorar o tônus da pele.

Sendo assim, é recomendável escolher aqueles produtos que contenham a coenzima Q10, colágeno, retinol ou elastina, já que estes firmam e, ao mesmo tempo, previnem as rugas.

Consumir mais proteínas

Alimentos com proteínas que ajudam a combater a flacidez

Os alimentos ricos em proteínas combinados com os carboidratos ajudam a incrementar o rendimento físico, assim como a capacidade que o corpo tem para conseguir um maior gasto energético. Dentre os recomendados, destacam-se:

  • Os peixes;
  • O frango;
  • As lentilhas;
  • A soja;
  • O grão de bico;
  • Os ovos.

Leia também: Receitas ricas em proteínas que você vai adorar

Esfoliar com regularidade

A esfoliação elimina as células mortas da pele a fim de melhorar sua aparência e prevenir manchas escuras.

No entanto, este tratamento também tem um papel determinando como estímulo para a circulação, já que contribui para melhorá-la em pouco tempo.

Sendo assim, o recomendado é:

  • Misturar sal grosso com duas colheres de sopa de óleo de coco e aplicar com suaves massagens circulares no corpo.