Como preparar um chá de flor de cerejeira para combater a retenção de líquidos

Para aliviar a retenção de líquidos, você deve beber o chá de flor de cerejeira após as três refeições principais, acompanhado de uma dieta saudável e da prática de exercícios de intensidade moderada.
Como preparar um chá de flor de cerejeira para combater a retenção de líquidos

Última atualização: 11 Setembro, 2021

O chá de flor de cerejeira pode ajudar a combater a retenção de líquidos, uma condição que ocorre quando há um acúmulo anormal de líquidos nos tecidos do corpo.

O sintoma mais óbvio é uma inflamação notável nas articulações. No entanto, também pode ocorrer no abdômen e no rosto.

O chá de flor de cerejeira é muito valorizado na medicina oriental tradicional pelas suas incríveis propriedades terapêuticas. Consiste em uma bebida natural com efeitos diuréticos que ajudam a aliviar o edema no corpo.

O que causa a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos, também conhecida como edema, é caracterizada pelo acúmulo anormal de líquidos em nosso corpo, principalmente nas articulações.

Ocorre quando os vasos sanguíneos depositam muito líquido nos tecidos fora do sistema circulatório, ou quando ele é armazenado sem ser eliminado pelo sangue.

Como resultado, o corpo parece ter sofrido um ganho de peso. Além disso, em alguns casos, causa dor, problemas de circulação e dificuldade para movimentar os membros normalmente.

Felizmente, graças às propriedades de alguns ingredientes naturais, podemos aliviar e reduzir essa condição. Portanto, eles podem ser um complemento perfeito ao tratamento que o médico prescreve, ajudando-nos a potencializar os seus efeitos.

Benefícios do chá de flor de cerejeira

Como preparar chá de flor de cerejeira?

As flores de cerejeira são um símbolo muito popular da cultura japonesa. Elas representam a semente de algo bom que está por vir, bem como a natureza fugaz de uma vida intensa.

As cerejeiras florescem entre março e abril, apenas durante a primavera no hemisfério norte. Suas folhas e flores são comestíveis e fazem parte de muitos pratos da culinária oriental.

A nível medicinal, elas têm sido usadas há milhares de anos, embora somente algumas décadas atrás tenham se espalhado para outros lugares além dos países orientais.

Durante o processo de fermentação a que são submetidas, secretam uma quantidade significativa de antioxidantes que, após serem ingeridos, podem ajudar a proteger as células dos danos oxidativos causados pelos radicais livres.

Benefícios para a saúde cardiovascular

Sem dúvida, o seu principal benefício é em termos de saúde renal e cardíaca, uma vez que ajuda a regular os fluidos corporais, ao mesmo tempo que promove a função renal e reduz o risco de hipertensão.

Isso se deve ao seu importante teor de potássio. Este nutriente, conforme demonstrado por várias pesquisas, é essencial para a nossa saúde cardiovascular e renal. Uma deficiência de potássio está associada ao aumento da pressão arterial (diretamente relacionada à retenção de líquidos) e problemas cardíacos e renais.

Portanto, se quisermos promover o funcionamento dos nossos rins, reduzir a pressão arterial e contribuir para a eliminação de líquidos, é fundamental que tenhamos níveis adequados de potássio. Nesse sentido, a ingestão deste chá de flor de cerejeira pode ser de grande ajuda.

Como preparar o chá de flor de cerejeira para aliviar a retenção de líquidos?

Preparar um chá de flor de cerejeira é bastante simples e pode ser feito sempre que você sentir necessidade de eliminar o excesso de fluidos. Da mesma forma, deve ser mencionado que esta também é a melhor maneira de aproveitar o restante das suas propriedades para a saúde.

Ingredientes

  • 7 colheres de sopa de flores de cerejeira secas (70 g)
  • 1 litro de água

Preparação

  • Primeiro, leve para ferver um litro de água com as cerejeiras secas e, quando ferver, abaixe o fogo e deixe a decocção continuar por mais 15 minutos.
  • Após o tempo recomendado, retire e deixe descansar até esfriar.
  • Por fim, coe o líquido em uma peneira para separar as flores e servir.

Modo de consumo

  • O litro de chá deve ser dividido em três porções por dia, uma após cada refeição principal.
  • Você pode tomá-lo pelo tempo que quiser, mesmo que não sofra mais de retenção de líquidos, como prevenção.
  • Se quiser, pode adoçar com uma colher de chá de mel puro.

Contraindicações

  • Devido ao seu efeito diurético, os pacientes com hipotensão devem ingeri-lo com precaução, sob supervisão médica.
  • Não é recomendado para pessoas com insuficiência renal ou problemas digestivos, como diarreia.
  • Sua administração em crianças pequenas não é recomendada porque pode causar indigestão.

Mais dicas para reduzir a retenção de líquidos

Combata a retenção de líquidos com essas dicas

A retenção de líquidos afeta muitas pessoas e costuma ser um fator que influencia o aparecimento de vários tipos de patologias, como a hipertensão. Por isso, recomendamos que, diante dos primeiros sintomas, você vá ao médico para evitar complicações.

Além disso, queremos especificar que este chá de flor de cerejeira é uma ajuda auxiliar, não um tratamento. Ele pode ser um excelente complemento ao tratamento definido pelo médico, graças ao seu teor de potássio.

A seguir, deixamos algumas últimas recomendações para aumentar ainda mais seus efeitos:

  • Reduza a ingestão de sal. O sódio está diretamente associado à retenção de líquidos.
  • Faça exercício. Priorize exercícios que ajudam a movimentar as articulações e a estimular a circulação.
  • Experimente massagear as áreas afetadas. Idealmente, você deve consultar um fisioterapeuta.
  • Eleve a área afetada acima do coração.
  • Mantenha a área limpa e protegida, pois muitas vezes ela fica mais sensível.

A retenção de líquidos pode ser um problema muito incômodo que afeta a nossa qualidade de vida. No entanto, com essas dicas e com a incorporação deste chá de flor de cerejeira em sua dieta, você verá como sua condição vai melhorar consideravelmente. Vá em frente e experimente!

Pode interessar a você...
3 batidos caseiros para combater a retenção de líquidos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 batidos caseiros para combater a retenção de líquidos

Frutas ricas em água, como o abacaxi, o melão, a melancia, o mamão, entre outras, são os principais ingredientes para combater a retenção de líquid...