Logo image
Logo image

Benefícios de beber um copo de água de arroz

5 minutos
Embora possamos obter a água de arroz deixando este alimento de molho por várias horas, a forma de obter mais benefícios é aproveitando a água de seu cozimento.
Benefícios de beber um copo de água de arroz
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López

Escrito por Katherine Flórez
Última atualização: 23 agosto, 2022

A água do arroz é uma bebida vegetal que pode ser facilmente preparada em casa, embora hoje possa ser encontrada em muitas lojas e supermercados. Isso se deve em parte à popularidade que alcançou desde que seu valor nutricional foi anunciado.

Embora também tenha alcançado grande popularidade por ser um dos grandes segredos da beleza japonesa, é consumida e usada de diferentes maneiras para cuidar da saúde da pele e do cabelo.

E o que exatamente esse cereal proporciona? Quais os benefícios que o consumo ou a aplicação do leite de arroz pode trazer para a pele e os cabelos? Vamos ver a seguir.

Para que é usado o leite de arroz? Qual é a contribuição do cereal?

Some figure

Especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição indicam que o arroz é um alimento rico em amido, que também possui uma pequena quantidade de proteína (7%) e contém quantidades notáveis ​​de niacina ou vitamina B3 e vitamina B6. Portanto, uma bebida preparada com ele é considerada saudável.

Então, ao consumir o leite de arroz, esses nutrientes seriam obtidos e isso contribuiria para a saúde do organismo em geral. Por outro lado, considera-se que ao aplicar o leite no cabelo ou na pele, é possível limpar, amaciar e hidratar para melhorar a sua aparência.

Contudo, é importante esclarecer um aspecto: ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa bebida não é obtida após a lavagem do arroz, e sim produto do seu cozimento.

No campo da sabedoria popular, há quem consuma o leite de arroz como remédio natural para aliviar distúrbios leves, como diarreia, por exemplo. E, por outro lado, existem aqueles que o consomem regularmente para fornecer nutrientes extras ao corpo.

A seguir, vamos compartilhar todos os benefícios que você pode obter ao consumi-lo regularmente, com uma dieta equilibrada e, em geral, um estilo de vida saudável.

É uma boa fonte de energia

Beber um copo de água de arroz na parte da manhã pode ser uma das melhores maneiras de começar o dia. É rica em carboidratos, o que significa que fornece energia ao corpo para permanecer ativo e movimentado ao longo do dia. Por esse motivo, existem aqueles que a consomem quando sentem fadiga ou cansaço em tempo parcial.

Você quer para saber mais? Leia: 10 dicas nutricionais para combater o esgotamento e o estresse

Fornece vitaminas e minerais

No processo de cozimento, o arroz solta muitos dos seus nutrientes na água, de modo que a bebida fica enriquecida com vitaminas do complexo B, ácido fólico e alguns minerais essenciais.

A este respeito, recomenda-se prepará-la com arroz branco porque é a variedade que mais libera propriedades durante o cozimento.

O leite de arroz é recomendado para atletas, pois é uma alternativa saudável para repor os nutrientes perdidos durante o treinamento.

Previne a prisão de ventre

Seu alto teor de fibras e água ajuda a suavizar os movimentos intestinais favorecendo a expulsão das fezes em casos de constipação. Somado a isso, é importante destacar que os amidos são benéficos para o desenvolvimento da flora intestinal.

Previne a desidratação

A desidratação é uma condição muito perigosa que pode prejudicar o desempenho dos sistemas mais importantes do corpo. Algumas doenças, a transpiração excessiva e outros fatores podem ocasioná-la com frequência.

Por ser tão rica em minerais essenciais, a água de arroz é uma excelente alternativa para hidratar o corpo nessas situações.

Para os casos de febre

Em muitas culturas asiáticas, esse remédio é utilizado como uma solução para evitar a perda de água nos casos de febre. Acredita-se que seu consumo recarrega o corpo com nutrientes essenciais e acelera o processo de recuperação do paciente.

Combate a diarreia

Uma das aplicações mais populares da água de arroz é como um remédio contra a diarreia em adultos e crianças.

Suas propriedades têm a capacidade de reduzir a dor, as cólicas e outros sintomas. E graças ao seu elevado teor de amido, serve para proteger a mucosa intestinal que é afetada por essa condição.

Protege contra o sol

Por seu elevado teor de uma substância conhecida como orizanol, essa bebida ajuda a proteger a pele contra os efeitos negativos dos raios UV do sol. Também é rica em um elemento chamado inositol, que promove a produção de células que atrasam os sinais de envelhecimento.

Não esqueça de ler : 5 remédios caseiros para aliviar de imediato as queimaduras solares

Como preparar água de arroz?

Há aqueles que preparam a água de arroz colocando o cereal de molho na água por várias horas. No entanto, embora isso seja válido, a melhor maneira de obter todos os seus nutrientes é ao prepará-la com o método de cozimento.

Ingredientes

  • 1 litro de água.
  • ½ xícara de arroz branco (100 g).

Preparo

  • Coloque a água para ferver, adicione o arroz e deixe em fogo baixo por 20 ou 25 minutos.
  • Quando estiver pronto, separe a água do arroz e reserve em um frasco de vidro.
Some figure

Modo de consumo

  • O ideal é começar tomando um copo em jejum e distribuir o resto por várias horas do dia.
  • Como tratamento de beleza, recomenda-se esfriá-la no refrigerador e aplicar com a ajuda de um tecido limpo ou algodão.

Em alguns países, é comum dar um toque especial à água de arroz com a ajuda da canela e do mel. Também é utilizada como uma base para o preparo de batidas.

Atreva-se a incluí-la em sua dieta e não deixe de aproveitar todas essas propriedades!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Burlando, B., & Cornara, L. (2014). Therapeutic properties of rice constituents and derivatives (Oryza sativa L.): A review update. Trends in Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2014.08.002

  • Mitchell, C. R. (2009). Rice Starches: Production and Properties. In Starch. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-746275-2.00013-6

  • Shao, Y., & Bao, J. (2015). Polyphenols in whole rice grain: Genetic diversity and health benefits. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2015.02.027


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.