5 benefícios do chá de cranberry

O chá de cranberry contém antioxidantes e outros compostos bioativos que melhoram a saúde. Como prepará-lo? Para que é usado? Descubra a seguir.
5 benefícios do chá de cranberry

Última atualização: 12 Abril, 2021

Os benefícios do chá de cranberry estão associados, em grande medida, ao seu alto teor de substâncias antioxidantes. De modo geral, essa bebida é preparada a partir das folhas secas do arbusto. Porém, há quem acrescente os frutos para lhe dar um sabor mais frutado.

De acordo com um artigo publicado na revista Antioxidants, as folhas de cranberry contêm flavonoides, antocianinas e procianidinas. Além disso, lhe são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, cardioprotetores e neuroprotetores. Quer saber mais sobre os seus benefícios? Continue lendo!

Benefícios do chá de cranberry

Como outras bebidas à base de ervas, o chá de cranberry é conhecido pelas suas aplicações medicinais. Em particular, costuma ser usado para acalmar a ansiedade e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, contribui para reduzir o colesterol e o impacto negativo dos radicais livres no corpo. O que as pesquisas dizem sobre ele?

Xícara de chá de cranberry
Os benefícios do chá de cranberry são metabólicos e imunológicos, além de funcionar como um anti-inflamatório.

1. Melhora o humor

Um dos benefícios mais importantes do chá de cranberry é que ele contribui para o bem-estar mental. A razão? Sua concentração significativa de polifenois. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Nutrients, uma dieta rica em polifenois pode reduzir os sintomas depressivos, de estresse e de ansiedade.

Embora este não seja um tratamento de primeira linha para essas condições, é um bom auxílio para relaxar. Por isso, em momentos de estresse, é benéfico consumir um copo da infusão. Ela pode ser adoçada com uma colher de sopa de mel para obter um sabor mais agradável.

2. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Os compostos fenólicos contidos nas folhas de cranberry também são úteis para fortalecer o sistema imunológico. Portanto, ao prepará-las em infusão, obtém-se uma bebida ideal para reduzir o risco de gripes, resfriados e infecções.

Em uma pesquisa publicada no Journal of Immunology Research, os cientistas determinaram que os polifenois promovem a imunidade aos patógenos por meio de vários mecanismos imunomoduladores, regulando, por exemplo, a ação da mucosa intestinal e a inflamação.

3. Reduz o risco de diabetes

Atenção! Não é que o chá de cranberry possa prevenir ou curar a diabetes. No entanto, é uma bebida saudável que contribui para o controle dos níveis de glicose no sangue. Seu teor de antocianina atua positivamente contra a resistência à insulina e diabetes tipo 2.

No entanto, mais evidências ainda são necessárias e ele deve ser apenas um coadjuvante na prevenção desses distúrbios metabólicos. Além disso, nesses casos, a bebida deve ser consumida sem adoçante.

4. Ajuda a cuidar da saúde cardiovascular

Embora não haja evidências sobre a relação entre o consumo do chá de cranberry e a saúde do coração, acredita-se que consumir a bebida regularmente contribui para a diminuição de lipídios prejudiciais no sangue. Ou seja, teria não apenas efeitos positivos na redução do colesterol ruim (LDL), mas também nos altos níveis de triglicerídeos.

Em um estudo publicado na Scientific Reports, pesquisadores determinaram que o consumo dessas frutas pode ser um complemento para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares em humanos. Apesar disso, faltam pesquisas que relacionem sua ingestão em forma de chá a estes efeitos.

5. Tem atividade anti-inflamatória

O ácido gálico contido nas folhas e frutos do cranberry tem potencial anti-inflamatório. Essa qualidade é muito importante, pois é fundamental para controlar e prevenir uma grande variedade de doenças crônicas, como a artrite reumatoide, os transtornos mentais e alergias, entre outras.

Como preparar o chá de cranberry?

Infusão de cranberry
A presença de antioxidantes no cranberry favorece o bloqueio dos radicais livres.

Para aproveitar os benefícios do chá de cranberry, nada melhor do que fazer a bebida em casa. Este chá pode ser preparado a partir das folhas ou dos frutos, incluindo uma combinação de ambas as opções. Podem ser ingredientes frescos, congelados ou secos.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas secas de cranberry (10 gramas).
  • Cranberries secos ou frescos (a gosto).
  • 1 xícara de água (250 mililitros).
  • Mel de abelha (opcional).

Preparação

  • Em primeiro lugar, ferva a água até que atinja o ponto de ebulição.
  • Em seguida, deixe descansar por alguns minutos antes de adicionar as folhas e frutas.
  • Adicione os ingredientes à água e deixe a bebida descansar por 10 a 15 minutos.
  • Se você decidir adicionar frutas, esmague-as para realçar o sabor.
  • Por fim, se desejar e não houver contraindicação, adoce a infusão com um pouco de mel.

O que deve ficar claro sobre os benefícios do chá de cranberry?

Para a maioria dos adultos saudáveis, o chá de cranberry é saudável e não causa efeitos colaterais. O seu consumo regular é aconselhado para aumentar o bem-estar físico e mental.

No entanto, se você tiver uma doença ou estiver em tratamento, o melhor é consultar o seu médico para determinar se é conveniente consumir esta bebida. Além disso, é essencial ter em mente que ela não deve ser considerada um tratamento, nem um remédio milagroso.

Pode interessar a você...
Bolo de café e mirtilo sem açúcar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Bolo de café e mirtilo sem açúcar

As sobremesas sem açúcar são ideais para evitar o consumo de calorias vazias e carboidratos de absorção rápida. Que tal fazer um bolo de café e mirtilo?



  • Ferlemi AV, Lamari FN. Berry Leaves: An Alternative Source of Bioactive Natural Products of Nutritional and Medicinal Value. Antioxidants (Basel). 2016;5(2):17. Published 2016 Jun 1. doi:10.3390/antiox5020017
  • Piljac-Zegarac J, Belscak A, Piljac A. Antioxidant capacity and polyphenolic content of blueberry (Vaccinium corymbosum L.) leaf infusions. J Med Food. 2009 Jun;12(3):608-14. doi: 10.1089/jmf.2008.0081. PMID: 19627210.
  • Kontogianni MD, Vijayakumar A, Rooney C, et al. A High Polyphenol Diet Improves Psychological Well-Being: The Polyphenol Intervention Trial (PPhIT). Nutrients. 2020;12(8):2445. Published 2020 Aug 14. doi:10.3390/nu12082445
  • Ding S, Jiang H, Fang J. Regulation of Immune Function by Polyphenols. J Immunol Res. 2018;2018:1264074. Published 2018 Apr 12. doi:10.1155/2018/1264074
  • Turrini E, Ferruzzi L, Fimognari C. Possible Effects of Dietary Anthocyanins on Diabetes and Insulin Resistance. Curr Drug Targets. 2017;18(6):629-640. doi: 10.2174/1389450116666151001105230. PMID: 26424400.
  • Basu A, Du M, Leyva MJ, Sanchez K, Betts NM, Wu M, Aston CE, Lyons TJ. Blueberries decrease cardiovascular risk factors in obese men and women with metabolic syndrome. J Nutr. 2010 Sep;140(9):1582-7. doi: 10.3945/jn.110.124701. Epub 2010 Jul 21. PMID: 20660279; PMCID: PMC2924596.
  • Huang H, Chen G, Liao D, Zhu Y, Xue X. Effects of Berries Consumption on Cardiovascular Risk Factors: A Meta-analysis with Trial Sequential Analysis of Randomized Controlled Trials. Sci Rep. 2016;6:23625. Published 2016 Mar 23. doi:10.1038/srep23625