Combata a flacidez e as rugas com gel de pepino e babosa

· 1 de outubro de 2015
Seus ingredientes são conhecidos por suas propriedades benéficas para a pele. O pepino retarda a ação dos radicais livres, enquanto que a babosa regenera os tecidos.

Aprenda nesse artigo como fazer um gel de pepino e babosa caseiro para tratar o envelhecimento da pele.

O envelhecimento é um processo natural que aparece em algum momento de nossas vidas. Entretanto, o estilo de vida atual faz com este processo ocorra mais rapidamente, fazendo a pele perder sua firmeza antes do tempo e começar a sofrer de rugas prematuras.

Felizmente foram feitas grandes descobertas de ingredientes que atuam para reduzir envelhecimento precoce e estimular regeneração celular.

Entre esses ingredientes, que têm propriedades incríveis para a pele, estão o pepino e a babosa. Ambos estão sendo usados na indústria cosmética como compostos ativos dos produtos para nutrir, reafirmar e rejuvenescer.

No entanto, não é preciso investir grandes somas de dinheiro em tratamentos caros para aproveitar os benefícios desses dois aliados da pele. Nesta ocasião nós vamos compartilhar uma receita muito especial para fazer um gel de pepino e babosa caseiro reafirmador e antirrugas.

Quais são os benefícios do pepino para a pele?gel de pepino e babosa

O pepino é uma hortaliça composta por até 97% de água e por uma grande quantidade de nutrientes que beneficiam a saúde do corpo e, claro, da pele.

Por muitos anos, este ingrediente tem sido usado em muitas rotinas de beleza por suas propriedades revigorantes e restauradoras. Essas propriedades ajudam a tratar problemas tais como as bolsas e as olheiras.

Seu alto teor de água combinado com a vitamina E faz com que o pepino não apenas repare e hidrate como também proteja as células da pele.

Por outro lado, contém compostos antioxidantes que ajudam a diminuir a ação dos radicais livres que afetam a pele e que podem causar o envelhecimento precoce, reduzindo a produção de colágeno e da elastina.

Tem um alto poder adstringente que ajuda a limpar, pois contribui para o controle da oleosidade e problemas como acne.

Veja também: Você sabia isso sobre os pepinos? Vai querer comê-los sempre!

Quais são os benefícios da babosa para a pele?

A babosa é uma planta altamente valorizada na indústria cosmética, devido ao seu alto teor de nutrientes e propriedades.

Um de seus principais benefícios é o seu efeito adstringente, capaz de limpar a pele, desde suas camadas mais profundas. Dessa forma, favorece a remoção de toda sujeira e evita a obstrução dos poros.

A babosa, também é um poderoso hidratante natural que ajuda a manter a elasticidade da pele, enquanto lhe dá umidade e evita o ressecamento.

Em termos de prevenção do envelhecimento precoce, ressalta-se a sua capacidade de regenerar os tecidos da pele. Além disso, é capaz de estimular e fortalecer fibras de colágeno e elastina, que previnem e reduzem as rugas.

Além de tudo isso, tem uma ação antibacteriana que ajuda a tratar e eliminar a acne, reduzindo a irritação e evitando as cicatrizes que tendem ocorrer quando este problema se dá de forma crônica.

Recomendamos que você leia: 10 usos espetaculares da babosa (aloe vera)

Como preparar o gel de pepino e babosa?como fazer gel de pepino e babosa

O gel de pepino e babosa é um creme que combina propriedades destes ingredientes para regenerar células e prevenir flacidez.

Este produto natural é muito fácil de preparar e pode ser incluído na rotina de beleza tanto para prevenir como para combater todos os sinais de envelhecimento.

Ingredientes

  • ½ xícara água destilada (125 ml)
  • 1/2 xícara pepino sem sementes (50 g)
  • ½ xícara de gel de babosa
  • 1 cápsula de vitamina E (opcional)

Preparação

  • Em primeiro lugar, coloque no liquidificador a meia xícara de água destilada, a meia xícara de pepino e a meia de babosa.
  • Em seguida, processe todos os ingredientes até ficarem bem incorporados e, opcionalmente, você pode adicionar uma cápsula de vitamina E.
  • Quando estiver pronto, despeje em um frasco com tampa e reserve na geladeira para durar mais tempo.

Modo de aplicação

  • Antes de dormir, lave cuidadosamente todo o rosto com água e um sabonete suave.
  • Aplique o tratamento com uma escova e deixe agir durante a noite para que suas propriedades penetrem e ajam durante as horas de descanso.
  • Na manhã seguinte, lave com água morna.
  • Grindlay, D., & Reynolds, T. (1986). The Aloe vera phenomenon: A review of the properties and modern uses of the leaf parenchyma gel. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/0378-8741(86)90085-1
  • FERREIRA, S. L., ; VERAS, L. B. S., A, ; BARBOSA. M. C. N., A, ; LIMA. M., ;, SOUSA, A, C., … ; ROCHA, L. B. S. (2017). Faculdade Maurício de Nassau, Teresina PI, Brasil . 1. Retrieved from https://gpicursos.com/interagin/gestor/uploads/trabalhos-feirahospitalarpiaui/3ed017f87c27fed043d9ffef3695d377.pdf
  • Davalo, M. J., Rondon, J. N., Rezende, R. A. F. de, Peruca, R. D., Souza, A. P. de, Carvalho, C. M. E., … Itavo, L. C. V. (2014). Efeitos Da Utilização Do Gel De Babosa No Crescimento Inicial De Plântulas. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 18(1), 132–136. https://doi.org/10.5902/2236117010851