Bebida de cúrcuma e gengibre para emagrecer

10 Novembro, 2020
A bebida de cúrcuma e gengibre pode ser um complemento à dieta, mas nunca um tratamento para emagrecer. Lembre-se de que é a soma dos bons hábitos que dá resultados reais, não apenas o consumo de uma bebida ou comida em particular.

A bebida de cúrcuma e gengibre é uma das misturas mais inovadoras para complementar a dieta e, especificamente, levar à perda de peso. Pode ser facilmente preparada em casa e, se você não quiser usar apenas dois ingredientes, pode incluir algumas frutas e legumes.

Como resultado, obtemos uma bebida hidratante, que pode ajudar a estimular a micção e, assim, contribuir para a expulsão de líquidos retidos que causam inflamação e desconforto (que nos fazem sentir mais pesados do que realmente somos).

Por que acelerar o metabolismo emagrece?

Mulher com metabolismo rápido

Embora não esteja cientificamente comprovado que essa bebida, sozinha, possa acelerar o metabolismo e ajudar a perder peso, há quem continue sustentando essa hipótese. As pessoas acreditam que é benéfica, por ser feita com alimentos saudáveis,

Por outro lado, quando o metabolismo é muito lento, temos muito mais dificuldade para queimar calorias. Nesses casos, engordamos com facilidade, temos mais sensibilidade ao frio e a digestão é mais lenta… Por esse motivo, é conveniente buscar formas de acelerar o metabolismo.

De um modo geral, comendo da forma correta, mas com o mesmo esforço, o corpo poderia queimar mais calorias. Isso representará uma maior perda de peso.

Alimentos que podem acelerar o metabolismo

Na esfera popular e nas várias correntes detox e de emagrecimento em geral, costuma-se dizer que é possível apoiar a perda de peso com o consumo de certos alimentos.

Por este motivo, várias pesquisas têm sido realizadas, a fim de saber em que medida determinados alimentos contribuem para a queima de calorias e perda de peso.

Bebida de cúrcuma e gengibre para emagrecer

Algumas opções mais populares são:

  • Cúrcuma: tempero que funciona como corante amarelo natural. É antioxidante, analgésico e anti-inflamatório.
  • Gengibre: especiaria exótica, picante e refrescante, com propriedades analgésicas, diuréticas e anti-inflamatórias.
  • Canela do Ceilão: lhe atribuem propriedades vasodilatadoras e anti-inflamatórias. É preciso consumi-la com moderação, pois é contraindicada em vários casos.
  • Pimenta de Caiena: tempero muito picante que favorece a digestão e a queima de calorias. Assim como a canela e o gengibre deve ser consumida com moderação, pois tem algumas contraindicações.
  • Toranja: assim como o limão, é uma fruta cítrica que contém vitamina C e antioxidantes. Por isso, é considerada depurativa, alcalinizante e desintoxicante.
  • Amêndoa: é uma excelente fruta seca, muito rica em gorduras saudáveis, potássio, cálcio, minerais, proteínas e fibras.
  • Abacate: é uma das melhores frutas graças ao seu alto teor de ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras.
  • Aveia: é um cereal muito nutritivo e ajuda a gerar uma sensação de saciedade. Favorece a perda de peso quando é incluída em uma dieta balanceada.
  • Feijões: contém proteínas e outros nutrientes. Além disso, ativam o metabolismo e favorecem a função intestinal.
  • Óleo de coco: embora seja um alimento calórico,  é considerado benéfico pelo seu teor de ácido láurico.
  • Café: bebida diurética, antioxidante e estimulante. É benéfico, mas deve ser consumido com moderação.
  • Chá verde: pelo seu alto teor de antioxidantes, é considerado uma bebida muito saudável e alcalinizante.

Leia também: O chá verde ajuda a perder peso?

Bebida de cúrcuma e gengibre

Embora não esteja cientificamente comprovado que a bebida de cúrcuma e gengibre pode acelerar o metabolismo e emagrecer, há quem seja estimulado a prepará-la, para desfrutar de uma bebida refrescante, fora do comum.

Se você quer experimentar, siga a seguinte receita. Por outro lado, lembre-se que assim que estiver pronto, é recomendável consumi-lo com moderação, dentro de um estilo de vida ativo.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa rasas de cúrcuma em pó (10 g)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem (15 g)
  • Gengibre em pó (10 g) ou um pedaço de gengibre fresco (20 g)

Modo de preparo

  • Coloque a água para ferver. Quando chegar à ebulição, adicione a cúrcuma e o gengibre e desligue o fogo. Deixe repousar com a panela tampada por 10 minutos.
  • Se você usar gengibre fresco, deve deixá-lo cozinhar por 15 minutos e depois adicionar a cúrcuma antes de desligar o fogo.
  • Quando a bebida estiver morna, adicione o óleo de coco e misture bem.
  • Você deve beber ainda morna. Se deixar esfriar demais, o óleo vai se solidificar.
Bebida de cúrcuma e gengibre para emagrecer

Veja: 5 formas de consumir gengibre

É melhor evitar os adoçantes

Não é aconselhável adicionar açúcar ou outros adoçantes à bebida de cúrcuma e gengibre, pois isso pode exceder o limite diário de açúcar recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Por outro lado, você deve ter em mente que nunca deve substituir as refeições principais por bebidas como essa. É melhor consumi-la como um complemento, seja de uma refeição ou de um lanche.

Se você tiver dúvidas sobre como seguir uma dieta balanceada para perder peso com segurança, é melhor consultar um nutricionista. Além disso, é recomendável que você se informe bem sobre o consumo de gengibre, pois este tempero apresenta várias contraindicações.