Coisas que os pais fazem ao cuidar dos filhos

· 14 de março de 2019
Quando os pais ficam sozinhos com seus filhos, muitas coisas divertidas podem acontecer. É importante que pai e filho compartilhem momentos inesquecíveis, porque estes que serão lembrados quando o tempo passar.

Para os pais, cuidar dos filhos pode se tornar uma grande aventura. Sem a presença da mãe, pai e filho podem fazer planos juntos. Descubra algumas coisas que todo pai faz quando está cuidando dos filhos.

Quais são as coisas que todo pai faz quando está cuidando dos filhos?

1. Quebrar as regras da mãe

Cuidar dos filhos requer habilidade

As mães costumam colocar regras mais rígidas, enquanto os pais se deixam convencer mais facilmente. Por essa razão, a primeira coisa que todo pai faz ao cuidar de seus filhos é quebrar certas regras. Claro, o acordo é: a mamãe não pode descobrir.

Regra de uma mãe típica: não comer muito doce ou fast food. Embora saibamos que muito doce ou fast food pode ser prejudicial para a saúde da criança, uma vez por ano não tem problema.

É por isso que o pai acaba comprando doces para seu filho assistir ao filme que ele adora ou pede uma pizza para comerem algo diferente sem bagunçar a cozinha da mãe. Muito atencioso da parte dele!

2. Assistir a programas infantis

O pai, ocasionalmente, pode colocar para fora sua criança interior. Ele aproveita aquelas tardes em que a mãe tem que sair e ele é o responsável pela casa e pela criança para fazer uma pausa e sentar ao lado de seu filho para assistir televisão.

Os programas infantis são sempre uma opção de entretenimento e aprendizado, já que, como são dedicados às crianças, eles têm um conteúdo muito interessante e despertam interesse e humor em qualquer pessoa de qualquer idade. Pai e filho, sozinhos em casa, uma TV e um bom programa para crianças são uma combinação perfeita para passar uma tarde e esquecer o dever de casa. Apenas por um dia!

São esses pequenos momentos que a criança irá lembrar, por mais simples que pareçam, porque não se trata apenas de assistir à televisão, mas de a criança se sentir acompanhada e empolgada com o pai e o afeto que ele lhe dá.

3. Praticar algum esporte

Sim, os esportes também são algumas das coisas que todo pai faz quando está sozinho com as crianças. Os pais costumam gostar de ensinar aos filhos alguma disciplina esportiva, porque, ao mesmo tempo, os ensina a serem fortes e perseverantes. Além disso, praticar esportes é uma excelente maneira de passar um final de semana.

Não deixe de ler: Perguntas aos professores de nossos filhos

Cuidar dos filhos requer tempo

É completamente natural que as crianças herdem essa paixão pelo esporte que seus pais têm. Portanto, praticar alguma atividade física com seu filho não apenas fortalecerá o relacionamento, mas também será benéfico para a saúde dos dois.

Não importa qual esporte você pratique ou se o seu filho não gosta da mesma coisa que você: apenas apoie-o e passem um tempo de qualidade juntos. Sempre ensine algo novo e não tenha medo de aprender com ele.

Seu filho é muito inteligente e, se ele for apaixonado pelo que faz, certamente saberá muitas coisas que você ainda não conhece. Não deixe de se interessar por tudo o que ele diz e pergunte como ele aprendeu. Desta forma, você aproveitará o tempo livre para fazer algo divertido e sair da rotina.

4. Cozinhar o jantar juntos

Esta é uma das melhores coisas que todo pai faz quando está cuidando dos filhos. No entanto, existem algumas regras que você deve seguir se quiser entrar na cozinha com seu filho:

  • Tudo o que você usar, deve colocar de volta no lugar.
  • A cozinha não pode ficar suja.
  • Não troque o lugar dos utensílios da cozinha.
  • Não deixe a criança chegar muito perto do fogo.
  • Tenha cuidado com utensílios afiados e elétricos.

Essas são as coisas que a mãe diria e que, na verdade, você deve fazer para não deixá-la irritada. No entanto, este é o momento perfeito para ensinar seu filho a valorizar todo o esforço de sua mãe e por que é importante ajudá-la.

Prepare um jantar surpresa para a mãe com seu filho. Esta é uma ótima estratégia para vocês passarem um tempo juntos e também ensinar a importância do trabalho em equipe.

5. Faça as crianças voarem

Para o seu filho, você é o herói dele. Seus poderes o deixam incrivelmente feliz. Não quebre essa ilusão e a confiança que ele tem.

Ele acha que você tem super força; pegue ele no colo e gire-o no ar, como se estivesse fazendo ele voar. Fale para ele estender os braços, fechar os olhos e deixar a sua imaginação tocar o céu. O sorriso dele te deixará extremamente feliz.

Não importa quantos anos você tenha: ele não deixará de ser seu filho e você será o seu maior exemplo. Você sempre terá a oportunidade de fazê-lo voar assim, mesmo depois de 20 anos. Você só deve lembrá-lo desses momentos que compartilharam e deixá-lo ciente de que ele sempre poderá contar com você.

6. Leia histórias antes dele ir dormir

Entre as coisas que todo pai faz quando está com seus filhos, sem dúvida, é ler as melhores histórias com um tom de voz engraçado. Seu filho adora histórias, e muito mais se forem contadas antes da hora de ir dormir. Essa é uma boa estratégia para incentivá-lo a ler.

Confira também: As crianças aprendem a rir com seus pais

Cuidar dos filhos requer paciência

Sabemos que a rotina pode ser bastante agitada. No entanto, este é o momento certo para lembrar ao seu filho o quanto você se importa e que, mesmo que esteja trabalhando, você pode passar algum tempo com ele.

Antes de dormir, sempre converse com ele e pergunte como foi seu dia, leia uma história interessante e deixe-o sempre curioso sobre o que acontecerá na história. Então, na noite seguinte, ele estará muito mais ansioso para ir para a cama e ouvir você ler.

Passar bons momentos com seu filho é a melhor maneira de fortalecer o relacionamento de vocês. Não tenha medo de desobedecer a mãe às vezes e consentir as vontade de seu filho.

Lembre-se de que ser permissivo com seu filho não significa deixá-lo fazer o que ele quer ou incitá-lo a desobedecer a mãe. É sobre ensinar, educar e mimar. Um pouquinho de mimo de vez em quando não faz mal a ninguém.

 

  • Solís-Cámara, P., & Díaza Moreno, M. (2007). Relaciones entre creencias y prácticas de crianza de padres con niños pequeños. Anales de Psicología.

  • Solís-Cámara R., P., & Romero, M. D. (2002). Efectos de un programa de crianza para mamás y papás de niños pequeños: La importancia del nivel educativo de los padres. Revista Latinoamericana de Psicologia.

  • Mirelis, J. L., P., O., & Vázquez, J. M. (2010). Los niños y la televisión. Revista Española de La Opinión Pública. https://doi.org/10.2307/40180663