Podemos comer um alimento que caiu no chão?

12 Outubro, 2020
Alimentos que caem no chão podem ficar contaminados com vários tipos de micro-organismos. Enquanto alguns são seguros, outros têm um potencial infeccioso. O que devemos levar em conta?

É um costume bastante comum comer um alimento que caiu no chão depois de limpá-lo levemente ou soprá-lo. Agora, isso é seguro ou estamos colocando a nossa saúde em risco?

Em algum momento, a maioria das pessoas teve essa dúvida. Portanto, a seguir vamos analisar por que não se deve ingerir nenhum produto que tenha entrado em contato com o solo.

Existem micro-organismos presentes no solo

Embora não possamos vê-los, existem milhões de micro-organismos vivos que habitam o solo. Alguns são patogênicos para os humanos, enquanto outros são inofensivos. No entanto, o alimento que caiu no chão se impregna desses organismos vivos.

Por esse motivo, cria-se um ambiente perfeito para que esses patógenos colonizem a superfície do alimento. No caso de ingestão do produto, estaremos introduzindo no organismo uma grande quantidade de elementos nocivos que podem causar infecções.

Um exemplo desse tipo de bactéria é a Escherichia coli, presente em alguns tipos de carnes contaminadas e no intestino. Determinadas cepas desse gênero podem desencadear graves patologias gastrointestinais, conforme detalhado em um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia I.

Bactérias do intestino
No solo, existem micro-organismos com potencial infeccioso. Portanto, comer alimentos que caíram no chão pode causar infecções gastrointestinais.

Lavá-los com água não é suficiente

Antes de consumi-lo, é comum lavar o alimento que caiu no chão com água. Entretanto, a água limpa não é capaz de destruir os possíveis micro-organismos patogênicos que colonizaram a sua superfície.

Portanto, limpá-lo dessa forma não é uma solução eficaz quando se trata de reduzir o perigo das bactérias existentes. É verdade que a água pode reduzir um pouco as populações de fungos e leveduras. No entanto, o restante dos micro-organismos não seria afetado, conforme um estudo publicado em 2018.

Não deixe de ler: É saudável consumir o caldo dos alimentos em conserva?

O correto é descartar o alimento que caiu no chão

Se o alimento que caiu no chão não for submetido a um processo de cozimento em alta temperatura, a melhor opção será descartá-lo. Caso seja uma fruta ou vegetal com casca, basta descascar bem o produto, certificando-se de que não fiquem vestígios da parte mais superficial.

Em qualquer caso, é aconselhável jogar fora os alimentos que tenham caído no chão, principalmente quando não sabemos se o piso foi devidamente higienizado. Não é a mesma coisa que um produto caia no chão dentro da nossa própria casa, onde podemos garantir relativamente a sua higiene, e na rua.

A importância da higiene alimentar

Muitas vezes não damos a este tema a importância que ele merece, mas manter bons hábitos de higiene alimentar é fundamental para prevenir o aparecimento de doenças. Práticas simples, como não interromper a cadeia de frio ou fazer o cozimento completo dos alimentos, evitam a proliferação bacteriana.

Caso contrário, estaremos expostos a contaminações que podem levar a problemas gastrointestinais ou patologias mais graves. Recomenda-se também não misturar alimentos crus com cozidos e usar utensílios limpos para manusear alimentos diferentes.

Boas práticas de armazenamento e embalagem são essenciais para limitar o crescimento bacteriano. É importante destacar que, todos os anos, ocorrem mortes em países desenvolvidos por ingestão de alimentos contaminados. O número de mortes por esse motivo é ainda maior nos países em desenvolvimento.

Felizmente, em um grande número de países existe acesso à água potável, o que reduz o risco de contaminação. Apesar disso, muitas vezes somos expostos a práticas duvidosas de higiene alimentar que podem levar ao aparecimento de intoxicações.

Como conservar alimentos
Além de evitar o consumo de alimentos que caem no chão, é fundamental garantir uma boa higiene alimentar. Isso inclui o armazenamento adequado de cada variedade de alimento.

Você pode se interessar: 7 alimentos que não devem ser consumidos após a data de validade

É melhor não comer um alimento que caiu no chão

A menos que se trate de um alimento que caiu no chão limpo da sua própria casa, ou que vai ser submetido a um processo de cozimento completo, é aconselhável descartar o alimento que entrar em contato com o chão. Desta forma, não colocaremos a saúde em risco ao ingerir micro-organismos prejudiciais ao organismo.

Por outro lado, devemos lembrar a importância de manter práticas corretas de higiene alimentar para garantir a boa saúde. A falta desses hábitos pode provocar intoxicações, causando problemas graves em alguns casos.

  • Gomes TAT., Elias WP., Scaletsky ICA., Guth BEC., et al., Diarrheagenic escherichia coli. Braz J Microbiol, 2016. 1: 3-30.
  • Nriagu J., Xi C., Siddique A., Vincent A., Shomar B., Influence of household water filters on bacteria growth and trace metals in tap water of doha, qatar. Sci Rep, 2018.