Como clarear o cabelo de forma natural
O segredo de clarear o cabelo de forma natural está em ser constante e usar ingredientes naturais que não prejudiquem a estrutura dos fios. Afinal, sejam claros ou escuros, cabelos bem cuidados é que são os mais bonitos.
Um tom mais suave ilumina o rosto e destaca a beleza natural de muitas mulheres. Por isso, revelaremos como é possível intensificar os tons loiros ou clarear fios mais escuros com uma receita para iluminar fios de cabelos pretos com alguns tons de loiro. Confira nesse artigo!
Clarear o cabelo com ruibarbo
Conhece o ruibarbo? Apesar de comestível, no Brasil é mais usado como remédio. Parece com o aipo, com cores vermelhas e esverdeadas.
O ruibarbo garante muito brilho para o cabelo e ajuda os fios castanhos a adquirir reflexos ruivos, ou que o ruivo escuro tenha matizes mais claros.
Vale a pena prová-lo. Anote as instruções:
Ingredientes
- 5 colheres de sopa de ruibarbo picado
- ½ litro de água
Modo de preparo:
- Primeiramente, cozinhe o ruibarbo com meio litro de água.
- Em seguida, deixe ferver por cerca de 15 a 20 minutos.
- Logo após esse tempo, coe o líquido.
- Quando estiver morno, use a água com ruibarbo para lavar o cabelo úmido.
Todos os fios devem receber a água de ruibarbo igualmente, para obter uma coloração homogênea. - Cubra os cabelos com uma touca e deixe agir por 30 minutos.
- Enxágue normalmente, com um xampu e condicionador hidratantes.
- Repita o procedimento duas vezes por semana para notar os resultados.
Máscara de ovo, cerveja e limão
O limão clareia os cabelos porque o ácido cítrico reage com o sol. Como pode ressecar os cabelos, sugerimos uma receita que inclui as propriedades hidratantes do ovo.
Recomenda-se realizar este tratamento duas vezes por semana, durante um mês. Após o período, o melhor é voltar a utilizá-lo apenas depois de algumas semanas.
A razão do repouso é que, o limão ajuda a ter cabelos mais claros, mas usá-lo em excesso pode danificar os fios. Assim, o melhor é limitar seu uso para apenas alguns períodos de tempo.
Também não se recomenda utilizar esta receita no verão, quando o sol está muito forte.
Ingredientes
- 1 clara de ovo
- 100 ml de cerveja sem álcool
- Suco de ½ limão
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, bata a clara de ovo até deixá-la no ponto de neve.
- Em seguida, adicione a cerveja sem álcool.
- Mexa bem e, por fim, junte o suco de meio limão. Muito fácil!
Aplique esse tratamento com os cabelos úmidos, massageando profundamente com a ponta dos dedos. Deixe atuar por 20 minutos e, depois, lave os cabelos normalmente com seu xampu e condicionador. Os resultados vão impressionar.
Leia mais: Remédios caseiros para clarear as axilas
Como dar brilho e tons mais claros em cabelos negros ou castanho-escuros
Seus cabelos são negros ou muito escuros e gostaria de ter reflexos mais luminosos? Bem, nenhum tratamento natural poderá fazer o tom de cabelos negros chegarem a um castanho claro, mas é possível deixar os fios mais reluzentes e com tons mais claros.
O resultado vale a pena. Confira estes conselhos:
1. Clarear cabelos escuros com lavanda, sálvia e canela
Ingredientes
- 1 colher de chá de lavanda seca ou fresca
- 1 colher de chá de sálvia
- 1 pau de canela
- ½ litro de água
Como fazer?
O que faremos é uma espécie de chá, utilizando todos esses produtos naturais. Cuidarão do seu cabelo, pois não são nada agressivos, como acontece com o limão, se fizermos uso excessivo dele. Também oferecem grandes resultados para os cabelos mais escuros.
- Primeiramente, leve meio litro de água ao fogo para ferver.
- Em seguida, junte a canela, a lavanda e a sálvia.
- Deixe ferver por cerca de 15 minutos.
- Logo após esse tempo, deixe esfriar um pouco e coe o líquido.
- Esta água será aplicada sobre os cabelos úmidos. Cubra com uma touca e deixe agir por 20 minutos.
- Em seguida, enxágue com um xampu hidratante.
Quer saber mais? 8 tratamentos caseiros para clarear a pele
2. Como clarear cabelos escuros com alecrim
Ingredientes
- 100 g de alecrim
- 1 litro de água
Modo de preparo:
- Prepare um chá de alecrim fresco e, depois de frio, aplique sobre os cabelos úmidos.
- Aplique duas vezes por semana, ou quantas vezes quiser.
O alecrim é também um excelente anti-inflamatório e estimulante da circulação, prevenindo a queda e estimulando o crescimento dos fios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ruiz Sotillo, M. D., & Criado Vega, T. (2016). Belleza y cuidado del cabello en los recetarios castellanos medievales: El teñido y la lucha contra la alopecia. https://helvia.uco.es/handle/10396/14131
- JIMÉNEZ, M. C., & DE PELUQUERÍA, C. I. C. L. O. F. O. R. M. A. T. I. V. O. PREPARACIÓN DE COSMÉTICOS CAPILARES NATURALES PARA TINTAR Y RECUPERAR EL BRILLO DEL CABELLO, CON ALUMNOS/AS DE FORMACIÓN PROFESIONAL. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_29/MANUELA_CHAVES_1.pdf
- Martinello, M. A., & Pramparo, M. (2005). Poder antioxidante de extractos de romero concentrados por destilación molecular. Información tecnológica, 16(5), 17-20. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07642005000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en
- Khalil, R., & Li, Z. G. (2011). Antimicrobial activity of essential oil of Salvia officinalis L. collected in Syria. African Journal of Biotechnology, 10(42), 8397-8402. https://www.ajol.info/index.php/ajb/article/view/95425
- Rao, Y. M., & Sujatha, P. (2008). Formulation and evaluation of commonly used natural hair colorants. http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/5644
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.