Alivie os sintomas da sinusite

· 12 de outubro de 2013
Com medidas simples, você pode aliviar os desconfortos causados pela sinusite.

Entende-se por sinusite a inflamação dos seios nasais, que são as cavidades encontradas nos dois lados do nariz.

Mesmo sendo um problema respiratório que afeta a região da face, a sinusite também provoca muitos outros desconfortos.

Congestão nasal, dores de cabeça e sensação de forte pressão no rosto são só alguns.

Boa parcela da população sofre com esta doença, que pode aparecer por conta de resfriados mal curados, problemas na formação anatômica do nariz e até mesmo alergias.

Dicas importantes

Perigos do cigarro

Todo mundo sabe que fumar é muito prejudicial para a saúde. E o tabagismo é prejudicial pelo fato de nosso nariz ser muito sensível à fumaça.

Os compostos tóxicos presentes na fumaça do cigarro prejudicam o batimento ciliar, que é o movimento feito por pelos responsáveis por drenar secreções da cavidade nasal.

Por este motivo, a fumaça retarda a limpeza e aumenta o acúmulo de secreção.

Médico partindo cigarro ao meio

Benefícios da água

A água é fundamental para diminuir as secreções do nosso corpo. Quando a sinusite é provocada por vírus e bactérias, pode ser que você apresente febre como um dos sintomas.

Ao aumentar a sudorese, você automaticamente perde água. Repor a quantidade perdida é importante, pois boa parte do nosso organismo é feito de água.

Jarra e copo de água

Recomendamos ler: Dicas e tratamentos naturais para a sinusite

Lavagem nasal

Com esta prática, você diminui consideravelmente a probabilidade de ter problemas respiratórios, além de aliviar dores de cabeça.

Já para quem sofre com sinusite, a lavagem passa a ser praticamente obrigatória. Ao fazer a lavagem, as secreções que ficam no nariz tornam-se mais líquidas, facilitando sua eliminação.

É recomendado o uso de soro fisiológico no modo spray a fim de evitar a contaminação do produto.

Afaste-se do ar condicionado

O ar condicionado, apesar de aliviar o calor, traz consigo alguns problemas. Reduz a umidade do ar, diminui às vezes drasticamente a temperatura e ainda concentra poluentes, caso não seja feita a manutenção adequada.

Por esse motivo, evite o ar condicionado sempre que possível.

Você sabia? Podemos tratar a sinusite de forma natural

Inalação de vapor

Quando as mucosas nasais ressecam, muitas impurezas se acumulam nessa região. Isso pode levar à proliferação de microrganismos que podem ocasionar uma infecção e a sinusite.

Mas, quando você inala o vapor, ocorre a limpeza das vias aéreas e a quantidade de catarro diminui.

Atenção

Todas essas dicas são apenas para amenizar e prevenir os sintomas causados pela sinusite. Mas é sempre importante consultar um otorrinolaringologista mesmo que os sintomas sejam amenizados com as dicas.