Alimentos que causam fadiga

· 22 de janeiro de 2018
Além das atividades que fazemos diariamente, a alimentação também pode contribuir para o cansaço físico e mental. Saiba quais são os alimentos que causam fadiga!

Se no decorrer do dia você se sentir cansado, com falta de energia ou dificuldade para se concentrar, isso pode ser devido a vários fatores: estresse, poucas horas de sono, estilo de vida sedentário ou uma das principais razões: uma dieta desequilibrada. Sim, existem alguns alimentos que causam fadiga.

Uma dieta com excesso de gorduras e açúcares refinados pode causar fadiga física e mental. Uma dieta com essas características geralmente é deficiente em vitaminas e minerais . Vejamos quais são os alimentos que causam fadiga para que possamos evitá-los.

Quais são os alimentos que causam fadiga e cansaço?

Vegetais enlatados

O excesso de calorias e uma quantidade abundante de alimentos sobrecarregam o sistema digestivo e forçam o corpo a se concentrar nessa tarefa. Isso subtrai a energia do organismo, gerando fadiga que dificulta a realização de outras atividades.

Os alimentos que causam fadiga são:

  • Os alimentos processados. Eles têm um alto teor de farinha, sal e açúcar, além de um sabor viciante. O corpo tem que fazer um grande esforço para digeri-los, levando a uma digestão mais pesada do que o normal.
  • Os carboidratos. O pão branco, o arroz branco, as massas e os biscoitos podem dar-lhe um impulso energético, mas causam sonolência, lentidão e fadiga.
  • O açúcar refinado. Ao ingerir alimentos com açúcar, o pâncreas começa a bombear insulina. Com isso, a energia sobe, mas cai rapidamente. Este é o caso de doces, bolos, chocolates, sorvetes.
  • A cafeína. Ela gera hiperatividade porque é uma bebida estimulante. Energeticamente ativa as funções do corpo, mas você não pode abusar dela. Causa insônia, fadiga, e em algumas pessoas pode causar problemas digestivos.
  • Álcool. É um depressor natural do sistema nervoso. Seu consumo afeta neurotransmissores, fazendo com que os impulsos nervosos demorem mais para atingir o cérebro. Seu consumo aumenta a fadiga.
  • Hidratação ruim. O consumo de água é essencial. Os sintomas de baixa hidratação são dores de cabeça, problemas de concentração, peso, entre outros.

É importante escolher melhor os alimentos. Escolha aqueles que contenham mais nutrientes, vitaminas e antioxidantes para que possa ter uma boa digestão e gerar a energia necessária para realizar tarefas e exercícios diários.

Quais alimentos equilibram o organismo?

Cereais integrais

Os alimentos que equilibram o corpo são ricos em nutrientes que fornecem energia de forma estável, ajudam a superar a fadiga e mantêm o sistema nervoso em boas condições de funcionamento. Devemos optar por esses alimentos em detrimento dos alimentos que causam fadiga. Alguns deles são:

  • Grãos integrais, aveia, arroz, milho, centeio.
  • Leguminosas, que são uma ótima fonte de carboidratos que fornecem proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
  • Os vegetais, especialmente os de folhas verdes, são ricos em magnésio, cálcio e oligoelementos.
  • As sementes e oleaginosas, que possuem uma alta concentração de ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6. Exemplo: abóbora, linhaça, nozes, girassol, amêndoas.
  • Frutas, que são geradoras de energia por excelência. As frutas contêm açúcares, mas também fibras de excelente qualidade . Além disso, contêm muita água, são facilmente digeridas e são altamente energéticas.

Dicas adicionais para evitar a fadiga física e emocional

Jovem cansado estudando

A fadiga não é apenas uma sensação física; também pode limitar o desempenho das atividades, afetando emocional e socialmente. Pode estar associada a vários sintomas, tais como estresse e depressão, entre outras expressões do corpo.

Além de uma dieta equilibrada, existem outras recomendações para evitar ou superar a fadiga a nível físico e emocional, além de evitar a ingestão dos alimentos que causam fadiga.

  • Tome café da manhã.
  • Coma uma xícara de cereais e frutas todas as manhãs.
  • Tente reduzir o estresse, de modo que seus níveis de cortisol também sejam reduzidos.
  • Tente dormir entre 7 e 8 horas por dia.
  • Tente realizar, durante o dia, atividades físicas e/ou distrações que o relaxem e ajudem a reduzir os níveis de estresse.
  • Incorpore suplementos energizantes, como ginseng ou geleia real. Estes contêm vitaminas e minerais, que também servem como antioxidantes.
  • Tome infusões que ajudem a energizar seu corpo, por exemplo, infusões de canela ou hortelã.
  • Faça uma pausa de meia hora durante o trabalho; ela costuma ser muito restauradora. Se você tiver a possibilidade, faça uma sesta depois de comer.
  • Não seja tão exigente consigo mesmo ou se pressione demais. Seja mais flexível, dê mais permissões em suas diferentes áreas de vida.
  • Reveja suas prioridades e tenha em mente suas necessidades pessoais. Não as deixe em último em sua lista de tarefas.
  • Consulte um psicólogo se tiver sintomas depressivos ou sentir que não pode superar conflitos pessoais. Este profissional pode ajudá-lo a encontrar soluções.