Alimentos para melhorar o humor

Muitas vezes as mudanças de humor são decorrentes da falta de nutrientes. Há substâncias químicas que regulam o humor e provém de nutrientes que se encontram nos alimentos que consumimos. 

Pode ser pelo clima, o cansaço, uma má notícia, as mudanças hormonais ou milhares de motivos mais. Você não sabe bem o porquê, mas tem vontade de chorar, de ouvir músicas tristes ou de ficar na cama uma semana. Nestas situações, você sabia que pode contar com a ajuda de alimentos para melhorar o humor?

Você pode consumi-los e aproveitar seus benefícios. Neste artigo contaremos quais são. Confira!

Quais são os alimentos ideais para melhorar o humor?

Talvez você não saiba o porquê, mas desde que o despertador tocou você não tem vontade de fazer nada. Pode ser que seja segunda-feira, que tenha ficado até tarde assistindo a sua série favorita ou que esteja passando pela tensão pré menstrual.

Sem se dar conta, você está no escritório odiando todo mundo e com vontade de ir para uma ilha deserta. Pode ser que à tarde, ao sair do trabalho, se dê ao luxo de tomar um café com um bolo de chocolate, e antes do jantar se sinta com um pouco melhor.

Por acaso a comida é um milagre ou uma magia? Não exatamente. Mas tem muito a ver com o fato de poder melhorar o humor quando tudo parece cinza. Existem certos alimentos que podem levantar nosso ânimo em questão de minutos. Você gostaria de saber quais são?

1. Chocolate

Chocolate para melhorar o humor

Nós o colocamos no topo da lista porque é considerado o melhor alimento para combater a depressão. As substâncias do cacau atuam em seu cérebro para que se sinta melhor, e por isso é comum que durante os momentos em que está triste você tenha vontade de comer chocolate (em todas as suas versões).

Mas atenção! O excesso deste doce não é bom para a saúde devido ao fato de que contém açúcar, leite e outros ingredientes em sua composição. Devemos sempre consumir a versão amarga, com 70% ou mais de cacau.

2. Nozes

São uma excelente fonte de ácidos graxos (ômega 3) e pode ser consumidas como aperitivo saudável em qualquer momento do dia. Além das nozes, você pode comer amêndoas ou amendoins. Não mais do que um punhado por dia. Se você quiser, poderá combiná-las com iogurte, suco de laranja ou leite para aumentar seus efeitos.

3. Leite

Leite

Quando não estamos de bom humor e faz frio, é provável que desejemos beber uma xícara de leite quente antes de ir para a cama. Em poucos minutos nos sentimos reconfortados e pegamos no sono. Além de ser uma bebida quente, é saciante e tranquilizante.

Tomar leite evita a irritabilidade, a ansiedade e a depressão, e também ajuda a regular as alterações de humor.

4. Canela

Em combinação com o leite podemos usar um pedaço de canela, que tem efeitos mais do que interessantes e nos permitem (entre outras coisas) aumentar o bom humor. Esta especiaria de aroma tão característico previne a hipoglicemia. Quando o nível de açúcar no sangue cai, nos sentimos mais cansados. Para prevenir ou tratar este problema você pode polvilhar um pouco de canela em suas sobremesas ou infusões todos os dias.

5. Mel

Mel

Continuamos com os alimentos doces para melhorar o humor, mas neste caso o mel tem outras propriedades interessantes como, por exemplo, o fato de ser um potente antibiótico natural. O mel é um dos produtos mais completos que existem, e entre seus componentes podemos destacar o triptofano, fundamental para sintetizar a serotonina (hormônio relacionado com a felicidade).

Uma colher de sopa de mel para adoçar suas infusões é suficiente. Você se sentirá muito melhor!

6. Banana

Várias frutas podem nos ajudar se não nos sentimos bem em termos de humor. No caso da banana, isso se deve ao fato de que ela contém grandes quantidades de magnésio. Este mineral reduz o estresse, a fadiga e a ansiedade. Tudo isso contribui, sem dúvidas, para que você possa melhorar seu humor.

O melhor de tudo é que você pode adicioná-la a diferentes vitaminas ou a saladas de fruta para a sobremesa.

7. Pão integral

Pão integral

Recomendamos que você escolha pães integrais se estiver se sentindo desanimado, já que apesar de ter carboidratos, estes se combinam com os aminoácidos e, como resultado, temos um alimento saciante e perfeito para combater a angústia.

Além disso, o pão integral oferece triptofano, que reduz a sensibilidade à dor e a depressão. Uma fatia pela manhã nos ajudará a começar o dia com um sorriso.

8. Espinafre

Não só lhe dá força como no desenho do Popeye, mas também fornece ácido fólico ao seu organismo. Este nutriente tão importante na gravidez tem várias vantagens tais como, por exemplo, elevar os níveis de serotonina no cérebro.

Você pode consumir espinafre tanto cru quanto cozido em diferentes preparos: saladas, tortas, sopas, etc.

9. Ovo

Cesta de ovos

Em vários países (como a Turquia, Japão ou Suécia) é comum comer ovo cozido no café da manhã. Diferentemente da versão frita (que não é recomendada pela gordura que contém) sacia o apetite e nos oferece uma boa quantidade de nutrientes. São aconselhados para aqueles que têm trabalhos muito exigentes, porque lhes permitem ter mais energia. Além disso, seus aminoácidos ajudam na formação de serotonina.

Estes alimentos para melhorar o humor já fazem parte da sua dieta regular? Não deixe de consumi-los!

Recomendados para você