6 laxantes naturais que não causam efeitos colaterais

Ao consumir qualquer tipo de laxante natural, é muito importante aumentar o consumo de água para que as fibras possam desempenhar seu papel corretamente.
6 laxantes naturais que não causam efeitos colaterais

Última atualização: 15 Junho, 2021

O alto número de pacientes com problemas de constipação aumentou consideravelmente o consumo de o consumo de produtos químicos e naturais. Por isso, há quem recorra a remédios laxantes que facilitam a evacuação e produzem uma sensação de alívio de sintomas como inchaço, gases e dores.

O problema é que muitos contêm substâncias irritantes que podem provocar vários efeitos colaterais quando tomados excessivamente ou durante um longo período de tempo.

Embora inicialmente eles têm muitos benefícios, pouco a pouco alteram a mucosa do intestino e desencadeiam certos problemas.

Por este motivo, reunimos 6 interessantes remédios laxantes suaves e naturais que podem ser tomados com mais frequência sem expor o corpo a reações indesejadas.

Descubra como prepará-los e comece a usá-los como uma alternativa mais saudável.

Laxantes naturais

1. Água de linhaça, um dos remédios laxantes naturais mais populares

Devido a sua alta contribuição de fibras alimentares e ácidos graxos essenciais, as sementes de linhaça são consideradas um remédio laxante eficaz contra a constipação.

Além disso, a mistura com a água libera uma substância gelatinosa que, ao chegar ao intestino, lubrifica as fezes para promover sua rápida eliminação.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (30 g).
  • 1 copo de água (200 ml).

Preparação

  • Primeiramente, adicione as sementes de linhaça a um copo de água quente e deixe repousar durante a noite.
  • Na manhã seguinte, coe a bebida e remova os resíduos da semente.
  • Por último, beba um copo de água de linhaça com o estômago vazio todos os dias.

2. Suco de kiwi

Esta deliciosa bebida cheia de antioxidantes, vitamina C e fibras é uma das melhores soluções alternativas para lidar com os sintomas da prisão de ventre.

Suas propriedades regulam o movimento intestinal e impedem a acumulação de resíduos no trato intestinal, de acordo com pesquisa publicada na revista Nutricion Hospitalaria.

Ingredientes

  • 2 kiwis maduros.
  • ½ copo de água (100 ml).

Preparação

  • Primeiramente, descasque os kiwis e processe-os no liquidificador com meio copo de água.
  • Depois, tome a bebida em jejum pelo menos 3 vezes por semana. Em caso de constipação crônica, tome duas vezes ao dia.

3. Aloe vera e mel

Devido ao seu alto teor de água e fibra, o gel contido nas folhas de aloe vera foi classificado como um dos melhores remédios para os problemas digestivos.

É ideal para decompor os alimentos pesados ​​e facilitar sua passagem pelo trato digestivo. Misturado com o mel, proporciona um laxante natural suave para melhorar a motilidade intestinal.

No entanto, não exagere no consumo de mel. Esse alimento é rico em açúcares, consumido em excesso pode aumentar o risco de desenvolver doenças a médio e longo prazo, de acordo com pesquisa publicada na revista Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences.

Dessa forma, a ingestão elevada desse nutriente pode favorecer o aparecimento de obesidade e síndrome metabólica.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de aloe vera (45 g).
  • 1 colher de sopa de mel (25 g).
  • ½ copo de água (100 ml).

Preparação

  • Primeiramente, adicione todos os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma bebida homogênea.
  • Depois, beba o remédio todas as noites antes de ir para a cama, para notar seus efeitos logo na manhã seguinte.

4. Leite de aveia, outro dos melhores remédios laxantes naturais

Este delicioso leite vegetal é um bom suplemento nutricional para melhorar a saúde. Suas contribuições de fibras regulam o movimento intestinal e ajudam a promover a eliminação de resíduos que produzem inflamação e gases.

É muito suave para o sistema digestivo e não causa alterações no pH da flora intestinal que protege o cólon. Lembre-se de escolher um produto de leite de aveia que não contenha açúcares adicionados.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia (30 g).
  • 1 copo de água (200 ml).

Preparação

  • Primeiramente, despeje os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma bebida homogênea.
  • Depois, beba um copo de leite de aveia em jejum e, se necessário, repita seu consumo no meio da tarde.

5. Vinagre de maçã

Este produto de origem orgânica contém ácido málico, pectina e enzimas naturais que melhoram o processo digestivo para frear os sintomas do trânsito intestinal lento.

Tem um efeito laxante suave que ajuda a esvaziar os intestinos, diminuindo o risco de problemas intestinais crônicos.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre orgânico de maçã (30 ml).
  • 1 copo de água (200 ml).

Preparação

  • Basta diluir o vinagre de maçã em um copo de água morna.
  • Depois, tome a bebida todos os dias, em jejum.

Outras recomendações

Você tem dificuldade para evacuar normalmente? Em primeiro lugar, recomendamos que você vá ao médico se o problema for muito pronunciado ou se durar muito.

Embora não seja uma regra, é possível que a constipação seja causada por outras causas orgânicas. Além disso, também pode ser o efeito colateral de algum medicamento.

Mesmo assim, encorajamos você a preparar um desses remédios laxantes naturais. Você logo perceberá os benefícios no trato intestinal e aliviará os sintomas.

Por outro lado, você deve saber que a constipação geralmente é causada por uma baixa ingestão de fibra alimentar.

Portanto, sugerimos que você aumente o consumo de vegetais e frutas, além de legumes. Lembre-se de que a maior proporção de fibras é encontrada na casca, por isso recomendamos que você coma maçãs ou peras com casca.

Além disso, não se esqueça de que beber água e fazer exercícios físicos promovem o trânsito intestinal. Ou seja, não só vale a pena mudar sua dieta, mas você deve complementá-la com água o suficiente e movimentos corporais. Desta forma, você pode combater os efeitos negativos da prisão de ventre.

Melhore a dieta e monitore hábitos para tratar a constipação

Finalmente, existem certos comportamentos que favorecem os distúrbios intestinais. Um exemplo claro é suprimir o desejo de evacuar ou adotar uma postura inadequada no banheiro.

Por isso, recomendamos que você vá ao banheiro sempre que sentir “o chamado” e preste atenção à sua postura. Assim, poderá viver longe do desconforto causado pela prisão de ventre.

Pode interessar a você...
Fatores que causam prisão de ventre
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Fatores que causam prisão de ventre

Analisando alguns dos fatores que causam prisão de ventre apresentados neste artigo, você poderá detectar a causa da sua constipação.



  • López Sobaler AM., Aparicio Vizuete A., Ortega Anta RM., Nutritional and health benefits associated with kiwifruit consumption. Nutr Hosp, 2016.
  • Stanhope KL., Sugar consumption, metabolic disease and obesity: the state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci, 2016. 53 (1): 52-67.