O capacete inovador que irá prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas

Desenvolvido em conjunto com o Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo e a empresa EVIX, este capacete visa reduzir o risco de lesões na medula espinhal em ciclistas.
O capacete inovador que irá prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas

Última atualização: 09 agosto, 2022

Mesmo quando precauções extremas são tomadas, os acidentes de bicicleta são comuns. Usar um capacete pode reduzir significativamente o risco de ferimentos na cabeça, embora a região cervical ainda fique vulnerável. Para mudar esse quadro, um capacete foi criado na Espanha para prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas. Descubra suas características a seguir.

O primeiro capacete para prevenir lesões na medula espinhal

Desenhado pela startup EVIX, em colaboração com o Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo, este é um protótipo de capacete que inclui um air bag para proteção contra possíveis lesões cervicais. O sistema é ativado automaticamente por meio de sensores inteligentes. Leva apenas alguns milissegundos para o airbag abrir e se acomodar no pescoço do ciclista.

Em um vídeo publicado pela empresa sediada em Barcelona em janeiro de 2020, podemos ver simulações de computador de um hipotético acidente de bicicleta. O sistema de proteção inercial protege o usuário do capacete para reduzir as chances de trauma na medula espinhal.

Mas isso não é tudo. O capacete se conecta a um aplicativo que permite enviar uma mensagem de alerta junto com o local, caso esteja ativado. Da mesma forma, enviará notificações ao passar por pontos com alto histórico de acidentes e sugerirá alternativas mais seguras para o ciclista. Todo o processo é automático e começa após a fixação do equipamento no cabeçote.

A distribuição está prevista para começar no final de 2021 e, a curto prazo, atraiu o interesse de marcas consagradas no mundo do ciclismo. Embora este seja o seu principal mercado, o protótipo também pode ser utilizado em qualquer modalidade esportiva em que seja necessário o uso de capacete para uma maior segurança.

O primeiro capacete da história do ciclismo com airbag
O objetivo desse capacete é amenizar o impacto sofrido pela região cervical em acidentes de bicicleta. Desta forma, o risco de ferimentos pode ser reduzido.

A importância do capacete para a integridade do ciclista

Segundo dados da Comissão Europeia, até 8% de todas as mortes por acidentes de trânsito correspondem a ciclistas. Neste ponto, deve ser lembrado que nem todos os países regulamentam o uso de capacetes em áreas urbanas, especialmente quando seus usuários são adultos.

Por exemplo, a Direção Geral de Trânsito (DGT) estipula o uso obrigatório de capacetes nesses contextos apenas para menores de 16 anos. Para ciclistas maiores de 16 anos, seu uso é apenas opcional, pelo menos em trânsito dentro da cidade. Prevê-se modificar isso a curto prazo para implementar um transporte obrigatório e melhorar a segurança rodoviária.

Segundo dados da própria DGT, em 2019 ocorreram 2.536 acidentes de bicicleta na Espanha. Os números não são pequenos e, em muitos casos, o uso de um capacete pode fazer uma diferença radical quando se trata de minimizar o número de ferimentos ou mortes. Os pesquisadores estipulam que, por si só, este capacete pode reduzir os ferimentos graves na cabeça em até 60%.

O novo capacete com airbag e o futuro do ciclismo

O capacete que irá prevenir lesões na medula espinhal devido ao EVIX está se preparando para ser um novo horizonte no futuro da mobilidade sobre duas rodas. A sua funcionalidade foi meticulosamente testada, o que só foi possível graças à colaboração com um hospital especializado em trauma.

Embora a startup não seja especialista em capacetes, seu interesse pela mobilidade sustentável e segura a levou a projetar um modelo capaz de reduzir o número de lesões anuais. O desenvolvimento do airbag do capacete é um assunto de família, já que o pai de um dos fundadores fazia parte da equipe que projetou o primeiro capacete de motocicleta com airbag embutido.

O novo capacete de airbag e o futuro do ciclismo
O capacete EVIX, que evita lesões na coluna, é considerado o ponto de partida para o desenvolvimento de capacetes mais seguros para os ciclistas.

A Mataró, empresa sediada em Barcelona, foi fundada em 2017 e, desde então, conquistou vários prêmios e interesse como uma iniciativa emergente. Seus sócios fundadores, Marc Millet, Nil Oleaga e Lucas Llobet, estão comprometidos com um futuro em que o uso de capacetes seja obrigatório, independentemente do contexto de condução.

Até agora não existe um protótipo de capacete semelhante no mundo. O modelo que mais se aproxima é o Hövding 3, desenhado pela empresa sueca Hövding Sverige AB. O compromisso com os airbags nos capacetes que previnem as lesões cervicais não é um assunto isolado; portanto, espera-se que nas próximas décadas seu uso seja natural nos esportes ou veículos que o exijam.

Pode interessar a você...
Tudo sobre a hipoglicemia durante a prática de esportes
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Tudo sobre a hipoglicemia durante a prática de esportes

Você sabe por que os atletas sofrem uma queda na glicose durante o treino? Saiba tudo sobre a hipoglicemia durante a prática de esportes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.