5 recomendações para pais e mães sem tempo

· 30 de agosto de 2018
Múltiplas ocupações e o trabalho doméstico podem roubar o seu tempo com as crianças. É importante aprender a combinar as obrigações com a vida familiar para não afetar o desenvolvimento dos seus filhos.

O estilo de vida moderno é a razão pela qual existem muitos pais e mães sem tempo. Ter que cumprir um dia de trabalho exaustivo dificulta a dedicação à família.

Essa situação, além de preocupante, é um dos principais gatilhos do estresse entre os pais, principalmente se os filhos forem muito jovens.

Embora existam serviços para cuidar das crianças e facilitar as tarefas domésticas, a ausência dos pais pode causar consequências negativas na personalidade e no comportamento dos filhos.

Eles precisam sentir que são importantes para os pais, e precisam de tempo para fortalecer o vínculo e a confiança. No entanto, com a falta de tempo, às vezes parece que um dia não é suficiente.

Como combinar o trabalho com as obrigações parentais? O que fazer para aprimorar seu tempo? Se você fizer parte do grupo de pais e mães sem tempo, não deixe de seguir as dicas a seguir.

Recomendações para pais e mães sem tempo

Passar um tempo de qualidade com as crianças é um fator determinante em seu processo de desenvolvimento integral, por esse motivo, é normal que pais e mães sem tempo sintam uma grande preocupação.

Uma das missões como pais é estabelecer um relacionamento construtivo e forte, no qual a comunicação e a confiança predominam.

No entanto, devido às muitas ocupações diárias, esses detalhes são às vezes esquecidos. O que pode ser feito a esse respeito?

1. Faça da sua família uma prioridade

Brincar com os filhos é uma das recomendações para pais e mães

É difícil dedicar tempo exclusivo para a família quando há muito trabalho; no entanto, isso é tão ou mais importante do que ganhar o dinheiro necessário para sobreviver.

Não se trata de deixar de lado as obrigações profissionais para poder cumprir o papel de pai. Embora às vezes um dos membros do casal o faça, nem sempre é necessário.

Estabelecer prioridades é entender que nem tudo pode girar em torno do trabalho. Embora um dinheiro “extra” nunca seja ruim, é melhor evitar o excesso de horas de trabalho para poder passar um tempo de qualidade com as crianças.

Dicas:

  • Evite trabalhar horas extras em casa. Compartilhe com seus filhos o horário das refeições e qualquer horário livre.
  • Se possível, programe uma noite em família para fazer atividades juntos, pelo menos uma vez por semana.

2. Distribua as obrigações domésticas

O trabalho doméstico também pode roubar um tempo valioso que deveria ser para a família. Algumas mães levam o dia todo para realizá-las, e outras precisam fazê-las antes ou depois de irem trabalhar.

É essencial que haja um acordo de parceria para evitar sobrecarregar apenas uma pessoa com todas as tarefas. Distribuir as obrigações aprimora o tempo e permite passar mais momentos com as crianças.

Na verdade, à medida que as crianças crescem, é bom ensinar que elas podem ajudar com diferentes tarefas. Isso fortalece a ideia de que “todos devem colaborar”.

Dicas:

  • Distribua o trabalho doméstico com seu parceiro e filhos.
  • Defina um cronograma para que ele seja cumprido e use o tempo livre para fazer algo divertido.

3. Mostre interesse no dever de casa das crianças

Fazer atividades com os filhos é uma das recomendações para pais e mães

A etapa escolar é uma das mais importantes na vida de cada criança. Portanto, pais e mães sem tempo devem fazer todo o possível para estar ciente de como o filho está se desenvolvendo.

Neste processo, existem algumas dificuldades e dúvidas que, para as crianças, só podem ser resolvidas pelos pais. Não ter tempo para elas pode causar medos e frustrações.

Dicas:

  • Use seu tempo livre para ver como as notas da escola estão indo.
  • Verifique todos os dias se eles estão cumprindo suas tarefas e deveres.
  • Tire algum tempo para perguntar a ele sobre a vida na escola. Descubra se ele tem amigos ou se teve algum problema com seus colegas.

4. Crie tempo de qualidade

Quando as crianças são pequenas, e até mesmo quando crescem, as horas entre o retorno para casa e a hora de dormir desempenham um papel decisivo na criação de um vínculo afetivo.

Essas horas livres, assim como as férias ou feriados, são a oportunidade perfeita para realizar com eles alguma atividade especial.

Criar um tempo de qualidade é poder aproveitar todas as oportunidades para brincar, demonstrar afeto e explicar por que é necessário ficar ausente para trabalhar.

Dicas:

  • Use seu tempo livre para brincar com seus filhos pequenos ou conversar com os mais velhos.
  • Planeje atividades que possam ser divertidas para todos: esportes ao ar livre, tardes no cinema, passeios de bicicleta ou excursões.

5. Aprenda a ouvir

Conversar com os filhos é uma das recomendações para pais e mães

Um dos maiores erros que pais e mães sem tempo cometem é não ouvir seus filhos quando eles querem perguntar ou contar alguma experiência.

Muito cuidado! Estar atento para entender o que as crianças estão tentando dizer com suas palavras, expressões e estado de espírito é essencial para criar um ambiente de boa comunicação e confiança.

A maneira de responder às preocupações deles e a atenção dada pode prevenir ou detectar muitas situações traumáticas pelas quais eles podem passar.

Dicas:

  • Esteja disposto a ouvir seu filho sempre que ele quiser.
  • Evite ser rude ou explosivo quando chamar atenção dele; não é bom criar medo.

A falta de tempo não é desculpa para negligenciar a educação dos seus filhos. Embora a tarefa possa ser difícil, eles devem ser a prioridade. Você já passou um tempo com eles hoje?