O que é caseinato de cálcio e para que serve?

O caseinato de cálcio é um composto derivado da proteína do leite. Você sabe quais são suas propriedades e para que serve? Descubra neste artigo.
O que é caseinato de cálcio e para que serve?

Última atualização: 31 Janeiro, 2021

Talvez você já tenha ouvido falar do caseinato de cálcio, uma substância derivada da proteína do leite. No entanto, você sabe o que é e para que serve? Saiba mais sobre o tema a seguir.

O caseinato de cálcio é um composto proveniente da caseína; portanto, tem um alto valor biológico. Nesse sentido, seu uso é popular como suplemento nutricional na prática esportiva, principalmente naquelas atividades que estimulam a síntese muscular.

O que é o caseinato de cálcio?

O caseinato de cálcio, também conhecido como caseinato cálcico, é um sal obtido a partir da extração da proteína predominante do leite.

Caseinato de cálcio em pó

Em geral, esse processo é realizado com a adição de enzimas especializadas, ou por meio de substâncias como o vinagre e o suco de limão, que são capazes de reduzir a acidez dos laticínios. Como consequência, isso causa a coagulação ou precipitação da caseína e a formação do coalho.

A partir do tratamento deste precipitado com hidróxido de cálcio, origina-se este sal.

Propriedades do caseinato de cálcio

O caseinato de cálcio contém cerca de 90% de seu peso em proteínas. Além disso, contém todos os aminoácidos essenciais, o que lhe confere um alto valor biológico e qualidades nutricionais.

Além disso, possui uma contribuição considerável de cálcio, menos de 1% de gordura, fósforo e enxofre em quantidades limitadas, e praticamente não contém lactose.

Os caseinatos são produtos geralmente resistentes ao aquecimento, inclusive mais do que a maioria das proteínas. Além disso,  têm a capacidade de interagir com a água e as gorduras, o que os torna poderosos emulsificantes.

Essas características determinam que esses sais sejam usados ​​como aditivos em vários produtos da indústria alimentar.

Usos do caseinato de cálcio

A utilização mais conhecida deste composto é como suplemento desportivo, uma vez que a caseína, sendo de origem proteica, tem um efeito anticatabólico, o que significa que previne a degradação muscular.

Suplemento proteico

Quando ingerido, é absorvido lentamente. Conforme o corpo digere essa substância, o metabolismo dos aminoácidos é ativado e, com isso, a síntese de proteínas. Desta forma, seu consumo gera um importante efeito saciante.

Em vários estudos, foi determinado que a contribuição de proteínas séricas e caseinatos é útil para alcançar a saciedade em pessoas obesas, e também para cobrir a recomendação de proteínas em pacientes hospitalizados, que apresentam maiores necessidades desse nutriente.

Por ser um suplemento alimentar, é útil para pessoas que realizam exercícios de força, treinos intensos ou que buscam a definição muscular. Em geral, seu consumo é recomendado antes de dormir ou após o treino.

Porém, não é aconselhável tomá-lo sem consultar um profissional habilitado no assunto, pois seu consumo deve acompanhar a dieta alimentar e, por si só, não surtirá efeito.

Usos na indústria alimentícia

Os caseinatos são usados ​​em produtos alimentícios como aditivos e conservantes. Este sal tem como objetivo prolongar a vida útil dos alimentos, agregar valor nutricional e modificar texturas. Alguns dos produtos que o contêm são os seguintes:

  • Sorvete.
  • Biscoitos.
  • Pão de forma.
  • Sopa instantânea.
  • Cremes para café.
  • Cereais para o café da manhã.
  • Bolos e produtos de confeitaria.
Sorvetes de vários sabores

Ingestão de cálcio

Por ser composto de cálcio e ter uma quantidade mínima de lactose, seu uso permite que esse mineral seja fornecido a pessoas que têm intolerância ao açúcar do leite, mas que conseguem digerir essa substância sem problemas. Dessa forma, evita a descalcificação e contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes.

Quem não deve consumi-lo?

Vários estudos têm sugerido que a caseína tem um potencial inflamatório significativo, de modo que alguns indivíduos podem ser alérgicos a ela e seus derivados.

Alergia à caseína

Especificamente, o que acontece é que o corpo do paciente alérgico identifica essa proteína como um composto estranho e libera histamina para neutralizá-la. Consequentemente, surgem reações como diarreia, coceira na garganta, congestão nasal, ardor nos olhos, entre outras.

Veganos

Esta substância é derivada do leite de vaca, por isso não é apropriada para quem segue dietas veganas ou não consome laticínios. Por este motivo, é importante se certificar de que os produtos como café, sopas instantâneas ou biscoitos não a contêm antes de consumi-los.

O que devemos lembrar sobre o caseinato de cálcio?

O caseinato de cálcio é uma substância usada como aditivo alimentar em vários dos produtos que talvez você consuma diariamente. Além disso, por ser um suplemento desportivo, pode ser incorporado na sua dieta se você busca aumentar sua massa muscular.

Lembre-se: antes de usá-lo, você deve consultar um profissional para se certificar de que não há contraindicações.

Pode interessar a você...

Tomar leite faz bem? Conheça os benefícios e riscos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tomar leite faz bem? Conheça os benefícios e riscos

Sempre ouvimos dizer que tomar leite é imprescindível para crescer. No entanto, o consumo de leite está relacionado a alguns problemas de saúde.



  • Weiss-Steider, B., Córdova, Y., Aguiñiga-Sánchez, I., Ledesma-Martínez, E., Domínguez-Melendez, V., & Santiago-Osorio, E. (2019). El caseinato de sodio y la caseína α inhiben la proliferación de la línea celular mieloide de ratón 32D clone 3 (32Dcl3) mediante el TNF-α. Biomédica39(2), 291-299.
  • Armendariz-Anguiano, A. L., Jiménez-Cruz, A., Bacardí-Gascón, M., & Pérez-Morales, M. E. (2010). Efectividad del uso de suplementos de proteína en entrenamientos de fuerza: Revisión sistemática. Archivos Latinoamericanos de Nutrición60(2).
  • Reyna, N., Moreno-Rojas, R., Mendoza, L., Parra, K., Linares, S., Reyna, E., & Camara-Martos, F. (2016). Using whey proteins and caseins as dietetic supplements in regulation of satiating effect of overweight women. NUTRICION HOSPITALARIA33(1), 47-53.
  • Caseinato de calcio: estructura, propiedades, obtención y usos. Disponible en: Lifeder.com