Logo image
Logo image

Os 10 alimentos que não se deve comer antes de dormir

5 minutos
Embutidos, carnes vermelhas e alimentos ricos em açúcar são algumas das opções que você deve evitar comer antes de dormir.
Os 10 alimentos que não se deve comer antes de dormir
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas

Última atualização: 07 outubro, 2022

Existem vários alimentos que não se deve comer antes de dormir, pois dificultam o descanso, retardam a digestão e podem até engordar.

Portanto, quando os especialistas em saúde, dieta e nutrição indicam que o ideal é um jantar leve, pelo menos três horas antes de deitar, não estão tentando impor uma regra sem fundamento. Na verdade, eles estão ajudando você a tomar as melhores decisões para que possa desfrutar do bem-estar diariamente.

Embora existam alimentos que parecem opções inofensivas e apetitosas, é melhor evitá-los e, em vez disso, optar por alimentos mais leves, como vegetais, por exemplo.

Contaremos mais sobre este tópico abaixo.

A última escolha do dia é importante

Às vezes, você pode sentir um pouco de fome antes de ir para a cama. Mesmo que você tenha jantado leve nas horas anteriores, é normal sentir algum outro desejo antes de dormir.

O problema é que você nem sempre escolhe o melhor para você, mas se deixa levar pelo pensamento de “qualquer coisa serve a essa hora”. Como resultado dessas decisões erradas, você pode sentir desconforto digestivo e outros incômodos que o impedem de dormir bem.

Há quem diga que não se pode comer certos alimentos porque tem pesadelos e um mau descanso em todos os sentidos. Nem mesmo em pequenas quantidades. Por isso, a última coisa que você come do dia importa, e muito. 

Por isso, é fundamental adotar hábitos alimentares saudáveis ​​e, acima de tudo, evitar (ou pelo menos tentar limitar) o consumo de alimentos que não se deve comer antes de dormir.

Alimentos que não se deve comer antes de dormir

Esta é uma lista de alguns dos alimentos que você não deve comer antes de dormir, mas lembre-se de que pode haver mais, considerando se você sofrer de algum tipo de intolerância ou problema gastrointestinal.

1. Manteiga

Some figure

A manteiga pode ser utilizada em muitas receitas, mas devido ao seu alto teor de gorduras saturadas, não é bom consumi-la antes de dormir.

Mesmo que no geral seu consumo deva ser moderado, é melhor evitá-la à noite, já que pode levar a dificuldades digestivas.

2. Barras de chocolate, ricas em calorias

Comer uma pequena barra de chocolate a esta hora do dia pode parecer inofensivo para muitos. O problema é que esses tipos de alimentos são ricos em açúcares refinados que podem alterar a qualidade do sono.

Alguns dos seus compostos estimulam a atividade do sistema nervoso e colocam o cérebro em estado de alerta que impede o sono. Na verdade, dizem que podem aumentar as chances de ter pesadelos.

3. Sorvete

Some figure

É uma má ideia acalmar os desejos noturnos com uma taça de sorvete. Este alimento concentra altas doses de gorduras, açúcares e compostos adicionados que alteram o metabolismo e a atividade do sistema nervoso.

Ao consumi-lo, a digestão se torna mais lenta e podem aparecer incômodos como a dor e a inflamação, que afetam o descanso.

4. Molhos apimentados

Os molhos apimentados dão um toque de sabor a muitas receitas. Porém, não devem ser consumidos em horário noturno, já que alteram a produção de sucos ácidos no estômago.

Sua ingestão antes de ir dormir pode provocar episódios de refluxo ácido e azia. Além disso, eles contêm muitas calorias e podem favorecer o sobrepeso.

5. Carnes embutidas

Some figure

Elas sempre parecem frescas e apetitosas, mas estão cheias de gorduras e substâncias químicas que podem ser prejudiciais para o organismo.

No geral, é primordial limitar ao máximo seu consumo para não ter problemas de sobrepeso. Comê-las durante a noite pode ser ainda pior, já que são pesadas para o metabolismo e para a digestão. 

6. Queijos

O inconveniente de comer queijos antes de ir dormir é que eles contêm um aminoácido conhecido como tiramina, que reduz a produção de hormônios que regulam o sono.

É um alimento pesado, rico em gorduras, que pode causar desequilíbrios inflamatórios e doenças estomacais.

7. Pão

Some figure

O pão e outros produtos de padaria parecem uma opção rápida para combater a sensação de fome. No entanto, não devem ser consumidos antes de dormir, dado que são uma carga extra de calorias desnecessárias.

Seu conteúdo de farinhas e açúcares refinados impacta de forma negativa a saúde metabólica e aumenta o risco de sobrepeso e problemas de glicose no sangue.

8. Chocolate

Comer uma pequena porção de chocolate amargo por dia tem muitos benefícios. Este alimento está cheio de antioxidantes e aminoácidos essenciais que promovem o bem-estar físico e mental.

No entanto, não é aconselhada sua ingestão durante a noite, já que entre seus ingredientes também há substâncias estimulantes que impedem o descanso.

9. Carnes vermelhas

Some figure

As carnes vermelhas contêm proteínas e gorduras saturadas que dificultam o trabalho do sistema digestivo durante o período de descanso.

Mesmo que seus nutrientes sejam benéficos quando consumidos de forma moderada, o melhor é evitá-las durante a noite para não sofrer interrupções no sono.

10. Café

O café e outras bebidas que contêm cafeína devem ser evitados a esta hora do dia. Mesmo que em pequenas doses proporcionem uma sensação de bem-estar, também colocam o cérebro em estado de alerta. Isso quer dizer que, uma vez assimilados, manterão o organismo desperto, pelo menos durante várias horas.

É melhor jantar leve e cedo

Quando você deseja comer algo antes de dormir, lembre-se de evitar os alimentos que não se deve comer antes de dormir. Em vez disso, você sempre pode recorrer a um iogurte natural (ou grego, se preferir) e outros lanches saudáveis.

Lembre-se de que você também pode beber uma infusão de camomila para garantir uma boa noite de sono. Claro, não se esqueça de cumprir todo um ritual de sono saudável.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • McGuinness, O. P., & Shiota, M. (2017). Carbohydrate metabolism. In The Clinical Chemistry of Laboratory Animals, Third Edition. https://doi.org/10.1201/9781315155807
  • Harwood, J. L., & Guschina, I. A. (2009). The versatility of algae and their lipid metabolism. Biochimie. https://doi.org/10.1016/j.biochi.2008.11.004
  • The Impact of Food Bioactives on Health. (2015). The Impact of Food Bioactives on Health. https://doi.org/10.1007/978-3-319-16104-4
  • O’Connor, M. I., Piehler, M. F., Leech, D. M., Anton, A., & Bruno, J. F. (2009). Warming and resource availability shift food web structure and metabolism. PLoS Biology. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1000178

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.