6 alimentos que ajudam a aumentar a serotonina

Você sabia que os alimentos que você inclui em sua dieta podem ser determinantes na hora de melhorar seu humor? Ao aumentar os níveis de serotonina ajudamos a evitar os desequilíbrios emocionais.

Existe uma ampla variedade de alimentos que ajudam a aumentar a serotonina e promovem o bem-estar emocional. Mesmo que existam muitos fatores que influenciam a atividade deste neurotransmissor, os hábitos alimentares afetam de forma positiva o seu equilíbrio.

O problema é que muitos baseiam sua alimentação em produtos refinados, cheios de gordura, açúcares e outros compostos que são nocivos.

Mesmo que em certa medida possam trazer satisfação, seu pouco ou nulo conteúdo de nutrientes pode, inclusive, levar a uma depressão.

É por isso que, para gozar de um bom estado de ânimo, é bom consumir aqueles alimentos que ajudam a aumentar a serotonina.

Descubra-os!

O que é a serotonina?

Neurônios cerebrais

A serotonina é um neurotransmissor produzido de forma natural em nosso organismo. Cerca de 95% é secretado no intestino e os 5% restantes são originados no cérebro.

Interfere de forma direta sobre o humor, dado que é uma das substâncias químicas que ajudam a reduzir o estresse e a depressão.

Sua produção traz uma sensação de prazer e bem-estar que, por outro lado, gera outros importantes benefícios físicos e emocionais.

  • Sua presença no organismo se relaciona com o controle da ansiedade pela comida e a regulação dos ciclos de sono.
  • Também interfere no comportamento social, no desejo sexual e na memória.

Alimentos que ajudam a aumentar a serotonina

Os alimentos que contribuem para manter os níveis estáveis de serotonina estão indicados para aqueles que atravessam um ciclo depressivo ou situações de estresse.

No geral, podem ser adicionados de forma regular à dieta para aproveitar as propriedades que agem sobre a saúde emocional.

1. Cúrcuma

Cúrcuma para aumentar a serotonina
Famosa por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a cúrcuma é um tempero que faz parte do grupo de “antidepressivos” naturais. 
  • Seus nutrientes essenciais apoiam os processos que se encarregam de secretar os hormônios da felicidade, ou seja, tanto a serotonina quanto as endorfinas.
  • Esta, por outro lado, bloqueia a atividade da enzima monoamina oxidase, relacionada aos desequilíbrios emocionais.

2. Atum

Por sua interessante composição nutricional, o atum é uma das variedades de peixe azul com mais benefícios para o bem-estar mental.

  • Traz grandes quantidades de vitaminas do complexo B, necessárias para regular a atividade do sistema nervoso.
  • Contém ácidos graxos ômega 3, reconhecidos por sua capacidade de remover os lipídios nocivos e reduzir a inflamação.
  • Seus minerais essenciais melhoram a produção de serotonina e aumentam o nível de energia diante de casos de depressão.

3. Levedura de cerveja

Levedura de cerveja para aumentar a serotonina
A levedura de cerveja é um daqueles alimentos que ganharam fama nos últimos anos. Destaca-se por seu poder tranquilizante e energético, ideal para superar alguns desequilíbrios associados ao humor.

  • É uma fonte importante de vitaminas do complexo B, necessárias para fortalecer o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
  • Estimula a produção de serotonina e endorfinas, substâncias químicas que produzem prazer e bem-estar.

4. Abacate

São deliciosos, versáteis, e podem ser incluídos em todo plano de alimentação. Somado a isso, o abacate contém importantes nutrientes essenciais que apoiam a produção dos hormônios da felicidade.

  • É uma fonte de magnésio e piridoxina, compostos necessários para uma ótima produção de serotonina.
  • Contém ácidos graxos poliinsaturados que aumentam o nível de energia e o rendimento físico e mental.

5. Sementes de girassol

Sementes de girassol para aumentar a serotonina
As sementes de girassol são leves em calorias e contêm ácidos graxos essenciais. Estas propriedades, além de seu poder saciante, dão a elas um lugar especial como alimento saudável.

  • Contêm quantidades importantes de magnésio e zinco, minerais que apoiam o equilíbrio dos hormônios do bem-estar.
  • Seus ácidos graxos saudáveis melhoram a saúde cardiovascular e interferem de forma positiva no metabolismo.

6. Banana

A banana é uma das frutas mais recomendadas para ter um melhor humor.

  • Seus açúcares naturais ajudam a aumentar o nível de energia, o que aumenta a sensação de vitalidade.
  • Seu alto teor de triptofano, um aminoácido essencial, faz com que seja um dos alimentos mais indicados para uma correta produção de serotonina.
  • Contém vitaminas do complexo B e antioxidantes que, uma vez assimilados, regulam os processos do sistema nervoso.

Você anda tendo episódios de mau humor? Está atravessando uma depressão? Se sim, não hesite em comer estes alimentos que ajudam a aumentar a serotonina para equilibrar a produção dos hormônios e se sentir melhor.

Recomendados para você