É possível curar uma infecção urinária de forma natural e rápida?

· 15 de março de 2018
Beber muita água ao longo do dia é uma das formas mais eficazes de curar uma infecção urinária de forma natural, pois promove a expulsão de bactérias.

Descubra neste artigo como curar uma infecção urinária, causada pelo crescimento excessivo de micro-organismos em qualquer parte do trato urinário (rins, bexiga ou ureteres).

Pode ocorrer devido a um enfraquecimento do sistema imunológico, embora também possa ser causada por exposição direta a agentes patogênicos, como vírus e bactérias.

Sua presença implica o aparecimento de vários sintomas leves ou graves, que podem atrapalhar as tarefas diárias, causando um mal-estar geral em todo o corpo.

É possível curar uma infecção urinária de forma natural? Embora alguns casos precisem de atenção médica, na maioria das vezes é possível combatê-las com remédios alternativos.

Hoje queremos rever suas características mais importantes e compartilhar várias soluções caseiras que são de grande ajuda para enfrentá-las naturalmente.

Por que podemos ter infecções urinárias?

Este tipo de doença pode se originar quando os micro-organismos patogênicos conseguem entrar no trato urinário através da uretra.

Embora o trato urinário esteja preparado para bloquear a entrada desses invasores, suas defesas podem estar enfraquecidas.

Como resultado, vírus, bactérias ou fungos podem crescer incontrolavelmente, tanto na bexiga quanto na uretra, ou nos rins.

Os fatores relacionados ao seu aparecimento incluem:

  • Maus hábitos de higiene íntima
  • Uso de produtos irritantes na área íntima
  • Segurar a vontade de urinar
  • Ter relações sexuais sem proteção
  • Uso de diafragma como método de contracepção
  • Anormalidades ou lesões no trato urinário
  • Procedimentos urinários recentes

Sintomas de uma infecção urinária

Mulher preocupada por infecção urinária

Os sinais e sintomas de uma infecção do trato urinário nem sempre são claros para os pacientes. Às vezes são tão leves que passam despercebidos. No entanto, na maioria das vezes é possível sentir:

  • Necessidade constante de urinar
  • Sensação de queimação ou ardor ao urinar
  • Pouca urina, com aparência turva e cheiro forte
  • Dor na parte inferior do abdômen
  • Sangramento na urina
  • Febre moderada e calafrios
  • Fadiga

Como curar uma infecção urinária de forma natural e rápida

O tratamento natural deste tipo de infecção consiste na modificação de alguns hábitos de vida e na preparação de remédios com plantas ou especiarias.

Isso, em conjunto, ajuda a lidar com os sintomas com mais facilidade enquanto ocorre o processo de recuperação.

Aumentar o consumo de água

Aumentar o consumo de água

Consumir muita água pode ajudar a controlar a infecção. Este fluido vital melhora o funcionamento dos rins, limpa o trato urinário e diminui a concentração de bactérias no sistema.

  • Tome entre 6 e 8 copos de água por dia, pura ou em chás.

Limitar o consumo de açúcar e álcool

Para curar uma infecção urinária de forma natural e em pouco tempo, é essencial limitar o consumo de açúcar e bebidas alcoólicas ao máximo. Ambos contêm substâncias irritantes que são prejudiciais para o trato urinário.

Aplicar compressas quentes

As compressas quentes são excelentes aliadas para diminuir esse sentimento de dor na região pélvica. Sua aplicação direta ativa o fluxo sanguíneo e reduz notavelmente o inchaço.

  • Se sentir dor, umedeça um pano em água quente e coloque-o na área.

Usar roupas íntimas de algodão

Roupas íntimas de algodão

A umidade característica da região íntima, combinada com o seu ambiente acolhedor, a transforma em um lugar favorável para o crescimento de bactérias. Portanto, é essencial escolher calcinhas de tecidos respiráveis, feitas de algodão.

Tomar suco de rabanete

Um dos remédios naturais para acalmar a cistite ou qualquer infecção urinária é o rabanete. Eles contêm ativos anti-inflamatórios e antibacterianos que são ideais para aliviar os sintomas.

  • Tome até 2 copos de suco de rabanete por dia.

Beba água de coco

Devido às suas propriedades antibióticas e diuréticas, a água de coco é um bom complemento para controlar os sintomas da infecção.

Sua ingestão promove a limpeza do trato urinário, regula o pH da urina e promove a expulsão de vírus e bactérias.

  • Tome 2 ou 3 copos de água de coco por dia.

Comer alho cru

Dentes de alho cru

O alho tem ingredientes ativos com efeitos antibacterianos e antifúngicos que facilitam o tratamento das infecções do trato urinário. É conveniente consumi-lo cru, pois, ao cozinhar, muitas de suas propriedades são perdidas.

  • Coma 2 ou 3 dentes de alho cru por dia.

Lembre-se de manter um registro de infecções do trato urinário que você teve. Embora seja normal desenvolvê-las, às vezes é necessário avaliar o que as causa para conseguir um tratamento mais eficaz.