As emoções afetam nossas costas?

Você sabia que as emoções podem afetar suas costas? Aqui está o porquê e como isso acontece. Dê uma olhada!
As emoções afetam nossas costas?

Última atualização: 28 fevereiro, 2022

Você pode não saber, mas as emoções afetam suas costas. Quando você tem má postura, isso leva a fortes dores na parte de trás do corpo. No entanto, as emoções também podem causar esse tipo de desconforto.

Você deve saber que sentimentos reprimidos não afetam apenas sua vida, mas também seu físico. Preocupações, estresse ou ansiedade são fatores que acabam sobrecarregando suas costas.

A relação entre esses desconfortos e a emotividade foi descoberta há algum tempo.

Dor nas costas

Estresse e emoções afetam suas costas, causando muita dor

Uma das principais causas para sobrecarregar as costas é o estresse. O estresse é uma condição que afeta muitas partes do seu corpo, bem como seu estado emocional. Isso gera condições orgânicas, musculares e, não menos importantes, mentais.

Nas costas há um ponto de referência na musculatura da parte superior. Lá você pode saber como se sente. Quando o pescoço está relaxado, reto e sem nenhum tipo de tensão, significa que você sente bem-estar. Quando o pescoço está inclinado para frente, mostra que há algum desconforto ou tristeza.

Por outro lado, quando os músculos das costas estão rígidos, isso faz com que você respire mal, fazendo com que se sinta mais cansado, com desconforto digestivo, dores de cabeça e até fadiga ocular. Seus pensamentos e suas atitudes podem gerar diferentes estados de dor.

As emoções afetam suas costas

Relação entre emoções e dores nas costas

Você deve saber que sentimentos e desconforto no corpo estão relacionados. A relação é mostrada aqui:

  • Cervical: as vértebras cervicais têm uma certa relação na forma como você encara a vida. Quando há dores nos ombros e no pescoço, pode haver negação, falta de apoio emocional e teimosia.
  • Dorsais: Essas dores o inclinam para frente, como quando há sobrecarga emocional.
  • Centro das costas: a afetividade e a culpa emocional estão localizadas nesta parte. Também mostra ansiedade, inquietação e tristeza.
  • Costas média: quando há desconforto nesta área, pode ser causado por obsessões ou por não conseguir aceitar uma situação que ocorreu.
  • Lombar: pode-se dizer que esta é a parte mais importante das costas, pois é responsável por sustentar todo o seu corpo. Quando há dor, geralmente é acompanhada de inflamação.
  • Cóccix: O cóccix está relacionado com o primeiro chakra, conhecido como o chakra da sobrevivência. Quando há algum desconforto nesta área, pode causar irritação no ânus, próstata ou bexiga, com incontinência ou distúrbios urinários.

O que você pode fazer para corrigir isso?

Se você deseja melhorar essas dores nas costas, o melhor é sempre ter bons hábitos posturais. É preciso realizar exercícios suaves, além de estar ciente de que se deve carregar cada dia com muita positividade, calma e equilíbrio.

A saúde é algo importante. Você não pode deixá-la se deteriorar, então você deve sempre cuidar dela. Com a ajuda de algumas massagens poderá reduzir esses desconfortos nas costas, ajudando a aumentar o movimento na zona e a ter maior flexibilidade.

Se você sente que está passando por uma situação de estresse emocional, o melhor é procurar especialistas para ajudá-lo a resolver esses problemas. As emoções afetam suas costas e não há nada como uma coluna saudável. Procure ajuda se você precisar!

Pode interessar a você...
Exercícios para manter as costas saudáveis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Exercícios para manter as costas saudáveis

A dor nessa região do corpo é extremamente comum, mas felizmente existem alguns exercícios para manter as costas saudáveis. Descubra-os!