6 maneiras de aumentar a oxitocina no corpo

A oxitocina é um hormônio associado ao amor, prazer, felicidade e satisfação. Descubra 6 hábitos que aumentam a sua produção.
6 maneiras de aumentar a oxitocina no corpo

Última atualização: 12 Novembro, 2021

A oxitocina é popularmente conhecida como o hormônio do amor. Ela tem diversas funções no organismo, como regular os estímulos emocionais e sentimentais do sexo, da maternidade e do comportamento social. Por ser um hormônio natural, existem várias maneiras de aumentar os níveis de oxitocina no corpo.

Sabemos que este hormônio é secretado em contextos específicos, portanto, basta incluir uma série de hábitos em nossas vidas para aumentar a sua produção. Preparamos uma lista com 7 maneiras de aumentar a oxitocina no corpo. Todas elas são divertidas e oferecem satisfação.

As melhores maneiras de aumentar a oxitocina em seu corpo

Em termos muito simples, um aumento da oxitocina em seu corpo fará com que você se sinta apaixonado. O uso de injeções deste hormônio é comum no ambiente clínico, especialmente durante o processo de parto. Existem também inaladores que são comercializados para diversos usos.

De acordo com estudos e pesquisas, a oxitocina pode desempenhar um papel importante na perda de peso e no comportamento alimentar das pessoas. Este é mais uma razão para motivá-lo a aplicar alguns dos seguintes hábitos para aumentar a oxitocina em seu corpo.

1. Ouça música e cante

É possível aumentar a oxitocina ao ouvir música
Ouvir música é uma das melhores formas de mudar o nosso humor devido à liberação de compostos químicos, algo bem conhecido pela ciência.

De acordo com um estudo publicado na Integrative Phychological and Behavioral Science em 2003, cantar de forma amadora ou profissional aumenta os níveis de oxitocina naturalmente. Durante e após uma sessão de canto, o hormônio aumenta, o que explica a sensação de euforia, tranquilidade e relaxamento que a música desencadeia.

Mas isso não é tudo. Um artigo publicado na Frontiers in Human Neuroscience em 2015 descobriu que a secreção desse hormônio é muito maior nas sessões de canto em grupo. Além disso, ocorre quando há improvisação. Portanto, ouvir música e cantar é uma das melhores maneiras de aumentar a oxitocina naturalmente.

2. Explore o prazer sexual

O fato de a oxitocina ser conhecida como o hormônio do prazer ou do amor não é por acaso. De todas as maneiras naturais de aumentar seus níveis no corpo, o prazer sexual é a mais eficaz. Isso é indicado por estudos e pesquisas, que identificaram que este hormônio aumenta diante de qualquer sensação de prazer.

Portanto, beijos, carícias eróticas, sexo oral e outros são uma carta certa para aumentar a oxitocina no seu corpo. Por isso, esta é uma estratégia sólida para aumentar o vínculo e o apego com o seu parceiro.

3. Tenha um animal de estimação

Especificamente, tenha um cachorro. Isso foi confirmado por um estudo publicado no Anthrozoös em 2011, que descobriu que os níveis de oxitocina aumentam em donos que acariciam seus cães por entre 1 e 5 minutos. Pesquisas indicam que as respostas nesse sentido são muito mais fortes nas mulheres do que nos homens.

Por tudo isso, outra estratégia que você pode usar para aumentar a oxitocina naturalmente é adotar um cachorro. Esta é a única opção em nossa lista cujos benefícios você pode explorar permanentemente. Afinal, seu pet estará 24 horas por dia ao seu lado, diferentemente das outras alternativas.

4. Faça uma refeição com alguém que você ama

Como apontamos no início, a oxitocina é um dos hormônios que ajuda a consolidar as relações sociais. É secretada na companhia das pessoas que compõem o seu círculo. Isso acontece naturalmente para fortalecer ainda mais esse vínculo e, assim, consolidar uma relação de amizade, casal, família e outros.

Embora você possa escolher ir a um restaurante, a melhor coisa a fazer é preparar uma refeição na companhia de alguém que você ama. Desta forma, a interação se prolonga mais, você permite que um vínculo mais afetivo seja criado e se conecta diretamente com o seu convidado.

5. Abrace alguém

Alguns dos benefícios dos abraços para a saúde
Os abraços e o contato físico em geral, especialmente com entes queridos, estão entre as melhores maneiras de aumentar a oxitocina no corpo.

Você sabe por que abraçar alguém te deixa tão feliz? Uma das razões é que isso libera oxitocina. Quanto mais longo o abraço, mais você a secreta; então, receber carinho de pessoas que você admira pode lhe dar uma boa dose deste hormônio.

Qualquer tipo de interação que se faça na base de mimos ou carícias tem o mesmo efeito, o que importa é que haja um contato tátil com outra pessoa. As evidências indicam que o abraço é uma ótima ferramenta para lidar com situações de angústia, conflito ou estresse; mais um motivo para recorrer a eles com mais frequência.

6. Faça exercícios

Por último, o exercício também pode ajudá-lo a aumentar a oxitocina em seu corpo. Embora seja verdade que hormônios como dopamina, serotonina e endorfina sejam os principais secretados nessa atividade, pesquisadores descobriram em experimentos com camundongos que o exercício aeróbico aumenta a produção desse hormônio.

Isso é algo que alguns estudos confirmaram parcialmente em humanos. Além de aumentar a produção dos hormônios que já mencionamos, também é um hábito muito saudável para o corpo.

Outras coisas que você pode fazer são comer chocolate, sorvete ou qualquer outro alimento de que goste, praticar atos de bondade com outras pessoas, ter conversas profundas com uma pessoa amada, meditar, fazer uma massagem e praticar ioga.

Em geral, qualquer coisa que você goste de fazer lhe dará um certo nível de oxitocina. A maioria das atividades é saudável para você, mas lembre-se de controlá-las para evitar a desinibição excessiva.

Pode interessar a você...
Oxitocina: o hormônio do amor que esconde um lado obscuro
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Oxitocina: o hormônio do amor que esconde um lado obscuro

A oxitocina é um dos hormônios mais celebrados ultimamente. Está ligado ao amor, ao vínculo entre mãe e filho e entre casais. Mas pode chegar a ser...



  • Altirriba J, Poher AL, Caillon A, Arsenijevic D, Veyrat-Durebex C, Lyautey J, Dulloo A, Rohner-Jeanrenaud F. Divergent effects of oxytocin treatment of obese diabetic mice on adiposity and diabetes. 2014 Nov;155(11):4189-201.
  • Carmichael MS, Warburton VL, Dixen J, Davidson JM. Relationships among cardiovascular, muscular, and oxytocin responses during human sexual activity. Arch Sex Behav. 1994 Feb;23(1):59-79.
  • Grape C, Sandgren M, Hansson LO, Ericson M, Theorell T. Does singing promote well-being?: An empirical study of professional and amateur singers during a singing lesson. Integr Physiol Behav Sci. 2003 Jan-Mar;38(1):65-74.
  • Handlin, L., Hydbring-Sandberg, E., Nilsson, A., Ejdebäck, M., Jansson, A., & Uvnäs-Moberg, K. Short-term interaction between dogs and their owners: effects on oxytocin, cortisol, insulin and heart rate—an exploratory study. Anthrozoös. 2011; 24(3): 301-315.
  • Hew-Butler T, Noakes TD, Soldin SJ, Verbalis JG. Acute changes in endocrine and fluid balance markers during high-intensity, steady-state, and prolonged endurance running: unexpected increases in oxytocin and brain natriuretic peptide during exercise. Eur J Endocrinol. 2008 Dec;159(6):729-37.
  • Hiller, J. Speculations on the links between feelings, emotions and sexual behaviour: Are vasopressin and oxytocin involved?. Sexual and Relationship Therapy. 2004; 19(4): 393-412.
  • Lawson EA. The effects of oxytocin on eating behaviour and metabolism in humans. Nat Rev Endocrinol. 2017 Dec;13(12):700-709.
  • Keeler JR, Roth EA, Neuser BL, Spitsbergen JM, Waters DJ, Vianney JM. The neurochemistry and social flow of singing: bonding and oxytocin. Front Hum Neurosci. 2015 Sep 23;9:518.
  • Murphy MLM, Janicki-Deverts D, Cohen S. Receiving a hug is associated with the attenuation of negative mood that occurs on days with interpersonal conflict. PLoS One. 2018 Oct 3;13(10):e0203522.
  • Yüksel O, Ateş M, Kızıldağ S, Yüce Z, Koç B, Kandiş S, Güvendi G, Karakılıç A, Gümüş H, Uysal N. Regular Aerobic Voluntary Exercise Increased Oxytocin in Female Mice: The Cause of Decreased Anxiety and Increased Empathy-Like Behaviors. Balkan Med J. 2019 Aug 22;36(5):257-262.