É possível tratar infecções urinárias com suco de mirtilos?

6 de novembro de 2019
Assim como é fundamental se manter bem hidratado diariamente, consumido quantidade de líquido suficiente, em caso de ter uma infecção urinária, é necessário prestar ainda mais atenção a esse hábito.

Quando uma pessoa tem uma infecção urinária, o mais comum é que alguém recomende tomar suco de mirtilos vermelhos ou aproveitar essa fruta com a regularidade que for possível em sua dieta para, assim, melhorar rapidamente. No entanto, isso é realmente uma boa medida para tratar o problema?

As infecções urinárias costumam ser mais frequentes nas mulheres que nos homens, e podem afetar qualquer lugar do sistema urinário (a uretra, a bexiga ou os rins). Em 80% dos casos, a causa mais comum é a infecção por Escherichia coli.  No entanto, é possível que existam outras, como as infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Por que se acreditava que funcionava?

Nos Estados Unidos, no ano de 1991, foi publicado um estudo que indicava que o consumo de mirtilos (vermelhos e azuis) era conveniente para tratar as infecções urinárias mais comuns e, em especial, a causada pela bactéria E. coli.

Segundo a hipótese apresentada, o mirtilo contém uma grande quantidade de proantocianidinas, que minimizam a adesão da E. coli nas paredes da bexiga e permitem que seja eliminada mais facilmente por meio da urina.

Como consequência, considerava-se que o consumo de suco de mirtilo poderia ser benéfico para reduzir significativamente a quantidade de bactérias na bexiga.

Graças à difusão desse estudo e de outros do mesmo tipo, disseminou-se a ideia de que o consumo de mirtilos funciona na prevenção da cistite e no tratamento de infecções urinárias.

Em anos recentes, os pesquisadores revisaram a fundo a literatura em que se expõe a suposta ação das proantocianidinas anteriormente mencionadas, mas chegaram à conclusão de que não existem realmente provas que indiquem que o consumo do suco de mirtilos vermelhos seja eficaz no tratamento das infecções urinárias ou na prevenção da cistite.

Confira ademais: Curar uma infecção urinária natural e rapidamente

É válido apoiar o tratamento com suco de mirtilos puro?

Suco de mirtilo

Também pode te interessar ler: 5 remédios com mirtilos vermelhos que você não conhecia

Embora seja verdade que consumir suficiente quantidade de líquidos (para aumentar a frequência de micção diária) seja muito recomendável para eliminar mais rapidamente as bactérias, o suco de mirtilos não chega a ser um produto que elimina a infecção propriamente. Portanto, se o paciente decide que deseja bebê-lo, deve considerar que essa bebida não irá atuar como uma cura.

O suco de mirtilos vermelhos não é milagroso. Pode ser bebido, desde que sejam seguidas as orientações do médico e sejam tomadas as medidas necessárias para melhorar o estilo de vida.

Vale destacar que, durante o tratamento, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou cafeína, visto que promovem a desidratação e causam uma maior irritação do trato urinário.

Um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir problemas de saúde. Dessa forma, apoie-se em uma alimentação balanceada, uma boa hidratação, entre outras medidas, para poder gozar de bem-estar.

  • Ofek I, Goldhar J, Zafriri D, Lis H, Adar R, Sharon N. Anti- Escherichia coli Adhesin Activity of Cranberry and Blueberry Juices. N Engl J Med [Internet]. 1991 May 30 [cited 2018 Nov 28];324(22):1599–1599. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1674106
  • Jepson RG, Craig JC. A systematic review of the evidence for cranberries and blueberries in UTI prevention [Internet]. Vol. 51, Molecular Nutrition and Food Research. 2007 [cited 2018 Nov 28]. p. 738–45. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17492798
  • Minardi D, d’Anzeo, Cantoro, Conti, Muzzonigro. Urinary tract infections in women: etiology and treatment options. Int J Gen Med [Internet]. 2011 [cited 2018 Nov 28];4:333. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21674026