Café da manhã de aveia e sementes de chia para chapar a barriga
Combinar aveia e sementes de chia pode ser uma opção incrível para quem quer chapar a barriga.
Na busca por obter ou manter a barriga chapada, todas as mulheres fazem diversos esforços já que, infelizmente, é justamente nesta área do corpo que a gordura e outros resíduos do corpo se acumulam com mais facilidade, e o organismo não consegue eliminá-los de forma adequada.
Geralmente, o mais recomendado é adotar um plano de alimentação saudável e uma rotina de exercícios que inclua movimentos específicos para o abdômen.
No entanto, para complementar os resultados destes dois hábitos, também é bom começar a ingerir alguns ingredientes com propriedades emagrecedoras com uma maior regularidade.
A combinação de aveia e sementes de chia está se tornando muito popular em todo o mundo como uma ótima opção para substituir o café da manhã. Ambos contam com nutrientes essenciais que estimulam a perda de peso, especialmente na região do abdômen.
Como muitas procuram um complemento alimentar para emagrecer e chapar a barriga com menos dificuldade, hoje compartilharemos esta deliciosa receita. Assim poderá notar a diferença desde a primeira refeição do dia. Anote e experimente!
Café da manhã de aveia e sementes de chia
Esta receita contém tudo o que o organismo precisa para começar o dia com boas energias: é rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, necessários para ativar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade durante o resto do dia.
Devido à facilidade de prepará-la, é uma alternativa perfeita para todos aqueles que não têm muito tempo para elaborar outros tipos de café da manhã; serão necessários apenas cerca de 15 minutos ao dia, e o melhor é que os ingredientes não são muito caros como outros alimentos.
Como resultado, poderemos obter um café da manhã perfeito. Ótimo para incluir em uma dieta hipocalórica voltada para a perda de peso, já que a aveia e as sementes de chia possuem poucas calorias e são ricas em benefícios para melhorar a saúde.
Ingredientes
- 500 ml de água
- 1 xícara de aveia (105 g)
- 2 colheres de essência de baunilha (20 g)
- 1 colher de canela em pó
- 2 colheres de mel (50 g)
- 1 pitada de sal
- 4 colheres de sementes de chia (40 g)
Como preparar
- Primeiramente, em uma panela pequena, coloque a água para ferver, juntamente com a canela e a baunilha.
- Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo, acrescente a aveia e deixe cozinhar durante mais 5 minutos.
- Passado este tempo, retire do fogo, tampe a panela e deixe que repouse durante outros 5 minutos.
- Em seguida, acrescente o mel, o sal e misture bem para integrar todos os ingredientes.
- Sirva a mistura em uma tigela e polvilhe por cima as sementes de chia.
- De forma opcional, podem-se adicionar frutos secos, morangos, amoras, banana, entre outros.
- Não se aconselha adicionar leite, já que este ingrediente pode causar inflamação estomacal.
Quais são os benefícios da aveia e das sementes de chia para ter uma barriga chapada?
Sabemos que para obter uma barriga reta é preciso manter um estilo de vida saudável. Entretanto, esta simples receita para o café da manhã pode funcionar como um grande apoio dadas as propriedades de seus dois ingredientes principais.
Benefícios da aveia
- Contém beta-glucanos, fibras solúveis e polifenois conhecidos por sua ação antioxidante que estimula a limpeza natural do corpo.
- A aveia oferece um aporte de fibras que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, também diminui um pouco o apetite para evitar a ingestão excessiva de calorias.
- É boa para regular o movimento intestinal e facilitar o processo de evacuação, ao mesmo tempo em que previne a prisão de ventre.
- Ajuda a melhorar o rendimento físico e mental ao oferecer uma quantidade significativa de fibras, vitaminas e minerais essenciais.
Benefícios das sementes de chia
O consumo regular de sementes e chia pode nos ajudar a perder peso, já que é um alimento com um incrível poder saciante e uma fonte de nutrientes que estimulam o bom funcionamento do corpo.
Contém ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Também o dobro de proteínas de outras sementes, fibras, minerais e compostos antioxidantes que protegem o organismo de diversas doenças.
Graças ao seu valor nutricional, incorporá-las à dieta pode ser útil para conseguir um abdômen mais reto, pois:
- Melhora o rendimento físico para melhorar a prática de exercícios.
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e suprime a necessidade por cima.
- Estimula a depuração do organismo e previne a prisão de ventre.
Em seguida, o próximo passo é aproveitar! São muitos os benefícios que podemos obter ao incluirmos com regularidade este café da manhã em nossa dieta.
Em suma, ainda que a intenção principal seja obter uma barriga chapada, consumindo-a também melhoraremos a saúde digestiva e cardiovascular.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7.
- Cleveland Clinic. Does til tok’s “International Show” drink works? Junio 2022.
- Harvard T. H. Chan. The Nutrition Source. Chia seeds. Harvard School of Public Health.
- Issa B, Wafaei N. A, et al. Abdominal bloating and distension: what is the role of the microbiota. Digestive Diseases and Science. Enero 2012. 57 (1): 4-8.
- Londre R. Chia seeds pack nutritional punch. Mayo Clinic. Abril 2022.
- Mayo Clinic. Understanding and managing chronic abdominal bloating and distension. Agosto 2021.
- Mayo Clinic. Dietary fiber: essential for a healthy diet. Noviembre 2022.
- Medline Plus. Rutina de ejercicios en interiores. Biblioteca Nacional de Medicina de Estados Unidos. Mayo 2022.
- Mohd Ali, N., Yeap, S. K., Ho, W. Y., Beh, B. K., Tan, S. W., & Tan, S. G. (2012). The promising future of chia, Salvia hispanica L. Journal of Biomedicine and Biotechnology. https://doi.org/10.1155/2012/171956.
- Mount Sinai. Abdomen swollen information.
- Rebello C. J, O’Neil C. E, et al. Fiber and satiety: the effects of oats on satiety. Nutritional Reviews. Febrero 2016. 74 (2): 131-47.
- Valeur J, Puaschitz N, et al. Oatmel porridge: impact on microflora-associated characteristics in healthy subjects. British Journal of Nutrition. Enero 2016. 115 (1): 62-7.
- Vázquez-Ovando A, Rosado-Rubio G, et al. Physicochemical properties of a fibrous fraction from chia (Salvia hispanica L.) Food Science and Technology. 2009. 42 (1): 168-173.
- Wolever, T. M. S., Tosh, S. M., Gibbs, A. L., Brand-Miller, J., Duncan, A. M., Hart, V., … Wood, P. J. (2010). Physicochemical properties of oat β-glucan influence its ability to reduce serum LDL cholesterol in humans: A randomized clinical trial. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.2010.29174
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.