Conselhos para aliviar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode ser decorrente, entre outras causas, do sedentarismo. Portanto, para evitá-la, é de extrema importância fazer exercícios físicos, além de aplicar uma série de dicas que compartilharemos a seguir.
Conselhos para aliviar a retenção de líquidos

Última atualização: 30 Outubro, 2021

Muitos não sabem o que podem fazer para aliviar a retenção de líquidos, um dos principais fatores associados ao ganho de peso. Ela pode ocorrer por diversos motivos, como gravidez, menopausa, cirrose, insuficiência cardíaca ou vida sedentária, entre outros.

De modo geral, consiste em um inchaço que ocorre em diferentes partes do corpo, como tornozelos, braços, pernas, abdômen e punhos.

É bastante comum durante a gestação, devido às alterações hormonais, e se manifesta principalmente nos tornozelos e pés. Se for exagerada, é aconselhável consultar um médico.

Dicas para aliviar a retenção de líquidos

Ao longo deste artigo, compartilharemos os conselhos da Fundação Espanhola do Coração para prevenir ou aliviar os sintomas da retenção de líquidos:

  • Praticar exercícios físicos.
  • Consumir alimentos diuréticos.
  • Comer alimentos ricos em potássio.
  • Comer alimentos com magnésio.
  • Reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio.

Praticar exercício físico

Mulher correndo na praia

A retenção de líquidos costuma ser causada pela manutenção de um estilo de vida sedentário. Para evitá-la ou combatê-la, o exercício físico é uma boa solução.

A prática de exercícios físicos é uma das melhores dicas e hábitos recomendados para evitar a retenção de líquidos e melhorar a condição do corpo em geral, conforme apontado por diferentes pesquisas. O foco deve ser em uma atividade física constante e moderada, de acordo com as características pessoais de cada um (idade, sexo, estado de saúde, estilo de vida, etc.).

Algumas das atividades que podem ser úteis para aliviar a retenção de líquidos incluem caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, dançar, entre muitas outras. Faça o que você mais gosta, mas tente ser constante: pelo menos meia hora três dias por semana.

Consumir alimentos diuréticos

As propriedades diuréticas de alguns alimentos podem ajudar a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Entre os alimentos aos quais são atribuídos efeitos diuréticos, encontramos:

  • Melancia: é recomendada principalmente por sua grande porcentagem de água, que constitui mais de 95% da fruta.
  • Vinagre de maçã: ajudaria a equilibrar o nível de potássio, já que ele costuma ser afetado pela retenção de líquidos. Use-o para temperar suas saladas e reduza a adição de sal.
  • Chá verde: diversos estudos indicam que ele pode ter propriedades diuréticas e antioxidantes. Assim, em vez de consumir refrigerantes e outras bebidas industrializadas, você pode desfrutar de uma xícara de chá verde para ajudar seu corpo a eliminar os líquidos retidos.
  • Laranja: graças ao seu teor de água e vitamina C, favorece o funcionamento dos rins e acelera o processo de eliminação das toxinas do organismo.
  • Alcachofra: a medicina alternativa a utiliza principalmente em infusões (embora possa ser consumida de várias maneiras) para ajudar a perder peso e eliminar os líquidos retidos graças ao seu alto teor de fibra e água, e suas respectivas propriedades diuréticas.
  • Dente-de-leão, salsa, cavalinha. Essas ervas possuem propriedades diuréticas e, portanto, são usadas em infusões contra a retenção de líquidos.

Essa lista pode ajudar a introduzir alguns alimentos na dieta com o objetivo de obter um suprimento extra de água e fibras e facilitar a eliminação dos líquidos retidos. O ideal é combiná-los com outros alimentos saudáveis no contexto de uma dieta balanceada.

Dieta contra a retenção de líquidos

Muitas frutas, verduras e ervas podem ser úteis tanto para obter vários nutrientes quanto para variar a dieta semanal e experimentar diferentes receitas cheias de saúde e sabor. Vale a pena tirar proveito delas regularmente, principalmente das que estiverem na época.

Quando se trata de combater um sintoma tão incômodo quanto a retenção de líquidos, a ideia nunca será basear sua dieta apenas em um determinado grupo de alimentos, a menos que o médico indique por um motivo específico.

Por outro lado, quando quiser tirar proveito de um remédio natural (como a infusão de dente-de-leão ), é importante primeiro conversar com o seu médico e seguir as suas instruções. Ao mesmo tempo, evite combinar o consumo simultâneo de vários remédios naturais, pois, em vez de promoverem o alívio, podem dificultar a redução do desconforto.

Evitar alimentos com sódio

Como mencionamos anteriormente, o sal pode contribuir para a retenção de líquidos. Por isso, deve-se evitá-lo ao máximo ou, pelo menos, minimizar o seu consumo.

Deve-se ter em mente que muitos dos alimentos consumidos diariamente, como embutidos, conservas ou álcool, contêm um alto teor de sódio.

Outra razão pela qual você deve consumir quantidades pequenas de sal é que ele pode aumentar as chances de sofrer de pedras nos rins e diminuir a sensibilidade das papilas gustativas, entre outras alterações.

Comer alimentos ricos em potássio ajuda a aliviar a retenção de líquidos

Alimentação saudável

Este elemento é essencial para manter o nosso corpo em equilíbrio. Segundo dados do National Institutes of Health, o potássio é um eletrólito que, junto com outros, controla a pressão arterial e promove a eliminação de fluidos, entre outras funções. Este componente é encontrado em algumas frutas, principalmente kiwi, melão, laranja e banana.

Comer alimentos que contêm magnésio

Um artigo de 2012 publicado no Journal of Caring Sciences observa que o magnésio pode ajudar a melhorar os sintomas pré-menstruais, incluindo o excesso de fluidos. Além disso, favoreceria a prevenção de problemas cardíacos e a regulação da insulina no organismo.

O magnésio pode ser bom para o cuidado dos ossos, aliviando as enxaquecas e reduzindo o risco de certas doenças, como a diabetes tipo II.

Entre os alimentos com alto teor de potássio, podemos citar o farelo de trigo e a aveia, ervas secas como coentro, sementes de linhaça e girassol e leite.

Uma última dica para aliviar a retenção de líquidos

Assim como é importante que você siga as dicas acima dentro de um estilo de vida ativo, você deve ter em mente que o sono – até certo ponto – também pode ser relevante para prevenir a retenção de líquidos. Nesse sentido, no final do dia é bom que você reserve um tempo para elevar as pernas quando estiver com os pés inchados ou se simplesmente quiser descansar.

Se, apesar de seguir essas dicas, os problemas não desaparecerem, é melhor consultar um médico para receber orientações mais adequadas e prevenir complicações.

Pode interessar a você...
Como preparar um chá de flor de cerejeira para combater a retenção de líquidos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar um chá de flor de cerejeira para combater a retenção de líquidos

O chá de flor de cerejeira tem propriedades que favorecem a eliminação dos líquidos retidos no organismo. Descubra como prepará-lo!