Saúde digestiva: alimentos para consegui-la

· 3 de janeiro de 2019
Consumir alimentos ricos em fibras e tomar muita água é determinante no cuidado da saúde digestiva. Estes, além dos probióticos, evitam a prisão de ventre e outras doenças.

Manter uma boa alimentação é uma das chaves para cuidar de sua saúde digestiva. Apesar de existirem muitos fatores que intervêm sobre este sistema, uma nutrição adequada otimiza os processos tanto de absorção de nutrientes quanto de eliminação dos rejeitos.

Quando os hábitos alimentares são pouco saudáveis, o pH do estômago muda e se desencadeiam reações negativas que podem afetar a qualidade de vida. Entretanto, ingerir fibra, probióticos e alimentos antioxidantes melhora suas funções e previne doenças.

Que outros hábitos alimentares te ajudam a cuidar de sua saúde digestiva? Na realidade há muitas coisas que você pode fazer para alcançar este objetivo, como essas dicas que apresentaremos a seguir.

Por que é importante cuidar de sua saúde digestiva?

Homem com dor de barriga por problemas digestivosorver os nutrientes que provém dos alimentos e, mais tarde, eliminar esses rejeitos que não são necessários. Ainda que trabalhe dia e noite para realizar estas funções, às vezes apresenta dificuldades.

O problema é que pode ser comprometida pelas más escolhas alimentares e a exposição às toxinas. Além disso, pode sofrer interferências pelo metabolismo lento, a atividade hormonal e o estado emocional.

Se você adota hábitos para cuidar de sua saúde digestiva, estes fatores podem ser detonadores de transtornos inflamatórios, gases e prisão de ventre. De fato, com o tempo podem incidir em doenças de maior importância, como é o caso das úlceras, gastrite ou doença de Crohn.

Leia também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da sua digestão

Como melhorar a alimentação para cuidar de sua saúde digestiva

O risco de desenvolver uma doença do sistema digestivo é permanente, principalmente quando não se vigia a alimentação. Então, é importante fazer algumas mudanças na alimentação e ingerir os nutrientes que apoiam seu bom funcionamento. O que deve fazer?

1. Aumentar o consumo de fibras

Aumentar consumo de fibra para saúde digestiva

 

Os alimentos com alto teor de fibra dietética são chave para cuidar de sua saúde digestiva. Este nutriente essencial ajuda o organismo a processar os alimentos, o que favorece a expulsão dos resíduos não desejados. Além disso, estimula o movimento intestinal e diminui a absorção do colesterol.

Você pode obter fibra de alimentos tais como:

  • Frutas e vegetais crus
  • Frutos secos e sementes
  • Legumes, como lentilhas, grão de bico ou feijões
  • Cereais integrais

2. Ingerir alimentos probióticos

Uma má alimentação altera o pH da flora intestinal e aumenta a suscetibilidade às infecções. Portanto, para equilibrar ou repovoar estes cultivos vivos de bactérias é conveniente aumentar a ingesta de probióticos. Algumas opções são:

  • Iogurte natural
  • Kéfir
  • Chucrute
  • Chá de kombucha
  • Tempeh
  • Miso

3. Beber água e líquidos saudáveis

Beber água e líquidos saudáveis é bom para a saúde digestiva

Uma das medidas para cuidar de sua saúde digestiva é prevenir a prisão de ventre e aumentar o consumo diário de água. Ainda que, às vezes, isso passe desapercebido, este líquido saudável facilita a digestão dos alimentos e promove a limpeza do intestino.

Claro, você pode cumprir com as necessidades tomando infusões, caldos suaves ou qualquer bebida natural.

4. Escolha um bom método de cozimento

Optar por um método de cozimento “leve” não só é determinante para perder peso. Visto que ajuda a conservar as propriedades dos alimentos, são ideais para melhorar o processo digestivo. Assim, ao invés de fazer frituras ou coisas à milanesa, opte por cozinhar ao vapor ou ao forno.

Veja também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da sua digestão

5. Modere o consumo de alimentos que causam flatulências

Alimentos que causam flatulências são ruins para a saúde digestiva

Os alimentos que formam gases no intestino podem causar uma sensação de estômago pesado e indigestão. Por isso, se você quer cuidar da sua saúde digestiva é melhor que modere seu consumo e evite a combinação em um mesmo prato. Assim, os mais comuns costumam ser:

  • Alcachofras
  • Couve-flor ou couve de Bruxelas
  • Feijões e lentilhas
  • Lácteos integrais
  • Alimentos ricos em sódio
  • Bebidas carbonatadas
  • Café e estimulantes
  • Chiclete e doces

6. Mastigue bem os alimentos

O processo de mastigação dos alimentos é uma parte ignorada do processo digestivo. A maior parte das pessoas não mastiga o suficiente e ignora que esta situação afeta a saúde digestiva. Porque é tão importante fazer bem a mastigação?

Enquanto um alimento está na boca, recebe a ação das enzimas que iniciam a degradação dos nutrientes. Além disso, ao mesmo tempo são estimuladas as funções metabólicas para que libere os hormônios que completam a digestão. Então, se você não faz este processo de forma ótima, as digestões são muito mais lentas e pesadas.

7. Evite os processados

Evite alimentos processados

Os aditivos e compostos químicos que alguns alimentos processados contêm podem causar alterações sobre as bactérias intestinais. Por outro lado, estas comidas estão cheias de gorduras saturadas, proteínas e açúcares que tornam a digestão mais lenta.

Apesar de comê-los de forma esporádica não representar um problema, se adicioná-los na dieta regular estarão diretamente relacionados com a inflamação e os recorrentes problemas estomacais. Por conseguinte, para cuidar de sua saúde digestiva você deve evitar comidas como:

  • Carnes embutidas
  • Frituras e lanches de pacote
  • Comidas enlatadas e pré-feitas
  • Hambúrgueres e hot dogs
  • Pão e produtos de panificação industrial

Você já segue estas dicas para melhorar e cuidar da digestão? Se não, coloque-as em prática agora. Ainda, não se esqueça de complementá-las com exercícios físicos e checkups médicos regulares.