9 hábitos que causam ansiedade

9 de dezembro de 2017
Você sabia que por trás do estresse e da ansiedade pode estar a falta de organização? Se na noite anterior você deixar anotado todas as tarefas que precisa realizar, terá um dia muito mais tranquilo.

É normal ter várias preocupações em nossas vidas, pois à medida que vamos nos tornando adultos, as responsabilidades vão aumentando. No entanto, há uma diferença entre se preocupar e manter hábitos que causam ansiedade e estresse.

As pessoas com transtornos de ansiedade vivem em um estado permanente de medo e insegurança, atitude que, é claro, interfere na maioria das atividades diárias.

Se você está nessa situação, procure mudar alguns de seus hábitos que, sem dúvida, não lhe trazem nenhuma tranquilidade:

Hábitos que causam ansiedade

Mulher escrevendo, trabalhando, tomando café, estressada

1. Tentar ter o controle de tudo

Se você é uma pessoa que pensa “se eu não fizer, ninguém fará bem feito”, trate de mudar o chip.

Por mais que queira se encarregar de absolutamente tudo nos diferentes âmbitos da vida (trabalho, família, relacionamento amoroso), é impossível conseguir isso sem afetar sua saúde mental.

Delegue, confie e oriente para que as coisas saiam como você espera, mas com a ajuda de quem está a seu redor.

Assim você tirará uma grande carga de seus ombros.

2. Agradar a todos

Agradar a todas as pessoas com as quais você tem algum tipo de relacionamento, na verdade, é algo esgotador e desgastante.

A única coisa que você vai conseguir ao tentar fazer todo mundo feliz é se tornar infeliz, colocando em primeiro lugar as prioridades e necessidades dos outros, antes das suas.

  • Não se trata de ser egoísta. Simplesmente priorize suas necessidades antes de ajudar os outros.

3. Dormir pouco

Mulher com insônia, olhando para o despertador

Se você dorme muito menos do que as 7 ou 8 horas recomendadas para um adulto, certamente passa o dia de mau humor, cansado e ansioso.

  • É indispensável que, além de dormir as horas necessárias, você mantenha uma rotina para ter um sono saudável.
  • Por isso, estabeleça um horário de sono até para os finais de semana e desligue todos os aparelhos eletrônicos antes de se deitar.

4. Dependência de cafeína

O café tem um sem fim de propriedades, portanto, com moderação, é útil para o organismo. No entanto, quando consumido em excesso, os resultados podem ser nocivos.

  • Se você bebe de 4 a 6 xícaras de café ao dia, está correndo o risco do seu corpo sofrer de dependência da cafeína. Ela pode causar ansiedade, nervosismo, irritabilidade e insônia.

5. Consumo excessivo de álcool

Homem com garrafa bebendo álcool no meio-fio

Ainda que muitas pessoas, ao se sentirem tristes ou angustiadas por diferentes situações, busquem o álcool como refúgio, na verdade estão entrando num círculo vicioso, já que este é um dos hábitos que causam ansiedade.

  • O consumo constante de bebidas alcoólicas é pouco recomendado para as pessoas que não se sentem bem.

Além disso, pensando bem: lembre-se da ressaca do dia seguinte e das situações incômodas em que você já se viu envolvido por estar sob os efeitos do álcool.

6. Desorganização

A falta de organização é um dos causadores da ansiedade e do estresse. Por isso, anote tudo o que tem que fazer no dia seguinte na noite anterior.

  • Não se torture pensando em como vai fazer isso ou aquilo. Cada dia é uma página em branco.
  • Simplesmente organize cada uma de suas pendências e realize-as ao longo do dia.

7. Não tomar café da manhã

Café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Por isso, nunca deixe de comer bem depois de acordar.

  • Você precisa começar o dia com a energia suficiente, já que a falta dela é uma das causas da depressão, estresse e ansiedade.

8. Sedentarismo

A falta de atividade física aumenta a ansiedade e os problemas emocionais.

Comece com uma rotina suave, mas aumente sua intensidade semana a semana, gradualmente.

Assim você poderá gerar mais endorfina (hormônios da felicidade), o que irá ajudá-lo a se sentir mais feliz e, é claro, a cuidar da saúde.

9. Consumo excessivo de açúcar refinado

Alimentos ricos em açúcar refinado

Assim como o café, o consumo de açúcar refinado em porções moderadas oferece benefícios ao corpo. Se, pelo contrário, você abusa dos doces, os resultados serão negativos.

  • Ao consumir açúcar refinado, você está oferecendo ao seu corpo a serotonina, um dos hormônios que causam a sensação de bem-estar.
  • O problema é que, se você come doces demais, seu efeito será cada vez mais curto, porque seu organismo estará pedindo mais e mais desses alimentos.

Então, seu corpo possivelmente vai apresentar uma dependência, que, com o tempo, causará danos severos ao seu organismo, como o sobrepeso e a hipertensão arterial.

Estes hábitos que causam ansiedade estão presentes em seu dia a dia? Em caso positivo, faça o possível para evitá-los e conseguir viver de forma mais leve e saudável.

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