Os incrA�veis benefA�cios de comer um abacate por dia

GraA�as A�s suas gorduras saudA?veis a��a��o abacate pode ser um alimento muito apropriado na reduA�A?o do colesterol ruim (LDL) e pode atA� mesmo ajudar a perder peso

O abacateA�A� um alimento muito interessante, nutritivo e saudA?vel. AlA�m de ser saboroso e muito versA?til na cozinha, ele pode ser preparado de vA?rias maneiras diferentes.

Gorduras e colesterol

torrada-de-abacate

O abacate contA�m gordura, mas nA?o devemos nos preocupar porque sA?o gorduras saudA?veis.

Elas serA?o muito adequadas para uma dieta cardioprotetora que reduzirA? o colesterol “ruim” em pessoas com sobrepeso e obesidade.

Alguns estudos tA?m mostrado que o abacate, alA�m de ser um alimento muito saudA?vel,A�reduz os nA�veis de colesterol ruim ou LDL.

A dieta mediterrA?nea A� rica em A?cidos graxos monoinsaturados, como aqueles presentes no azeite de oliva extra-virgem ou nas nozes.

Este tipo de alimentaA�A?o pode ajudar a reduzir em 30% as doenA�as cardiovasculares mais graves, como acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardA�acos na populaA�A?o em risco.

Neste sentido, o abacate A� uma fonte destes A?cidos graxos com contribuiA�A�es adicionais, tais como vitaminas, minerais e fibras.

Quer saber mais? Leia:A�4 formas saudA?veis de comer abacate

Abacate para perder peso

abacate-fatiado

Metade de um abacate de tamanho mA�dio contA�m cerca deA�138 calorias.

Ele tambA�m fornece uma boa proporA�A?o de A?cido oleico muito importante para ativar a parte do cA�rebro responsA?vel pelaA�sensaA�A?o de saciedade.A�Por esta razA?o, eleA�diminui o desejo de continuar a comer.

SA?o vA?rios os testes realizados neste quesito que mostram que a ingestA?o de gordura insaturada saudA?vel pode ajudarA�a manter uma dieta de forma constante.

Propriedades anti-inflamatA?rias

O abacate, entre seus mA?ltiplos benefA�cios, auxilia na prevenA�A?o da inflamaA�A?o corporal, especialmente nos vA?rios problemas relacionados A� artrite.

Estes benefA�cios sA?o alcanA�ados devido ao seu alto teor de fitosterA?is, que sA?o uma parte importante da gordura desta fruta deliciosa.

Estes princA�pios ativos, os fitoesterA?is, sA?o de fato importantes para o sistema inflamatA?rio, pois ajudam a manter a inflamaA�A?o sob controle.

Poder antioxidante

Seu elevado teor de carotenoides, alA�m de outros nutrientes, tambA�m se apresenta como outro fator importante entre as propriedades anti-inflamatA?rias do abacate.

Os abacates tA?m um alto teor de antioxidantes que sA?o convertidos em vitamina A, essencial para a saA?de dos nossos olhos.

Se comermos uma unidade diariamente juntamente com outras frutas e vegetais ricos em carotenoides, nosso corpo poderA? usar estes antioxidantes de forma mais eficiente.

Uma excelente ideia A� adicionar sempre algumas fatias de abacate A�sA�suas saladas.

Abacate contra o risco de ataque cardA�aco

Como jA? mencionamos, esta fruta se destaca pelo seu teor de gordura saudA?vel, que impulsiona os nA�veis de colesterol bom (HDL).

Este tipo de colesterol pode prevenir doenA�as cardA�acas eA�acidentes vasculares cerebrais.

Se houver um histA?rico familiar de ataques cardA�acos, A� essencial incluir o abacate em sua dieta diA?ria.

Para aqueles com nA�veis elevados de colesterol, A� um alimento muito indicado.

Efeitos positivos duranteA�a gravidez

abacate-picado

O abacate A� rico em A?cido fA?lico e reduz o risco de mA? formaA�A?o do feto. Por isso eleA�A� indicado para mulheres grA?vidas, uma vez que estas precisam tomar suplementos de A?cido fA?lico durante o perA�odo da gravidez.

Uma xA�cara de abacate (200 g) contA�m um quarto da dose diA?ria recomendada de A?cido fA?lico.

Deve-se levar em conta que o A?cido fA?lico A� muito importante para a saA?de celular, e evita as diferentes alteraA�A�es celulares que levam o nosso corpo a desenvolver o cA?ncer.

Analisando estes benefA�cios, todos deveriam sempre consumir abacate de maneira frequente.

AlA�m disso, esta fruta tem a capacidade de inibir o cA?ncer da prA?stata e o cA?ncer de boca, assim como outras doenA�as malignas.

Riqueza em fibras

Como sabemos, consumir bastante fibra A� fundamental para o intestino e a saA?de do nosso organismo em geral.

Se ingerirmos abacate, evitaremos o risco da prisA?o de ventre. Uma porA�A?o desta fruta fornece quase metade da quantidade diA?ria recomendada de fibras para o nosso corpo.

Veja este artigo:A�6 formas eficazes de controlar os hormA?nios que nos fazem ganhar peso

Vitaminas e minerais

OA�abacateA�A� uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

VocA? sabia que ele contA�mA�quantidades maiores de potA?ssio do que aA�banana? Eles tambA�m sA?o ricos em vitamina K, vitamina B5 e vitamina B6 e possuem uma grande quantidade de vitamina C.

Lembrando que a vitamina C A� um antioxidante essencial para a manutenA�A?o adequada do sistema imunolA?gico.

Do bom funcionamento do sistema imunolA?gico provA?m outros benefA�cios, como a melhoria da funA�A?o cerebral e a prevenA�A?o da demA?ncia.

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