Aprenda a preparar creme de laranja com esta receita caseira

· 19 de abril de 2019
Você gosta de um delicioso creme de laranja? A cremosidade e sabor cítrico, mas ao mesmo tempo doce desta sobremesa faz com que seja um delírio para muitos. Descubra como fazê-la em seguida.

Mais uma vez as sobremesas ocupam grande parte da nossa atenção. Tanto é assim, que em muitas ocasiões cedemos aos impulsos que nos levam a comer muitos doces, e fazem que nem sempre nos demos conta daquilo que ingerimos. Evite esses maus momentos, e experimente esta deliciosa e simples receita de creme de laranja.

Neste artigo detalhamos como preparar esta receita passo a passo, assim como alguns dos nutrientes que ela fornece. Continue lendo!

O creme de laranja

Creme de laranja caseiro

Se você está procurando maneiras novas e frescas para preparar uma receita doce que contém os melhores ingredientes, e não seja muito complicado de fazer em casa, este é o caminho certo, sem dúvida.

Além disso, com esta receita de creme de laranja você pode obter uma excelente preparação que poderá saborear sozinha, ou com outros acompanhamentos. Por exemplo, passe-a no pão, combine com nozes ou os cereais que você preferir. Para tudo isto serve esta deliciosa preparação.

Propriedades nutricionais e culinárias

Agora, a contribuição que o suco de laranja dá a você para essa preparação é única. E que combina o melhor das vitaminas C, D e E. Além disso, também tem um teor de açúcar significativo, o que acrescenta um plus no momento de combiná-la com laticínios ou doces; como neste caso.

Por outro lado, no momento de buscar a consistência necessária para o creme de laranja, este cítrico tornará isso muito mais fácil. Se você se lembra, o leite ou seus derivados tendem a coalhar na presença deste tipo de ingrediente. Isto se deve à uma reação química que separa as camadas densas e proporciona mais volume.

Este é um fato importante, porque em muitos casos é muito difícil conseguir que o creme adquira essa densidade e textura ideal. Conseguir o que conhecemos como creme, mas sem ser tão espesso. Isto é, no ponto perfeito.

A propósito, se por alguma razão você estiver muito preocupado com os índices calóricos desta preparação, pode adaptar as porções e usar em vez de açúcar branco, o tipo mascavo ou leite de soja. Qualquer variante que melhor atenda às suas exigências; até mesmo se você é celíaco, também poderá prepará-lo.

Talvez você esteja interessado em ler: Como preparar um delicioso suco de laranja para ficar em forma e se energizar

Serve para que as crianças consumam mais frutas

O creme de laranja serve para que as crianças consumam mais frutas

Este método engenhoso permite adaptar as frutas para os pequenos da casa. E com esta receita de creme de laranja você pode fazê-los comer sobremesas saborosas ​​e, ao mesmo tempo, se alimentem saudavelmente.

Além disso, é ideal na época do verão, quando as temperaturas sobem muito, e procuramos receitas refrescantes. Esta opção parece ser um substituto para aquelas bebidas tão carregadas com açúcares processados, ​​e calorias que não fazem nada bem para a sua saúde.

Recomendamos que você leia também: 4 receitas de sobremesas caseiras, nutritivas e com poucos ingredientes

Descubra como você deve fazer o delicioso creme de laranja

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite líquido (500 ml)
  • 5 gemas de ovos
  • 3 colheres de sopa de amido de milho (45 g)
  • 1 xícara de açúcar mascavo (120 g)
  • 1 xícara de suco de laranja (250 ml)
  • 2 colheres de sopa de casca de laranja ralada (30 g)

Preparação

  • A primeira coisa que você deve fazer é pegar uma panela média, despejar o leite, e levar ao fogo baixo.
  • Lembre-se, você não deve aumentar muito a intensidade da chama porque, caso contrário, evaporará muito rápido, e não ficará bom.
  • Enquanto o leite está aquecendo, comece a misturar as gemas com amido de milho e açúcar mascavo. Integre tudo muito bem, e preste atenção para que não fiquem muitos grumos.
  • Para melhores resultados, é recomendável que você o faça em um liquidificador.
  • Quando o leite estiver pronto, não precisa despejar na mistura que você fez na etapa anterior.
  • Recomenda-se que você deixe temperar por alguns minutos. Deixe entre 5 e 10 minutos, para que fique morno, caso contrário, danificará a receita e não ficará bem.
  • Com o leite no ponto correto, você começará a misturar lentamente e sem parar de mexer.
  • Desta forma, terá a textura espessa que você está procurando.
  • Retire do fogo por um momento (20-30 segundos) e adicione o suco de laranja juntamente com a colher de sopa de casca de laranja ralada.
  • Com a ajuda de um batedor, você começará a mexer para que os ingredientes sejam integrados.
  • Finalmente, deixe esfriar um pouco e leve para a geladeira por 2 horas antes de servir.

 

  • Reynolds, P., & Phillips, J. A. (1981). Vitamin C Retention in Orange Juice Imitation Orange Juice, and Orange Beverage from Frozen Concentrates. Home Economics Research Journal. https://doi.org/10.1177/1077727X8100900309
  • Holick, M. F. (2004). Vitamin D: Importance in the prevention of cancers, type 1 diabetes, heart disease, and osteoporosis. In American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/14985208
  • Etebu, E., Nwauzoma, A. B., Island, W., Biology, E., Harcourt, P., & Norte, A. (2014). A review on sweet orange (Citrus sinensis L. Osbeck): health, diseases and management. American Journal of Research Communication.