Calcanhares rachados: esfoliação e máscara para os pés
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
Os calcanhares rachados são uma consequência comum de não hidratar a pele dos pés regularmente. A questão é que, em geral, não prestamos muita atenção a essa parte do corpo. Lavamos os pés no chuveiro, mas raramente nos preocupamos em aplicar um pouco de hidratante depois de nos secar.
Quando a pele dos pés fica excessivamente seca, aparecem rachaduras que causam desconforto, principalmente na região do calcanhar. Nesses casos, é aconselhável procurar uma solução e aplicá-la antes que o desconforto piore.
A seguir, vamos comentar mais sobre esse problema e como você pode corrigi-lo facilmente em casa.
Causas dos calcanhares rachados
Não é só a falta de aplicação diária de um hidratante pode promover o aparecimento de rachaduras, o uso de calçados inadequados ou uma postura inadequada ao caminhar também são responsáveis por isso. No entanto, é verdade que a falta de hidratação costuma ser a causa mais comum (e a mais fácil de resolver sozinho).
Pele seca
A pele seca ou xerose é um dos motivos que podem facilitar a ocorrência desse problema. Isso ocorre porque a pele seca carece de hidratação e elasticidade.
É preciso levar em conta que algumas pessoas têm a pele muito seca por problemas de saúde, como, por exemplo, resultado de um problema na tireoide.
Sapatos inadequados
Um sapato inadequado também faz com que os calcanhares fiquem rachados com mais facilidade. Isso costuma acontecer principalmente com calçados de má qualidade e baixo custo que, além de serem feitos com materiais muito duros para a pele dos pés, impedem a transpiração adequada. Por isso, é comum o surgimento de bolhas.
Má postura
Se não apoiarmos corretamente o peso de nosso corpo ao caminhar e ficar em pé, os calcanhares terão que suportar uma carga maior e ficarão rachados com mais facilidade. Isso ocorre principalmente se colocarmos a maior parte do peso nos calcanhares em vez de dividi-lo por toda a planta do pé. É por esse motivo que a dor nas costas é comum.
Leia também: Plantas medicinais para regular e cuidar da tireoide
Rotina de cuidados
Deveríamos realizar essa rotina durante todos os meses do ano, já que, se começarmos apenas quando nossos calcanhares estiverem rachados e ressecados, será muito mais difícil que a mesma seja eficaz.
É importante destacar que, além dessa prática, sempre é necessário em conta os fatores que mencionamos no ponto anterior: escolher o calçado adequado e realizar exercícios posturais que nos ajudem a apoiar bem os pés.
Também podemos realizar alguma sessão de reflexologia podal regularmente. Além disso, é muito benéfico para a saúde em geral adquirir o costume de caminhar descalço por áreas de areia e grama.
Tratamento caseiro para calcanhares rachados
Ingredientes
- 2 colheres de sal grosso (30 g)
- 1 banana muito madura ou ½ abacate, bem amassados com um garfo
- 3 colheres de sopa de azeite, ou óleo de amêndoas ou de coco (42 g)
Modo de preparo
- Misture bem todos os ingredientes até obter uma pasta que não seja nem muito líquida nem muito espessa.
- Se ficar muito sólida, você pode adicionar um pouco de água.
- Em primeiro lugar, coloque os pés em água quente (a uma temperatura suportável, nunca fervendo) e deixe de molho por mais ou menos 5 minutos.
- Em seguida, com a ajuda de uma pedra-pomes, remova cuidadosamente as células mortas da planta do pé. Você não deve esfregar com muita força.
- Depois, retire um dos pés e aplique a mistura preparada acima. Coloque o pé sobre uma toalha.
- Faça o mesmo com o outro pé.
- Após cerca de 10 minutos, seque os pés com uma toalha e faça uma massagem suave.
- Repita o procedimento a cada 5 dias para eliminar as rachaduras do calcanhar.
Visite este artigo: Como combater fungos nos pés com aloe vera
Sempre cuide dos seus pés para evitar rachaduras
É fundamental se acostumar a hidratar bem os pés diariamente com um bom creme hidratante (ou com um pouco de vaselina) para que a pele se mantenha hidratada e em boas condições, sem rachaduras.
Podemos usar uma loção hidratante específica para os pés ou um óleo vegetal muito nutritivo. Entre as opções naturais mais comuns, temos o azeite, os óleos de gergelim, de amêndoas ou de argan, e também a manteiga de karité.
Embora seja verdade que esses cuidados podem ser aplicados a qualquer hora do dia, dizem que o horário ideal é à noite, antes de dormir. Deixe os pés ao ar livre por alguns minutos para que o produto seja bem absorvido e depois calçar meias limpas e secas para obter um melhor resultado.
Banhos relaxantes e esfoliações suaves também podem ser realizados para manter a pele o mais lisa e bem cuidada possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tu, P., & Bytomski, J. R. (2011). Diagnosis of heel pain. American Family Physician. https://doi.org/d9026 [pii]
- Yung-Hui, L., & Wei-Hsien, H. (2005). Effects of shoe inserts and heel height on foot pressure, impact force, and perceived comfort during walking. Applied Ergonomics. https://doi.org/10.1016/j.apergo.2004.11.001
- Aldridge, T. (2004). Diagnosing heel pain in adults. American Family Physician.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.