7 alimentos que você não deve consumir se já estão vencidos

· 22 de abril de 2017
Uma vez que tenha vencido, ainda que seu aspecto não indique isso, os alimentos deixam de estar frescos e podem desenvolver todo tipo de micro-organismos prejudiciais que podem pôr nossa saúde em risco.

Em busca de reduzir o desperdício de alimentos, muitos especialistas aconselham aproveitar alguns produtos que, apesar de chegarem à sua data de validade, se mantêm em condições aptas para consumo.

Porém, esta virtude não é aplicável para todos os grupos alimentares e, de fato, alguns alimentos podem ser prejudiciais quando consumidos depois de vencer.

O problema é que seu processo de decomposição ocorre com mais facilidade e, devido à sua natureza, tendem a se contaminar com vários tipos de bactérias e toxinas que afetam a saúde.

Devido a isso, é muito importante começar a revisar as etiquetas antes de usar os produtos e, ao mesmo tempo, conhecer quais são aqueles que não devem ser consumidos após a dada de validade.

Nesta oportunidade queremos compartilhar em detalhe os 7 principais para que você tenha cuidado da próxima vez em que prepará-los.

Preste atenção e confira com a gente!

Não consuma estes alimentos após o prazo de validade

1. Queijos cremosos

pates-de-queijo

Diferentemente dos queijos duros, que podem ser conservados por muito tempo, inclusive quando estão vencidos, a composição do cremosos os transforma em alimentos pouco seguros quando alcançam sua data limite para o consumo.

  • Esta variedade é bastante propensa ao crescimento de bactérias daninhas como a Listeria monocytogenes, cuja infecção dá lugar a incômodos problemas digestivos e reações indesejadas a nível imunológico.

Veja também: Bálsamo, antibiótico caseiro à base de alho

2. Carne de boi moída

Apesar de o consumo de carne ter de ser feito sob estritas normas de higiene e segurança, é muito importante ter em conta que as variedades moídas ou picadas são muito mais suscetíveis à contaminação por bactérias daninhas como a E. Coli.

Isto se deve ao fato de que sua natureza tem um ambiente mais adequado para o crescimento destes micro-organismos e, portanto, facilita seu desenvolvimento.

Uma vez que sua data de vencimento tenha chegado, é alta a probabilidade de infecções por:

  • E. Coli.
  • Salmonela.
  • Listeria monocytogenes.
  • Staphylococcus aureus.

A ação destas bactérias libera toxinas perigosas no intestino que, com os dias, afetam suas funções no processo digestivo.

3. Frutas silvestres frescas

frutas-vermelhas

Uma das razões pelas quais é recomendável congelar as frutas silvestres antes que alcancem seu grau superior de maturação é porque, quando começam a se decompor, sobre sua superfície aquosa cresce uma bactérias chamada Cyclospora, cuja infecção produz incômodos sintomas de intoxicação.

4. Embutidos ou carnes frias

Os embutidos e as carnes frias contêm substâncias químicas que os fazem parecer frescos, apesar do passar dos dias.

Porém, quando já venceram, sua estrutura começa a se decompor e há uma alta probabilidade de contaminação por bactérias como a Listeria e a E. Coli.

Como regra geral, recomenda-se que o consumo destes alimentos seja feito dentro da primeira semana depois de abrir o produto.

5. Ovos crus

ovos

Durante muitas décadas foram atendidos milhões de casos de intoxicação alimentar e infecções pelo consumo indevido de ovos crus ou vencidos.

Ainda que sejam deliciosos e necessários dentro de todos os planos de alimentação, é fundamental dar-lhes uma manipulação e cocção segura, sempre antes da data indicada.

Também é importante ter cuidado com aqueles alimentos que usam este ingrediente em sua composição, tais como:

  • Maionese
  • Flãs
  • Sobremesas
  • Saladas

Dentre os principais problemas que o consumo de hoje em mau estado provoca está a infecção intestinal causada pela Salmonela.

6. Camarão

Os camarões não só mudam em sua composição após passar da data limite como também, conforme os dias passam, tendem a se transformar em um foco para o crescimento de bactérias e germes prejudiciais.

Esta variedade de alimento, que é rica em nutrientes, deve ser consumida o mais rápido possível depois de sua data de compra.

Além disso, devem ser manipulados sobre superfícies higiênicas, longe de outros alimentos que podem causar contaminação cruzada.

Recomendamos também o artigo: Alimentação para aumentar os níveis de hemoglobina

7. Frango

frango

O frango é uma das carnes magras que mais se recomenda para oferecer aminoácidos e carboidratos complexos ao organismo.

Porém, quando está cru, é um alimento que deve ser manipulado com muito cuidado, sobre superfícies higiênicas e livres de bactérias.

Aplicar um processo de descongelamento inadequado ou comê-lo depois da data de vencimento pode causar graves infecções intestinais pela ação da E. Coli e da Salmonela.

Agora que você conhece quais são os alimentos que deve rejeitar quando passarem da data de validade, procure adquiri-los só na quantidade necessária para comê-los antes que comecem a se decompor.

Da mesma forma, trate de manipulá-los bem e armazená-los para evitar que sejam contaminados com patógenos prejudiciais.