8 perguntas aos professores de nossos filhos que devemos fazer

A educação das crianças começa em casa e continua na escola. Mas o que devemos perguntar aos professores sobre isso? Nós vamos te contar aqui.
8 perguntas aos professores de nossos filhos que devemos fazer

Escrito por Thady Carabaño

Última atualização: 23 agosto, 2022

As crianças passam boa parte do dia na escola. Portanto, a boa comunicação que temos com os professores de nossos filhos é fundamental para apoiar e fortalecer seu processo de aprendizagem nas escolas.

No entanto, também é bom saber se eles estão bem no sentido mais amplo da palavra. Na escola, as crianças não apenas aprendem. Elas também socializam, sofrem suas primeiras derrotas e enfrentam seus primeiros problemas sozinhas.

É verdade que os seus filhos serão a sua primeira fonte de informação, mas você também terá de conhecer o ponto de vista dos professores,  com quem partilham boa parte do seu dia a dia. Vamos falar mais sobre o assunto.

As 8 perguntas chaves para os professores de nossos filhos

Essas questões nos permitirão aprofundar tanto no desempenho escolar em sala de aula, quanto nas relações das crianças com o ambiente escolar.

1. Como é o rendimento do meu filho na escola?

Como é o rendimento?
A avaliação do desempenho dos alunos realizada pelos professores costuma levar em consideração vários aspectos.

Em primeiro lugar, devemos saber dos professores de nossos filhos é como está seu desempenho escolar. Isso vai mais além da qualificação escolar que possa aparecer em um boletim de notas ou no resultado de uma prova.

Temos que perguntar aos professores de nossos filhos se eles trabalham bem enquanto estão na sala. É importante saber se estão focados nas atividades, se mostram interesse pelo processo de aprendizado ou se terminam a tempo as tarefas designadas.

2. Qual é a metodologia de trabalho que é utilizada dentro da sala de aula?

Quando estamos no processo de selecionar uma escola para os nossos filhos, devemos saber qual é a metodologia de trabalho. Certamente a resposta do professor estará relacionada com a linha pedagógica da instituição educativa.

É importante saber se os professores mandarão deveres para realizar fora do horário escolar, ou preferem que todo o processo se concentre dentro da sala, se é uma escola aberta, ou trabalham por projetos. E, é claro, devemos estar de acordo com essa metodologia de trabalho.

3.  Como posso apoiar meu filho em casa?

O processo de aprendizado pode ser reforçado e melhorado em casa. Para isso, é importante saber que o papel dos pais é o de resolver dúvidas e fazer com que as responsabilidades sejam cumpridas. Em nenhum caso trata-se de fazer os deveres pelos filhos nem de sobrecarregá-los com tarefas extras.

Quando os pais se envolvem no trabalho escolar que as crianças desenvolvem em casa é importante que levem em consideração os seguintes fatores:

  • É necessário estabelecer um plano de estudo com os professores.
  • É necessário garantir que as crianças possam estudar ou fazer seus deveres em um ambiente tranquilo.
  • As crianças devem estar descansadas na hora de estudar e de fazer os deveres.
  • Os pais devem fazer com que o tempo de estudo seja sem brigas e que não se associe a um castigo.

4. Há algum sistema de estímulo ao esforço dos alunos?

Pergunte aos professores de seus filhos como valorizam o esforço dos estudantes. De novo, trata-se de ver muito além das qualificações escolares. Averigue se dentro da sala, ou até mesmo dentro da instituição, fazem algum tipo de reconhecimento aos estudantes que se destacam por seu desempenho.

Também é bom saber como se estimula o esforço das crianças: com que frequência muda-se o ambiente de aprendizado, se as crianças têm a oportunidade de falar e propor o que é mais relevante ou importante…

5. Como meus filhos se comportam dentro da sala de aula?

O tema do bom comportamento inclui o respeito aos professores e aos companheiros de estudo, ao cumprimento das normas estabelecidas dentro da escola, como se relaciona com as demais crianças. Certamente se as crianças tiverem um mau comportamento, os professores comunicarão imediatamente os pais.

Mesmo assim, ainda que não receba queixas, é bom perguntar com frequência aos professores.

6. Como é a interação de meus filhos com seus companheiros?

A escola é o espaço onde a criança faz suas primeiras amizades e também tem seus primeiros atritos. Saber como seu filho se relaciona com seus companheiros faz parte de seu bem-estar.

Os professores de seus filhos devem te informar se estes compartilham e brincam com seus colegas nos intervalos. Se também são capazes de trabalhar em equipe, como se comportam quando estão com seu grupo de amigos, etc.

7. Quais são os procedimentos quando um aluno se comporta mal?

As punições
É sempre necessário saber os métodos que os professores usam para fazer as correções. A violência não é uma opção.

Esta é uma pergunta fundamental. Devemos saber se os professores dos nossos filhos são a favor ou contra os castigosquais medidas são tomadas no caso de problemas de comportamento entre as crianças.

O bullying escolar é um problema crescente em todo o planeta. É importante se informar sobre quais são os procedimentos nestes casos, tanto se seus filhos são as vítimas ou se são os agressores.

8. Como posso ajudar a melhorar?

Frequentemente os pais deixam os filhos na escola e não colaboram de nenhuma forma com o que ocorre dentro desta. Limitam-se a receber o boletim de notas ou conversar com os professores somente quando são convidados.

Também, ofereça-se para ajudar nas jornadas escolares ou em qualquer atividade que requeira a participação dos pais. A educação é um trabalho conjunto. 

O respeito é o mais importante

Anos atrás, o respeito pela figura de autoridade era cumprido à risca tanto pelos pais quanto pelos alunos. No entanto, hoje muitos pais  superprotegem  seus filhos e até  ameaçam ou questionam os professores.

Essa atitude é muito prejudicial para as crianças. Se virem os pais agindo assim com o professor, eles  imitarão o comportamento dos pais em sala de aula , o que causará problemas em curto prazo.

Sejamos sensatos e  desenvolvamos uma relação assertiva com os professores.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.