Como tratar a sinusite com remédios naturais

6 de março de 2019
A sinusite se desenvolve quando há uma inflamação dos seios paranasais. Ela afeta a determinadas regiões da face, causando sensação de dor e pressão. Mas, usando alguns tratamentos caseiros, é possível conseguir um alívio considerável dos sintomas.

À inflamação dos seios nasais chamamos de sinusite. Sua causa pode estar relacionada a alterações na anatomia facial que acabam por dificultar ou impedir a drenagem da secreção. Ou, ainda, processos alérgicos ou infecciosos que acabam por provocar a sinusite e facilitar a instalação de organismos nocivos na região.

A sinusite está localizada em determinadas regiões da face como, por exemplo, em cima dos olhos, nariz e bochechas. Essas regiões têm a função de atuar como filtradoras do ar, onde constantemente se infiltram materiais residuais.

Assim, os seios nasais podem ser bloqueados por esses materiais ou por muco e o risco de infecções aumenta.  Nesse caso, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar e até mesmo tratar a sinusite. Em seguida, falaremos sobre tais medidas.

Vapor d’água

Uma forma de ajudar a reduzir o congestionamento e a dor da pressão causada pela sinusite é utilizar vapor d’água.

Você pode aplicar um banho de vapor usando um recipiente com água quente e inalando os vapores, assim ajudará a aumentar a movimentação dos cílios que recobrem as vias nasais. Assim, isso aumentará o fluxo de muco para desbloquear a região. Se preferir, pode adicionar algum óleo de aromaterapia à água.

Não deixe de ler: Método simples e natural para tratar a sinusite

Água com sal

Outra forma de desbloquear, ou limpar, os condutos nasais e a mucosa acumulada é limpar a zona com uma solução salina. Esta pode ser encontrada em farmácias, ainda que você possa também preparar em casa, usando sal e água destilada.

Misture bem os ingredientes e coloque-os em um conta gotas. Com a cabeça em posição vertical aplique a mistura em uma das vias nasais aberta, já que a outra deve ser mantida fechada a fim de que você assoe suavemente a aberta para expulsar o líquido e o muco. Logo, repita o procedimento com a via que ficou fechada.

Óleos essenciais para eliminar o congestionamento nasal

como tratar a sinusite com óleos essenciais

Óleo essencial de funcho (erva-doce)

Aplique algumas gotas desse óleo em um pano limpo e respira o vapor para aliviar o congestionamento e a dor produzidos pela sinusite, já que esse óleo é um grande antisséptico e um expectorante eficaz.

Leia também: Erva-doce, remédio tradicional para curar o fígado e os rins

Óleos descongestionantes

São óleos essenciais que aliviam congestionamentos, relaxam e proporcionam sono e ajudam a desbloquear os seios nasais:

  • Primeiramente, misture de 3 a 4 gotas dos seguintes óleos: lavanda, laranja, capim-limão, Gerânio Bourbon, em 3 colheres de sopa de óleo de semente de uva. Em seguida, massageie suavemente a garganta, acima do nariz e parte posterior do pescoço. Relaxe e respire profundamente os vapores descongestionantes da mistura.
  • Adicione 20 a 30 gotas de óleo essencial em um umidificador, usando óleos essenciais de limão, eucalipto, cipreste azul e manjericão, que são antissépticos, anti-inflamatórios, antibacterianos e possui propriedades descongestionantes, que refrescam o ar interior e neutralizam contaminantes.
  • Esfregue suavemente 2 a 3 gotas de óleo essencial de gengibre, eucalipto e alecrim nas laterais e ponte do nariz, evitando a região dos olhos. Esses óleos são anti-inflamatórios, expectorantes, antissépticos e com propriedades descongestionantes que aliviam de imediato o congestionamento nasal.

Imagem oferecida por [email protected]

  • de Oliveira Gomes, M. C. (2011). Remédios caseiros ou naturais. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, 13(3), 31-32.
  • Defilippo, M. Anti-inflamatórios naturais.
  • Balch, J. F. (2005). Tratamentos naturais: um guia completo para tratar problemas de saúde com terapias naturais. Gulf Professional Publishing.