Aprenda a eliminar os calos de forma eficaz

· 6 de maio de 2015
Os calos são durezas que costumam aparecer nos dedos e outras áreas dos pés. Este problema surge quando se aplica uma pressão ou fricção em excesso nos pés ou nas mãos, o que cria um mecanismo de defesa, através do qual a pele se protege contra a formação de bolhas ou machucados que podem ser infecciosos.

Ainda que, no começo, os calos não gerem nenhuma dor ou incômodo, com o passar do tempo, eles podem se tornar dolorosos dificultando as caminhadas e diferentes atividades diárias.

Muitas pessoas cometem o grave erro de tentar arrancar ou cortar os calos, para reduzir a aparência desagradável de pele ressecada e grossa. No entanto, isso pode ser muito doloroso, e pode até dar lugar a infecções que acabam por piorar o problema.

É por esta razão que devemos buscar outras alternativas para acabar com os calos e sermos muito pacientes no processo de eliminação.

Ainda que existam diversos remédios caseiros que ajudam a eliminar os calos naturalmente, no caso de pessoas diabéticas ou com outras condições que inibam a circulação do sangue, recomenda-se buscar a opinião de um médico.

Para quem não tem inconvenientes em aplicar tratamentos caseiros, não percam os seguintes conselhos e remédios naturais para eliminar os calos.

Conselhos para prevenir e eliminar os calos naturalmente

Calçado provoca calos nos pés

  • O primeiro passo para prevenir e eliminar os calos é substituir o calçado que está produzindo esta condição em seus pés. Muitas vezes ele é apertado demais, principalmente nas pontas, fazendo com que se forme este tipo de lesão.
  • Dessa forma, se não mudarmos os sapatos, fica difícil eliminar os calos por completo. Na medida do possível, deve-se utilizar um calçado confortável e que permita o fluxo de ar. Além disso, deve-se procurar usar sempre meias quando estiver com sapatos fechados.
  • Manter a pele dos pés limpa e seca em todo momento. Se você for dessas pessoas que sofrem com o suor excessivo nos pés, então não se esqueça de utilizar antitranspirantes e meias.
  • Depois de um dia difícil, prepare um banho para seus pés com um pouco de água quente e sabonete líquido. Deixe-os de molho durante 10 minutos, e irá sentir um grande alívio.

Tratamentos naturais para se livrar dos calos

Pedra-pomes

Para começar este tratamento, deve-se submergir os pés em água quente durante cerca de 20 minutos. Logo depois, raspe os calos com uma pedra-pomes, realizando um movimento de um lado para o outro.

Enxágue a pedra e os pés periodicamente para ir eliminando os pequenos resíduos que ficam ao raspar os calos. Lixe o tempo que for necessário até quase chegar à superfície, mas com cuidado para não alcançar a camada de pele saudável.

Quando seus pés estiverem rosados e você perceber a diferença no calo, pode terminar o tratamento.

Tratamento de limão e alho

Alho e limão para eliminar calos

Este tratamento de limão e alho ajuda a eliminar as células mortas acumuladas no calo, ao mesmo tempo em que o amolece para facilitar sua eliminação.

A única coisa a fazer é misturar uma colher de camomila seca com suco de limão e um dente de alho amassado. Aplique este tratamento na área afetada, deixe agir durante 20 minutos e logo depois, retire com água morna.

Não deixe de ler também: Remédio com limão para aliviar a dor articular e as câimbras

Bicarbonato de sódio

Um produto tão econômico e fácil de adquirir como o bicarbonato de sódio também é ideal para eliminar os incômodos e dolorosos calos.

Simplesmente dissolva 3 colheres de bicarbonato de sódio em água morna e deixe os pés de molho durante 30 minutos.

Tratamento com cebola, limão e sal

Cebola para eliminar calos

Este tratamento ajuda a eliminar as bactérias e células mortas que podem ter se acumulado no calo. O limão e a cebola limpam profundamente a pele para amolecê-la, enquanto o sal ajuda a esfoliá-la.

Simplesmente corte uma rodela de cebola e acrescente nela algumas gotas de suco de limão e sal. Coloque sobre o calo e cubra-o com um curativo, para que fique em contato com o calo durante toda a noite. Repita o procedimento todos os dias.

Isso também pode interessar você: Como preparar 5 remédios com alho para tratar a acne

Tratamento com tomate

Outra forma de amolecer e eliminar os calos naturalmente é utilizando as propriedades do tomate. Este ingrediente ajudará a amolecer a dureza e facilitará o processo de eliminação.

O único passo é extrair a polpa do tomate e aplicá-la diretamente sobre a área afetada. Posteriormente, cubra com um curativo e deixe agir durante toda a noite. Repita o tratamento diariamente, antes de dormir.

E não se esqueça de que no caso de dúvidas, você deve sempre consultar o médico.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue antenado na nossa página com mais orientações para a sua saúde, beleza e bem-estar.

Araguas Garcia, C., Corbi Soler, F., & Bofill Ródenas, A. (2017). Hiperqueratosis plantares. Piel. https://doi.org/10.1016/j.piel.2016.04.007