6 causas possíveis para o aparecimento de um caroço na cabeça

As causas para o aparecimento de um caroço na cabeça são muito variadas e vão desde condições inflamatórias até o acúmulo de substâncias abaixo do couro cabeludo. Vejamos as etiologias mais frequentes.
6 causas possíveis para o aparecimento de um caroço na cabeça

Última atualização: 12 janeiro, 2022

Os caroços na cabeça são pequenas massas de consistência e tamanho variáveis que geralmente aparecem de forma progressiva. Da mesma forma, sentir um aumento de volume nessa área nem sempre é indicativo de um processo maligno. A seguir mostramos 6 causas possíveis para apresentar um caroço na cabeça.

A cabeça humana é coberta por várias camadas nas quais estão vários tipos de glândulas, vasos sanguíneos e terminações nervosas. Além disso esse local é protegido pelos ossos cranianos que circundam completamente as estruturas encefálicas.

A presença de um caroço na cabeça geralmente não está acompanhada de outros sintomas, portanto eles passam despercebidos para algumas pessoas por um longo tempo; no entanto, é possível sentir desconforto ao tocar o couro cabeludo. A avaliação precoce por um profissional é fundamental se a lesão for persistente.

Causas comuns para o aparecimento de um caroço na cabeça

As pessoas costumam ficar alarmadas quando sentem um caroço na pele do crânio. No entanto essas lesões geralmente não são perigosas, e grande parte delas desaparece rapidamente com o tratamento.

1. Traumatismo craniano

Pancadas diretas na cabeça costumam resultar em um caroço de tamanho variado. Geralmente o aumento no volume do couro cabeludo é de natureza inflamatória. Nesse sentido a pessoa afetada pode apresentar dor, cefaleia e vermelhidão no local do trauma.

Além disso, pancadas de alta intensidade na cabeça estão associadas a inchaços e sangramentos maiores. Estudos afirmam que no trauma cranioencefálico leve é comum que o paciente apresente um hematoma subgaleal sem fratura de crânio. Isso nada mais é do que um acúmulo de sangue entre o couro cabeludo e os ossos da cabeça.

Os caroços provocados por pancadas leves a moderadas geralmente desaparecem por conta própria após alguns dias. No entanto, é aconselhável utilizar compressas frias e analgésicos para aliviar os sintomas.

Em caso de traumatismo intenso com perda de consciência, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

 

O seguinte artigo também pode te interessar: O que fazer se meu bebê bater a cabeça

2. Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma condição caracterizada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas da pele. Essa é uma das causas mais frequentes do aparecimento de um caroço na cabeça e costuma estar acompanhada por crostas esbranquiçadas e caspas. Além disso algumas pessoas podem apresentar coceira e vermelhidão.

As pesquisas indicam que o local mais afetado é o couro cabeludo, devido ao grande número de glândulas sebáceas presentes no mesmo. No entanto, essa condição também pode afetar as sobrancelhas, nariz, tórax e pálpebras. A área ao redor do caroço geralmente é lisa e sensível à dor.

O diagnóstico da dermatite seborreica é feito por um dermatologista. O tratamento geralmente inclui o uso de shampoos ceratolíticos e antifúngicos, além de corticosteroides tópicos.

Dermatite seborreica na sobrancelha.
Não apenas o couro cabeludo é suscetível à dermatite seborreica. Ela também pode estar localizada nas sobrancelhas.

3. Lipomas e cistos sebáceos

Lipoma é um pequeno tumor gorduroso benigno que se forma entre a pele e o tecido muscular subjacente. É comum que eles apareçam na parte de trás da cabeça, membros e tórax. Esse tipo de lesão pode ser indolor ou estar acompanhada de desconforto, indicando a necessidade de remoção cirúrgica.

Por outro lado, os cistos sebáceos aparecem como um caroço na cabeça que contém um líquido gorduroso, produto da obstrução de um ducto folicular por diferentes causas. Eles podem ser desconfortáveis ao escovar o cabelo, e a presença de dor geralmente indica uma infecção do cisto.

Leia também o seguinte artigo: O que é um dermatofibroma?

4. Foliculite

Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos encontrados na pele. Geralmente essa condição é rara no couro cabeludo e costuma estar associada à infecção do folículo por bactérias ou fungos. Ela pode se manifestar com uma secreção purulenta.

Além disso, a pessoa afetada pode apresentar coceira e sensibilidade no local. Na maioria dos casos esses caroços desaparecem rapidamente quando o plano de tratamento é estabelecido. O tratamento da foliculite inclui antifúngicos e antibióticos.

5. Reação alérgica

Reações cutâneas alérgicas geralmente se apresentam na forma de urticárias. Elas se caracterizam pelo aparecimento de manchas vermelhas, inchaços, erupções na pele e coceira intensa. Nesse sentido, a alergia a produtos para o cabelo é uma das causas frequentes do aparecimento de um caroço na cabeça.

O tratamento visa reduzir a reação excessiva do sistema imunológico e aliviar os sintomas. Ele inclui o uso de medicamentos antialérgicos como a loratadina ou corticosteroides.

6. Câncer de pele

O câncer de pele é uma das causas do aparecimento de um caroço na cabeça. O carcinoma basocelular é a forma mais comum de lesões tumorais na superfície da pele. Esse tipo de neoplasia se apresenta como uma protuberância perolada, não dolorosa e acompanhada de manchas escuras com bordas elevadas.

É aconselhável procurar atendimento médico caso seja observado um caroço no couro cabeludo com manchas ao redor. O diagnóstico do carcinoma basocelular costuma ser feito por biópsia, e o tratamento geralmente é cirúrgico.

Verificando caroço no couro cabeludo.
Os caroços no couro cabeludo geralmente são palpáveis, mas às vezes existem pequenas alterações que apenas são detectadas através de um exame cuidadoso.

Quando procurar atendimento médico devido a um caroço na cabeça?

As causas para o aparecimento de um caroço na cabeça podem ser muito variadas e, na maioria dos casos, de etiologia benigna. No entanto, é aconselhável consultar um médico caso aconteçam alterações na lesão. Pode ocorrer um aumento, mudança na coloração, aparecimento de novas lesões, secreção purulenta ou sangramentos.

Os profissionais de saúde são as únicas pessoas treinadas para identificar a causa do caroço e indicar as melhores medidas a serem tomadas. Um tratamento imediato é o segredo para garantir um bom prognóstico a longo prazo.

This might interest you...
Por que aparecem espinhas na cabeça?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que aparecem espinhas na cabeça?

As espinhas na cabeça se originam por diferentes causas que podem ser uma simples manifestação de acne ou necessitar tratamento especializado.



  • Rodríguez J, Mederos A, Cisneros M, Estrada M. Trauma craneal leve. Rev Cub Med Mil. 2000  Abr ;  29( 1 ): 46-51.
  • González F. Manejo dermatológico. Rev Obstet Ginecol Venez. 2016  Jun ;  76(1 ): 97-103.
  • Bertona E, De Paulis A, Gutiérrez M, Santa M, et al. Un caso inusual de quiste sebáceo infectado por Dermabacter hominis. Rev. argent. microbiol. 2016  Dic ;  48( 4 ): 303-307.
  • Maldonado C. Foliculitis infecciosas. (Parte I). Rev Cent Dermatol Pascua. 2014 ; 23(3): 90-98.
  • Darias C, Garrido J. Carcinoma basocelular. Un reto actual para el dermatólogo. Rev.Med.Electrón. 2018  Feb ;  40( 1 ): 172-182.
  • Tincopa-Wong Ó. Urticaria y angioedema: una visión general. Acta méd. peruana. 2014  Abr ;  31( 2 ): 111-124.