Dente-de-leão, um milagre da natureza para a sua saúde

O dente-de-leão tem muitas propriedades medicinais. Esta é uma planta com flores inconfundíveis, cuja infusão tem sido amplamente utilizada como remédio natural contra diversas doenças.
Dente-de-leão, um milagre da natureza para a sua saúde

Última atualização: 20 Agosto, 2021

O dente-de-leão não é a “erva daninha” clássica que preenche nossos campos e jardins. Acredite ou não, existem muitas tradições em torno dessa planta perene da qual usamos principalmente a raiz.

Pier Andrea Mattioli, um médico do período renascentista, disse sobre o dente-de-leão que “quem se esfregar com ele será abençoado para sempre”. Seu simbolismo adquire conotações mágicas na última fase do ciclo do dente-de-leão, quando ele se torna aquela delicada esfera pontilhada de pequenas sementes.

Basta uma leve brisa para que o seu receptáculo com as “cipselas” se espalhe em sutil equilíbrio e beleza. Além disso, a lenda popular diz que, se soprarmos um dente-de-leão, nossos desejos são realizados.

Agora, muito além das tradições e lendas, há algo que é certo. O dente-de-leão é uma das plantas mais medicinais que a natureza nos deu. Explicaremos mais detalhes a seguir.

Tudo sobre o dente-de-leão

Dente de leão

Estamos tão acostumados a vê-los ao nosso redor que não nos importamos com ele. Os amantes das plantas naturais sabem bem o que escondem suas folhas e raízes.

Nos países mediterrâneos, por exemplo, é comum preparar saladas de dente-de-leão. Ele é apreciado por seu sabor delicado e ligeiramente amargo.

Da mesma forma, os brotos tenros podem ser consumidos com azeite de oliva extravirgem, ou mesmo em pratos refogados com alho. As opções são múltiplas e os benefícios excepcionais. A seguir, vamos dar uma olhada nas suas propriedades. Temos certeza de que, depois de conhecê-las, você não conseguirá mais resistir ao dente-de-leão.

Dente-de-leão, rico em vitaminas

Normalmente obtemos vitaminas de frutas e vegetais. No entanto, as plantas naturais são um tesouro de nutrientes.

  • O dente-de-leão é uma fonte muito rica em betacaroteno, que convertemos em vitamina A no fígado.
  • Também nos fornece vitamina C, fibra, potássio, ferro, cálcio, magnésio, zinco e fósforo.
  • A inclusão regular de dente-de-leão em nossas saladas nos ajudará a aumentar os níveis de vitaminas do complexo B e até mesmo um pouco de vitamina D.
  • Como um fato a ter em conta, diremos que o dente-de-leão contém mais proteínas do que o espinafre.
  • Na verdade, é um alimento consumido há milhares de anos como remédio para tratar a anemia, o escorbuto ou os chamados “problemas de sangue”.

Agora, há um detalhe que não devemos negligenciar: não colete dentes-de-leão de campos desconhecidos ou áreas urbanas.

É comum que os efeitos químicos da poluição, contaminação ou pesticidas removam completamente seus benefícios. O mais indicado é comprá-los em lojas de produção orgânica, ou simplesmente cultivá-los em casa.

O dente-de-leão otimiza as funções básicas do seu corpo

O dente-de-leão otimiza as funções básicas do seu corpo

O dente-de-leão atua como um laxante leve que promove a digestão, estimula o apetite e equilibra as bactérias benéficas naturais no intestino.

  • Além disso, aumenta a produção de bile para nos ajudar a digerir melhor as gorduras.
  • É um diurético muito eficaz que nos ajuda a eliminar resíduos, sal e excesso de água, aumentando a produção de urina.
  • Também tem a capacidade de equilibrar os níveis de sódio e potássio no corpo.
  • Se você costuma sofrer de infecções urinárias, não hesite: prepare infusões de dente-de-leão.

Outra vantagem que já mencionamos em nosso site em mais de uma ocasião é que esta é uma das melhores plantas para cuidar da saúde do fígado.

Seus antioxidantes e seu poder de restaurar a hidratação e o equilíbrio eletrolítico o tornam único.

Você também pode gostar de ler: Sinais de que seu corpo não elimina bem as toxinas

Outros benefícios

Você sofre de hipertensão? O seu médico disse que você tem colesterol alto? Melhore seus hábitos de vida e beba uma infusão desta planta natural todos os dias.

  • Contém fibras, potássio e vitamina C, que nos permitem regular a pressão arterial, assim como o LDL ou colesterol ruim.

Como ponto final, ressaltamos que o dente-de-leão pode ter um sabor amargo. Além disso, podemos não encontrar suas folhas ou raízes ao longo do ano.

No entanto, quando chegar a estação, inclua-o nas suas saladas. Sua saúde vai agradecer. Além disso, não se esqueça de tomar infusões saudáveis com esta planta após a refeição principal do dia.

Pode interessar a você...
O dente de leão ajuda a tratar o eczema
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O dente de leão ajuda a tratar o eczema

O dente de leão será de ajuda quando sofrermos eczema disidrótico. A seguir facilitaremos todos os dados a respeito. Confira.



  • Sannia A. Phytotherapy with a mixture of dry extracts with hepato-protective effects containing artichoke leaves in the management of functional dyspepsia symptoms. (2010).
  • You Y, Yoo S, Yoon HG, Park J, Lee YH, Kim S, Oh KT, Lee J, Cho HY, Jun W. In vitro and in vivo hepatoprotective effects of the aqueous extract from Taraxacum officinale (dandelion) root against alcohol-induced oxidative stress. (2010).
  • United States Department of Agriculture Agricultural Research Service. Basic Report:  11207, Dandelion greens, raw. National Nutrient Database for Standard Reference. (2018).